quarta-feira, 17 de junho de 2015

SAÚDE ANIMAL - Meu cachorro morreu de repente

Quantas vezes ouvimos as pessoas dizendo que seus animais morreram de repente, principalmente cães.
O fato é que, na maioria das vezes, a causa remota, inicial da morte já estava ocorrendo e não foi tratada.
Há, sim, a morte súbita, mas não é comum.
Aves também podem vir à óbito relativamente rápido em algumas situações.
Animais envenados também podem morrer num curto período.
Mas aquele discurso "meu cachorro não tinha nada, estava bom, de repente morreu" não procede.
Aliás, para morrer, a situação já vinha se agravando e não foi tratada, cuidada, curada a tempo ou adequadamente.
Sempre há um sinal prévio que indica que algo não vai bem. O organismo vai suportando até enquanto aguentar.
Não pretendo indicar culpados. Mas expor situações que podem ser levadas sem preocupação e chegar a um estado gravíssimo.
Muitas pessoas me perguntam o que fazer em tais casos. Eu já passei por muitas situações e passo as minhas experiências, o que fazer, o que não fazer, a quem recorrer. Curioso é que sempre que soube o desenrolar do caso, a pessoa não seguiu nada do que orientei. Resultado: animal morreu.
Não quero dizer com isso que sei tudo ou sou a melhor pessoa a orientar, aliás, nem vet sou. Mas por ter vivido tantas experiências diversas, com vários tipos de animais, recorrido a muitos vets, tratamentos, terapias alternativas, pesquisas etc, sinto alguma segurança pra orientar alguém que está perdido sobre quem procurar, como socorrer etc.
Enfim, qualquer anormalidade mínima deve ser observada. Uma diarreia, vômito, manqueira, dores, falta de apetite e por aí vai.
Dias atrás, uma pessoa me procurou dizendo que o animal não estava comendo. Porém o animal tinha um problema ortopédico grave que poderia estar causando e ter causado infecções urinárias reincidentes. A pessoa estava mais preocupada com o problema ortopédico do que com a inapetência (não queria comer). De imediato, eu disse, esqueça o problema ortopédico por agora. Essa falta de apetite PODE (suspeitas minhas) estar decorrendo de infecção generalizada que pode acontecer no caso do seu animal, é comum nesse quadro. Orientei a procurar um vet com foco nessa questão, pedir hemograma e afins, a ortopedia podia esperar, se fosse infecção, não.
Poucos dias depois a pessoa me disse que faria um raio-x ortopédico. Enfim, não foi investigar o porquê da falta de fome.
Dias depois, o animal morreu.
Não sei se era infecção generalizada. Certamente, do problema ortopédico não foi (não vou dar detalhes para não identificar).
Em resumo, o animal morreu de repente?
Claro que não. Deu sinais que algo estava mal, os quais não foram devidamente investigados.
Moral da postagem: conheça o animal que cuida, observe tudo - comportamente, pêlo, pele, respiração, dentes, apalpe, verifique se sente dores, observe hábitos, costumes; controle e ofereça alimentação adequada; se notou algo estranho, procure um vet, questione, se informe, peça outras opiniões, converse com outros proprietários, troque experiência.
Um exemplo final, problemas renais em gatos, que são comuns e graves, podem apresentar como primeiros sinais fazer xixi fora da caixa sanitária. O que parecer uma baguncinha do gato na verdade pode ser um sinal de doença.
Muitas "mortes de repente" podem ser evitadas.

224 comentários:

  1. Boa noite, procuro ajuda pra entender oq aconteceu com a cadelinha de 2 meses q morreu sem está doente, ela estava brincando com minha filha e botei ela na caminha dela e notei q ela respirava rapidamente e estava inquieta tentou caminhar e estava sem força em poucos minutos ela morreu, oq pode ter acontecido com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/08/caes-cachorrinha-morrey-de-repente.html?m=1

      Excluir
    2. A minha tbm morreu assim estava feliz eu e meu pai tínhamos brincado com ela , estava MT feliz , Do nada escutei um barulho fui ver ela estava agonizando e morreu , isso foi ontem

      Excluir
    3. Você deveria levar no vet para saber o que houve. Não é comum acontecer isso.

