domingo, 10 de junho de 2012

ANIMAIS DEFICIENTES - Cuidados

Vou iniciar uma série sobre animais deficientes e os cuidados que devemos ter com eles. Tenho um cão paralítico de 13 anos. Ele ficou nessa condição aos 8 anos em decorrência de um problema de coluna recorrente na raça dele, dachshund. Desde então, apesar dos tratamentos que foram feitos, ele não recuperou a sensibilidade e os movimentos da parte posterior do corpo. Ele não anda, apenas se arrasta, e ficou com incontinência urinária e fecal. Hoje em dia, após alguns anos do ocorrido, a qualidade de vida dele está sob controle. Ele não sente dor. Ele praticamente se vira sozinho e não depende tanto da gente quanto quem não vivenciou essa experiência pode imaginar. Ele vive num canil adaptado, não usa cadeirinha de rodas, come bem e sempre aoresenta bons exames de saúde. Alguns probleminhas devido a idade, mas todos contornáveis. O único cuidado diário mesmo é a limpeza e troca da forragem da caminha dele, pois molha de xixi e cocô por causa da incontinência. O material que utilizo depende da época do ano, frio ou calor. Todo dia, ao final, eu faço a limpeza e troca da forragem para que ele durma sequinho, até porque durante o dia ele sai da casinha coberta, toma sol, passeia, então não fica molhado. No mais, os cuidados são como de qualquer cão, água, comida, remédios quando necessário, exames de rotina, vacibas, além de alguns cuidados extras que todo cão velhinho precisa e ele adora, como um cobertor quentinho! Vou falando aos poucos de cada detalhe!

4 comentários:

  1. oi....encontrei uma gatinha na rua ontem de madrugada...numa chuva horrivel. E alguem teve coragem de soltar a coitadinha...
    ela é deficiente, não tem movimento nas patinhas traseiras. O veterinario disse q pode ser q ela tenha incontinencia tbm....mas ainda não da pra ter certeza, ela é mto pequena,deve ter 1 mes....
    o veterianrio disse q se quiser poderia sacrificar, mas não quero, ela é mto espertinha, ela se arrasta rapidinho e como bem....
    gostaria q me desse dicas de como cuidar de um animalzinho assim...

    ResponderExcluir
  2. Ola, nao sacrifique, nao! Vou te orientar como cuidar, me diga seu nome, ou um apelido, vou fazer uma postagem esoecialmente sobre seu caso, me de noticias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho um caso semelhante, adotei um gatinho de aproximadamente 4 meses, que tem incontinencia urinária e fecal, e também as patinhas traseiras sem movimento, se arrastando pela casa, ele machuca seus genitais, suja a casa toda e se suja. Já passou por veterinarios, ortopedista, fisioterapeuta, em vão, vai ficar assim por toda a vida, por isso, gostaria que me enviasse dicas de como cuidar melhor dele e de sua higiene. Se puder enviar-me por email: annacampinas@gmail.com
      Obrigada.

      Excluir
  3. Oi, sou Ana.
    Me dê dicas, por favor, pq está difícil pra mim, trabalho o dia todo e meu marido tbm....então não temos mto tempo pra cuidar, tenho 5 gatos, mas gatos no geral não dão trabalho algum....
    Ela parece ter incontinencia, mas o veterinario disse q pode ser q melhore, pq ela é mto pequena, então não da pra saber se é só da deficiencia ou tbm por ela ser filhotinha.
    Ontem ela ficou paradinha e fez um monte de xixi, depois saiu, já é um bom sinal, pq geralmente ela vai andando e fazendo xixi, parece q ontem ela percebeu q tava fazendo, sentiu...
    Ela consegue coçar o pescocinho com a pontinha de uma dos pezinhos, tem movimento na pontinha do pé. O veterinario tbm disse q pode ser q ela recupere um pouco dos movimentos com o tempo, mas isso é o de menos, ela se vira bem....ela corre mesmo, é até engraçado....
    Mas a incontinencia q me preocupa, vou ter q ficar 24 hrs atras dela???
    Vou ver com algumas clinicas veterinarias se conseguem encontrar alguem q queira adotar, sempre tem gente com um coração bom....
    Se conseguir achar alguem, vou doar, senão vou ter q me adaptar e ela tbm....
    Desculpe, acho q falei mto, mas é que não tenho noção de como cuidar direito....só sei q não quero sacrificar, ela não sofre....
    Me ajuda...

    ResponderExcluir