      Excluir
    4. SABADO PERDI MEU POODLE ELE TINHA 8 ANOS, SAI PELA MANHA E QUANDO VOLTEI A TARDE ELE ESTAVA MORTO, SEM EXPLICAÇÃO ALGUMA, MEU BB ERA ENERGIA PURA, TINHA 7 POODLES COM ELE, TODOS FICAM JUNTOS BRINCANDO ALEGRE... :( QUERIA MUITO NÃO TER SAIDO E FICADO EM CASA PARA TER AJUDADO... O Q MAIS ME DOI É NÃO SABER O Q ACONTECEU. :'( .. ELE ERA UM CACHORRO SADIO SEM DOENÇA SEM NADA , ASSIM COMO OS OUTROS, NÃO ME CONFORMO, E AGORA QUANDO SAIO FICO PREOCUPADA EM DEIXAR OS OUTROS SO... ESTOU ARRASADA E ME CULPANDO Q SE EU ESTIVESSE EM CASA NÃO TERIA ACONTECIDO. :'9

      Excluir
    5. Denise, sinto muito!
      Para saber a causa só se tivesse feito necropsia.
      Não se culpe, se você cuida bem dos animais, não há porque ter culpa!
      Agora dê seu carinho aos outros! ❤

      Excluir
    6. ontem eu perdi meu melhor amigo, 4 dias atras ele tava energia pura era alegre, brincalhão, de repente ele ficou ruim... E dai só foi piorando, passou três dias sem comer, sem beber água, sem nem se quer abrir a boca, e sem se levantar, só ficava la deitado, triste, e tentamos de tudo. Ontem eu levei ele na veterinária e ela disse que teria que o internar, voltamos com ele pra casa, mais nisso ela ja estava começando a gemer e agonizar de dor, fui ate ele e quando estava ligando pra clinica para ser feita a internação, ele deu seu ultimo suspiro, no meu colo. Ele gemeu, abriu a boca, se tremeu todo e morreu, ali no meu colo sem explicação, em estado terminal de algo que nem sabia-mos oque realmente era, eu queria muito ter ajudado ele antes, ter descobrido oque ele tinha antes de se alastrar e o matar...

      Excluir
    7. Qual a idade dele? Era poodle?
      Ele estava com todas as vacinas??

      A minha é poodle e tem 12 anos,nunca ficou doente.

      Excluir
    8. Pode ser que pode ter dado cinomose nele..Ele estava letargico?(parado)com os olhos parecendo que est cheio de lagrimas?Pode ser q seja cinomose...
      Ou parvovirose:se ele vomitava sangue ou diarreia com sangue E isso...

      Excluir
    9. Pode ser que pode ter dado cinomose nele..Ele estava letargico?(parado)com os olhos parecendo que est cheio de lagrimas?Pode ser q seja cinomose...
      Ou parvovirose:se ele vomitava sangue ou diarreia com sangue E isso...

      Excluir
    10. Ola bom dia meu nome e Marcio neste sábado perdi meu rottweiler chama zeus ele estava normal brincando do nada minha esposa esculta ele dando um uivo bem alto quando ela chega lá fora pra ver ele, estava caido no chão dando os ultimos suspiros ate agora não entendi o motivo da morte dele desconfio que alguém pode ter jogado algum veneno pra ele. ele tinha 1 ano e 2 meses ja estava grande e forte e sadio e ate agora estou inconformado com a perda dele.

      Excluir
    11. Meu cachorro também teve morte súbita. Ele estava com as vacinas em dia, com o hemograma perfeito. Levei para tomar vacina anti raiva (Rabicin da Merial). Chegamos em casa, ele seguiu a rotina normal dele e fomos dormir. Ele comeu normal, fez o xixi e cocô normal também. Ele dorme do lado da minha cama. Na madrugada ouvimos um uivo, e achei que ele estava sonhando, porém como o uivo se prolongou estranhei e fui acordar ele. Quando toquei nele ele estava com as patas estiradas e duras. Acendemos a luz e percebi que ele estava morto ja, apenas estávamos presenciando os espasmos. Levei o corpo dele no veterinário e este disse nunca ter visto nada do tipo... encaminhamos ele para a necropsia, e estamos esperando o resultado...

      Excluir
  2. A minha tbm morreu tão de repente de apenas um ano. Estou arrasada era gordinha alegre e vomitou e em alguns minutos deu um grito e travou a boca e os olhos abertos não sei o que foi. chora a morte de minha cachorrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu algum problema, você poderia levar no vet para necropsia, saber o que aconteceu. Se foi doença, é preciso tomar alguns cuidados como vacinar outros animais da casa, descontaminar o local etc.
      Lamento pelo ocorrido. Muito triste!

      Excluir
    2. Coceira tem que ser tratada por vet. Pode não ser grave, mas pode levar a um estado grave.

      Excluir
    3. Minha cadela deu cria a 09 cahorrcacho com um mês morreu todos começaram a tremer e a baba uma espuma pela boca ficando desorientado com perda total dos movimentos o que seria

      Excluir
    4. Se não houve envenenamento, doença grave. Leve a mãe para exames, consulta e vacina com veterinário urgente.

      Excluir
  3. O meu coloquei ele em um local preso pois ia receber visita. Quando a visita chegou ele começou a lati como de costume.e logo em seguida começou a gritar corri lá e ele ficou mole e sem reação,ele estava super feliz comendo brincando e do nada se foi.isso tem apenas 3 horas q aconteceu estamos arrasados.levei correndo para veterinária e ela simplesmente falou q era doença do carrapato. Mas como assim?sem apresentar neim um sintonas? Por favor me fale alguma coisa do q pode ter sido,te agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/03/caes-cachorro-morreu-de-repente.html?m=1

      Excluir
    2. Esse caso é bem parecido com o da minha irmã. Ela tinha um pastor alemão, de um ano. Forte, saudável e muito ativo. Hoje pela manhã ele fez adestramento normalmente. No início da tarde minha irmã recebeu visitas e ele latiu e pulou muito, como sempre fazia quando chegavam estranhos. Nisso ele chorou e já caiu morto. Meu marido esteve lá e disse que ele estava com a língua roxa. Ele já foi levado pra necropsia.
      Estamos muito arrasados, minha sobrinha está inconsolável.
      Ah, uma das irmãs desse cão teve a doença do carrapato. Quando ele chegou, bem novinho, tinha muitos. Mas há muitos meses não aparecia nenhum...

      Excluir
    3. Parece uma parada (cardíaca), mas aguarde o laudo. Conta pra gente depois! E sinto pelo ocorrido!

      Excluir
    4. Saiu o laudo hoje. Infarto fulminante devido a uma cardiopatia congênita. Infelizmente ele nunca apresentou sintomas, então a doença ficou oculta. Mas serviu de alerta...

      Excluir
    5. Oi, Dri! Suspeitei! Sinto muito mesmo. Um abraço carinhoso!

      Excluir
    6. Tive um triste acontecimento hoje e semelhante ao que estou lendo
      Entrei neste blog pois estava procurando qualquer informação que pudesse me acalmar
      Perdi hoje meu lindo rottweiler de 12 meses
      Ele teve doença do carrapato com 2 meses mas se curou, ele está ótimo e lindo sem nenhum sintoma de qualquer doença
      Dormiu bem esta noite, hoje de manhã comeu normalmente e brincou comigo e minha esposa como fazia todos as manhãs. Por volta das 10 horas da manhã sai no quintal e ele está normal dormindo debaixo do meu carro na garagem como sempre fazia, vi ele e ele me olhou e voltou a dormir, minutos depois ouvi uns latidos fortes e umas uivadas altas como se estivesse acontecendo alguma coisa. Corri pra ver e ele estava se contorcendo com muita dor. Na hora peguei o cel pra ligar pro Veterinario, mas nem deu tempo. Foi cerca de um minuto e ele morreu, parou de respirar com a boca e a língua meio roxa. Levei no veterinário logo na sequência, mas ele já estava morto. O Veterinario disse que não tinha nenhum sintoma de envenenamento, e tudo indicava uma parada cardíaca, morte súbita.
      Não tive como encaminhar para autópsia pra ter certeza e para minimizar a dor e já fui enterra-lo.
      Estamos arrazados eu e minha esposa que amávamos muito nosso filhote.
      Enfim encontrei aqui casos semelhantes que de certa forma ajuda a esclarecer um pouco mais. Se soubesse que este mal existia poderia ter me atentado mais, feito exames cardiológicos, etc. fica a dica e se tiverem mais informações por favor me digam. Obriga

      Excluir
    7. Christiano, lamento muito. Conheço a dor de perder um animal.
      Se ele estava bem cuidado, não se culpe. Mantenha consulta com vet regularmente e fique atento para todas as alterações.
      Há doenças congênitas que não podem ser evitadas!
      Veja a possibilidade de adotar um outro amigo daqui um tempo. Há muitos cães que ficariam felizes em receber o carinho de sua família e com muito amor para oferecer!
      Procure um abrigo, que tal?

      Excluir
    8. Muito obrigado pelas palavras. Conforta bastante. Obrigado

      Excluir
    9. Agradeço eu pelo compartilhamento! Paz e bem!

      Excluir
    10. O meu Rottweiler tbm de 12 meses teve uma morte repentina, ele estava brincando no quintal, alegre como sempre do nada começou a fazer uns barulhos estranhos deitou deu uma respirada funda e morreu com os olhos abertos e a boca travada. Meu filho se foi, estava super saudável consultas, exames e vacinas em Sua, tinha um excelente alimentação. Não consigo aceitar a partida precoce e sem precedentes dele.

      Excluir
    11. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/10/caes-torcao-gastrica-e-morte-rapida.html

      Excluir
    12. Olá cheguei no seu blog após diversas pesquisas na internet.... tenho um spitz alemão anão, aliás bem anão, ele tem um ano e meio e é meu xodó, alias trato-o como filho, pois é isso que ele é para mim. Há exatamente três dias, estávamos passeando com ele, e ele adora passear, fica doido rs, e ele estava andando normalmente, fazendo xixi, indo na grama, arvore etc, porem de repente quando sentamos, ele ia deitar, e ficou girando, como se fosse fazer cocô, mas ao sentar, gritou de dor, pensei na hora que fosse formiga ou algum inseto, mas não tinha nada... peguei ele no colo, deixei ele calmo e ele parou de chorar, porém a noite, começou a passar mal, tremer, ficar moado, paguei consulta de emergência e corri ao veterinário, chegando lá ele começou a pular e brincar, dei risada, mas mesmo assim, quis fazer exame de sangue, e estava tudo bem... no dia seguinte levei no veterinário para retorno e estava tudo bem, durante o dia ele estava bem, quando foi a noite, começou a tremer respiração rápida, novamente liguei no veterinário ele me orientou a dar dipirona 2 gotas, daí eu dei, na hora de dar ele gritou de dor, não sei se foi por dor ou pelo remédio ser ruim ele fez xixi na cama involuntariamente, esperei 40 minutos o remédio fazer efeito, e ele voltou a respirar normalmente... No outro dia, a mesma coisa... de dia bem e a noite ruim, não sei mais o que fazer, já fizemos exame de sangue, ultrassom e raio x e não deu nada... por acaso você já viu algo assim?

      Excluir
    13. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/01/caes-spitz-passando-mal.html?m=1

      Excluir
    14. procure outros especialistas, veja várias opiniões... Ele ainda está vivo e às vezes dá tempo de curar o que ele tiver...

      Excluir
  4. O meu coloquei ele em um local preso pois ia receber visita. Quando a visita chegou ele começou a lati como de costume.e logo em seguida começou a gritar corri lá e ele ficou mole e sem reação,ele estava super feliz comendo brincando e do nada se foi.isso tem apenas 3 horas q aconteceu estamos arrasados.levei correndo para veterinária e ela simplesmente falou q era doença do carrapato. Mas como assim?sem apresentar neim um sintonas? Por favor me fale alguma coisa do q pode ter sido,te agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/03/caes-cachorro-morreu-de-repente.html?m=1

      Excluir
  5. Meu menino de 5 meses feliz brincalhão e hj depois de muito brincar,colokei ele pro kintal de trás colokei ração e água ,e mas tarde kundo fui ver ,tava morto ,como assim 5meses esbanjando saúde ,estamos arrasados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/04/caes-filhote-de-5-meses-morreu-de.html?m=1

      Excluir
  6. Meu cachorrinho era um Golden, 2 meses e meio, estava brincando e normal até 22 horas, quando vomitou. Quando foi 4 horas da manhã começou a vomitar o resto de comida e sangue e também obrar. Quando deu 7 horas ele morreu. O laudo deu que ele estava anêmico, porém a doença do carrapato deu negativo, sendo que ele disse que poderia ser um negativo falso. Mas foi muito de repente, sabe o que pode ser? Ele sempre foi vacinado e sempre cuidado no quarto, até a 3º vacina, sempre comia ração e cenoura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/04/caes-vomito-com-sangue-grave.html?m=1

      Excluir
  7. O meu tava um pouco doente, levei no veterinário e ele disse que ele tinha dado AVC, aí depois de uns dias ele acordou morto todo babado e mijado, O que aconteceu, ele deu infarto ou algo parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/05/caes-encontrado-morto-com-xixi.html

      Excluir
  8. Minha Criancinha peluda, já com 17 anos, partiu faz três dias e deixou a casa totalmente vazia.
    Estava bem, sendo tratada já a um tempo com pulmocor e Fator Renal. Dormia bem, se alimentava bem e repentinamente se foi. Muito triste, a dor é imensa, a saudade maior ainda, não dá para descrever, pois ela era a Alma da Casa. Ela era da raça dachshund, e essa raça tem uma personalidade própria, o que faz dessas criaturinhas uma verdadeira criancinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Lamento muito! O luto é inevitável, mas o amor não morre. Logo mais vai ficar no seu coração apenas a lembrança do amor que viveram juntas. E continuará vivo! Sei bem o que sente, cada bichinho que passa pela gente deixa um pouco deles e leva um pouco de nós com eles. Agora, aguarde o luto. Faça preces para sua cachorrinha. Daqui um tempo, arranje um novo amiguinho. Não vai substitui-la, mas vai lhe dar mais uma bela oportunidade de conhecer o amor incondicional! Sinta-se abraçada! Estou com você! Vou enviar reiki para acalmar seu coração! Conte com o Blog!

      Excluir
  9. Ola minha cachorrinha estava ótima ate ontem a noite brincando comia bem sempre trada no pet hoje pela madrugada acordamos com os latidos dela ela estava muito assustada isso por volta das 5:15 da manha vomitou toda a ração e uma espuma branca que demos a ela no dia anterior de repente perdeu o equilíbrio teve algumas conclusões e morreu o que pode ter acontecido ela respirava rápido aguardando o diagnóstico do vet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/06/caes-suspeita-de-envenenamento.html?m=1

      Excluir
  10. Olá há cinco meses atrás achei uma cachorrinha abandonada em uma casa vazia, levei ela na veterinária e ela pelos problemas de olho que ela tinha e por ter alguns pelos brancos a veterinária disse que ela tinha mais de 8 anos, ela foi diagnosticada com problemas complicados de pele fizemos todo tratamento com shampoos especializados e antibióticos, que deu um resultado bastante positivo estavamos fazendo tratamento com dermatologista, tiramos exames de sangue e ultrassom abdominal e só deu umas alterações no exame de sangue nada muito significativo, ela teria que ter tirado exame hormonais por conta do problema de pele mais achamos melhor tirar mais para frente por conta de ela não se encher tanto de medicamento para não lhe fazer mau, e como ela estava com a pele bem melhor acabamos não tirando agora, infelizmente há uma semana atrás ela sentia dores quando pegavamos no colo e estava fazendo xixi escuro, levamos na veterinária lá a veterinária apalpou ela e ela não reclamou de dor, a médica deu um antibiótico para cistite demos a ela e ela melhorou quase 100%, quinta passada ela levantou para ir passear caiu deitada de lado e teve um avc, pois ela ficou com olho parado toda paralisada e com a boca aberta e a lingua roxa, levamos na veterinária ela deu um soro, um remédio para a circulação e pois ela no oxigênio e disse que se ela tivesse alguma melhora era para trazer ela o dia seguinte para tirar um exame de sangue, mais infelizmente ela não teve melhora nenhuma e mijou muito e babou muito, e ela acabou morrendo em casa, tinha decidido far a eutanásia pois ela estava sofrendo muito, mais não deu tempo estou arrasada :/, principalmente por só ter ficado com a gente por cinco meses, agora não sei se ela tinha algo que não descobrimos ou se foi por conta do problema hormonal que ela tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/06/caes-cachorrinha-de-rua-com-problemas.html

      Excluir
    2. Muito obrigada pela a sua resposta, pode ter a certeza que me ajudou demais, fiz e faria tudo de novo só para ter ela esses 5 meses maravilhosos de novo, agora ficou a saudade, vc foi a única pessoa que entendeu oq eu queria e precisava ler para a dor se um pouquinho menor, parabéns por esse blog e por ajudar e aconselhar todas as pessoas que passam e estão passando por esse momento tão delicado e difícil, continue assim.

      Excluir
    3. Michelle, o seu depoimento também enriqueceu o meu mundo. Fico muito grata por ter leitores como você. O meu objetivo aqui é justamente esse: interação e aprendizado humano e animais/natureza de forma melhor possível! Fique bem! A sua cachorrinha deve estar sorrindo para você, garanto!
      Se quiser, siga o blog no face!

      Excluir
  11. Bom ontem perdi uma de minhas filhas, td aconteceu em 3 dias.
    No primeiro senti ela meio amuada mas estava comendo e levei ela pra passear, passeou normalmente como sempre fazia e melhorou um pouco sua apatia.
    No segundo dia quando eu e minha esposa acordamos minha esposa percebeu que os olhos dela estavam de um lado pro outro e eu percebi q ela tendia sua cabeça para o lado e andava cambaleando, pesquisei e vi que poderia ser devido a alguma inflamação no ouvido cheirei o ouvido dela q tendia para o lado e realmente tinha um odor ruim, então comecei a dar antibiótico ela tbm vomitava, mas comia um pouco ainda.
    No terceiro dia acordou um pouco melhor ainda tonta mas andando não quis comer" vomitou menos que no dia anterior, os olhos continuaram tremendo então iria leva- la hj ao vet mas a noite perdo de meia noite ela simplesmente tremeu e morreu. Pesquusei oq poderia ter acontecido mas não tive uma resposta concreta, suspeito de AVE. Poderia me ajudar estou arrasado ainda.
    Att. Islan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/06/caes-internet-nao-e-veterinario.html

      Excluir
  12. Meu filho nasceu dia 21/05/2017 no dia 26/06/2017 ele chegou pra mim, muito pequeno e antes dos 45 dias prq a mãe não tinha leite,eu e meu esposo cuidamos dele como se fosse um filho dia 04/08 agr viajamos e deixamos ele com meu irmão e minha mãe o Logan gostava muito dos dois, estava tudo bem apesar da falta de apetite que minha mãe relatava, so que msm assim ainda estava comendo,pouco mas estava.Quando foi ontem dia 08/08 dia de retornar da viagem e ver meu filhote minha mãe liga desesperada dizendo que meu filho havia falecido. Como assim :No dia anterior brincou até tarde,antes de morrer fez o xixi e dormiu de novo e não acordou mais..O que pode ter acontecido, a família toda esta desolada..Estou arrasada..Me ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez exame logo que chegou? Sempre que se tem um novo animal, deve passar pelo vet, pars verificar se está bem.
      No caso do seu, me parece que ele devia estar com alguma doença que não foi tratada.

      Excluir
  13. Detalhe.. Quando minha mãe encontrou ele morto na cama ele estava com a linguinha pra fora, parecia que estava dormindo, não ficou gelado, nem endureceu o corpo.. E quando estava em viagem ele so queria ficar perto do meu irmão e quando meu irmão saia ele ficava perto da cama e das coisas dele..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, sinto muito pela perda!
      Não sei dizer qual a causa da morte. Eu pensaria em morte súbita (sem sinais) ou decorrente de alguma doença que ele poderia estar e vocês não sabiam. Considerando o histório dele, pode ter tido algum problema congênito (nasceu com ele) ou ainda alguma intercorrência de eventual amamentação não suficiente. Há outras possibilidades também, mas não é possível saber sem fazer necropsia no animal. Vocês não devem ter feito. Mas não se prenda a isso. Reze para ele estar bem. Assim que o sofrimento amenizar, adote outro, talvez adulto. Há muitos cães precisando de carinho que ficariam muito felizes em receber seu afeto!
      Não se esqueça de fazer uma consulta ao ver sempre que adquirir qualquer animal, é o mais garantido para a saúde dele.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada por responder.. Ainda não caiu a ficha.. Estou querendo adotar outro mesmo,depois que passar o luto..

      Excluir
    3. Denise, dê um tempinho. Faça uma desinfecção na sua casa, converse com um vet. Alguns microorganismos causadores de doenças graves permanecem no ambiente por um período, converse sobre isso com um vet ou especialista. Se estiver tudo liberado, adote outro! E não se esqueçam de vet e vacinas! Boa sorte!

      Excluir
  14. Nossa cadela Luna, da raça Golden Retriever tinha quase três anos e no último dia 9 de agosto ela veio a falecer de manhã na casa da namorada do meu irmão.Ela acordou de manhã, bebeu água e voltou para cama onde eles estavam, depois que eles levantaram para tomar café,perceberam que a Luna não tinha ido atrás deles, quando eles entraram no quarto perceberam que ela estava desacordada rapidamente foram para o veterinário,mas já era tarde demais...foi um baque tremendo, meu irmão não tinha condições para pagar a necropsia e logo depois resolveram crema-la. Qual seria a causa da morte?
    E pensar que na noite anterior ela dormia junto comigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela comia apenas ração,ela estava bem e brincava antes de morrer.Discartamos a hipótese de envenenamento, pois não tinha nada em sua comida que pudesse ser veneno.

      Excluir
    2. Não é possível saber sem necropsia. As hipóteses são várias desde doenças infecciosas, algum problema de saúde congênito (como cardiopatia), morte súbita etc.
      Agora é o momento de deixar pra lá. Se ela estava vacinada e bem cuidada, só rezar para que esteja num lugar bom, que certamente estará!
      Adote um. Há muitos esperando amor!

      Excluir
  15. Ontem perdi minha pequena mel, ela veio apresentando uma irritação com seu rabinho, ela mordia muito ele, levamos ao veterinário e estavamos tratando conforme as orientações do mesmo, ela estava bem , estava comendo , um piuco triste pois estava impossibilitada de mexer o pescoço por contado colar, ontem pela manhã ela vomitou duas vezes e morreu, seu último vômito foi verde o que pode ter causado essa morte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/08/caes-cachorro-vomitando-deve-ser-levado.html?m=1

      Excluir
  16. olá, boa noite! tinha uma cachorrinha de 08 anos. ela apresentava cansadinha. uma dia anterior,antes de falecer levei no vet. ele aplicou uma injeção,e iamos tomar as providencias,depois que soube que a injeção era um ant-inflatória. na quinta-feira ela se alimentou bem. a tarde estava comigo,depois fui pro quarto da minha filha,minutos depois,fui pra sala,como de costume chamava(BADUCHA) e ela nada de aparecer,qd cheguei no quarto da minha filha,ela estava deitada e tinha sangue por perto,nem tive coragem de chegar perto,liguei pro veterinário, o mesmo falou que tinha sido infarto. como pode morrer assim do nada???? não quis fazer,pra não maltratar mais a bichinha. estamos sofrendo muito. era uma Poddle de apenas 8 anos. será quie ela sofreu antes de morrer??? nem escutei nada. qual será o motivo da morte?? por favor me ajude!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/08/caes-morte-geralmente-apresenta-algum.html

      Excluir
  17. Minha cadela morreu há dois dias....chegamos e ela estava morta, tinha um pouco de baba na boca. Fazia uns dias q ela estava mais quieta..nao pudemos fazer a necropsia, o que pode ter sido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/10/caes-causa-da-morte.html?m=1

      Excluir
  18. Meu cachorro estava bem amuado, levei no veterinário fiz os exames que o veterinário pediu, o rins, figado estava alterado, pâncreas inflamado, comprei os remédios e só consegui dar por 1 dia e meio. Dei o remédio pro estômago a ele e depois de alguns segundo ele começou a gritar de dor e se contorcer, depois ficou muito mole e voltou ao normal, levei correndo ao veterinário e ele só falou que era dor, injetou dipirona nele e eu voltei pra casa, assim que coloquei ele deitado na caminha dele, ele se contorceu todo de novo e caiu de cara no chão mole e morreu, segundos depois saiu sangue da boca dele. Gostaria de saber o que pode ter acontecido pois o veterinário não suspeitou de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/10/caes-morte-cachorro-em-tratamento.html?m=1

      Excluir
  19. A minha pinter chamada mell tbm morreu de repente um dia antes ela estava super feliz comeu e bebeu.brincou correu bastante no outro dia antes de sair de casa coloquei agua e racao pra ela. ela estava bem.depois de algumas horas quando voltei encontrei ela ja morrendo ela estava deitada e nao se mexia.colocava ela de pe mas ela nao tinha forcas dai ela vomitou .corri para veterinario com ela mas nao deu tempo ai ela veio a morrer.nao consigo entender o que houve com ela.isso foi a 4 dias ela tinha 5 meses.ta dificil aceitar que ela se foi.e uma dor inexplicavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria questionar o veterinário sobre as possibilidades!
      Sinto muito!

      Excluir
    2. Meu Beagle mimoso meu filho querido se for ni dia 31 agora.
      Gostaria que me ajudasem a descobrir a causa, ele amanheceu cin a lingua richa e psrece que tinhamordido a linguinha.
      Será que foi uma parada cardiaca com as bombas? Ele estava bem gordinho! Morte subita ou algo assim? Estou incomformado nao paro de chorar fazem dois dias...

      Excluir
    3. Somente necropsia.
      Mas bem provável que tenha sido causada pelos fogos.
      Sinto muito!

      Excluir
  20. A minha pinter chamada mell tbm morreu de repente um dia antes ela estava super feliz comeu e bebeu.brincou correu bastante no outro dia antes de sair de casa coloquei agua e racao pra ela. ela estava bem.depois de algumas horas quando voltei encontrei ela ja morrendo ela estava deitada e nao se mexia.colocava ela de pe mas ela nao tinha forcas dai ela vomitou .corri para veterinario com ela mas nao deu tempo ai ela veio a morrer.nao consigo entender o que houve com ela.isso foi a 4 dias ela tinha 5 meses.ta dificil aceitar que ela se foi.e uma dor inexplicavel.

    ResponderExcluir
  21. Noite triste, meu bulldog de 13 anos morreu dormindo, estava acima do peso, tomava medicamento para as articulações, detestava caminhadas. Acredito que tenha sido uma parada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian! Sinto muito. Mesmo. Conheço essa dor! Mas pense que benção partir dormindo, sem sofrer e com idade avançada para um bulldog! A dor se tornará saudades lindas. E ele sempre estará aí, dentro do seu coração! Amor!

      Excluir
  22. Hoje faz 8 dias que perdi minha yorkshire de 4 anos,este ano ela ficou com a barriga muito grande daí levei ela no veterinário era problema no fígado, o veterinário deu injeção e remédios para tomar, daí ela melhorou, quando foi em mais pra frente não me lembro o mês deu pneumonia chamei a veterinária e ela tomou remédio e sarou, daí não levei mais no veterinário, mas um dia pra cá quando o meu marido chegava do serviço ela começava a tossir de felicidade, mas aquele tosse estranha que parecia que ela ia se engasgar, parece que faltava oxigênio, daí ele pegava ela fazia carinho , ela parava com a tosse e ficava de boa, toda as vezes que ela via alguém que ela gostava, ela fazia isto, quando foi quinta-feira feira dia 19/10/17 a noite eu estava cortando o pelo dela pois estava muito quente, coloquei ela deitada no meu colo com as patas pra cima, ela ficou quieta, daí coloquei a mão no peito dela o coração dela estava batendo muito rápido, terminei de cortar os pelos e coloquei ela de pé, daí o meu marido disse que ela não parava em pé, ela caia, daí ele colocou ela na caminha dela que ficava no meu quarto, ela me olhou, começou a virar os olhos, a menina do olho dela estava bem branca, daí eu olhei pra ela e fiquei muito triste, e falei: Belinha você não vai fazer o que eu estou pensando, daí o meu marido disse ela não está bem, dai ele levou ela pra sala e colocou na caminha, eu fui lavar as louças isso já era dez e pouco, quando eu fui na sala procurar ela,já estava em outro lugar, embaixo da mesa de computador morta, o meu marido pegou ela, já estava com o olhos abertos e a língua roxa, mas a barriga dela em nenhum momento endureceu os olhos dela estavam com pus,no outro dia o meu filho levou para enterrar perto da casa da minha mãe, a minha mãe tirou ela do lugar que estava e a sua barriga ainda continuava mole, não sei do que ela morreu, era muito pequena, a saudades dói muito, ia levar no veterinário mas não deu tempo, infelizmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pela perda!
      Provavelmente, ela estava com algum problema de saúde pelo que relata. Essas tosses, barriga aumentada, coração disparar de alegria, são sinais que devem ser informados ao vet, pois indicam algumas doenças.
      Assim que passar o luto, procure adotar um animalzinho sem dono. Você voltará a ser feliz!

      Excluir
  23. Olá, meu cachorro de 3 meses acabou de falecer. Quando acordei ele estava no chão com uma a boca e o chão de sangue.
    Não teve sangue em outras partes da casa.
    Ele tinha tomado a 1° dose da vacina e para verme. Não entendi o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/11/caes-filhote-de-3-meses-morreu.html

      Excluir
  24. Minha cachorra de 10 anos faleceu ontem, ela estava super bem, não apresentou nenhum sintomas, estava um dia normal, ela tinha comido bem, latindo normal, toda feliz como sempre. Dai chegou a noite, e minha mãe encontrou ela morta dentro da casinha, entrei em desespero, não imaginavamos, foi algo muito de repente, logo dps meu pai foi enterrar ela, achamos que foi algum problema do coração, morte súbita ou algo do tipo, já que não apresentou nenhum sintomas. Ainda não caiu a ficha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito!
      Logo mais, pense em adotar outro. Há muitos precisando de carinho!

      Excluir
  25. As respostas aqui dadas embora trágicas acalmam o meu coração. Embora sofrido pela perda de nossa filhota, cujo corpinho acabei de encontrar, as suspeitas de alguma crueldade que possa ter sofrido se desfazem e com isso dói menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walther! Sinto muito. Perder um animal é dolorido mesmo.
      Leia esse meu texto abaixo.
      O cachorrinho do texto partiu alguns meses depois de eu ter escrito! Paz e luz!
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/04/animais-sobre-o-amor.html?m=1

      Excluir
  26. A munha era uma poodle toy de 1 ano e 10 meses. Linda, cheia de vida, carinhosa, minha parceira, eu nem viajava para sempre poder estar com ela. Tive crises de depressão e ela sempre comigo, cuidando de mim! Segunda meu marido chegou em casa e ela estava no chão sem se mecher. Me ligou desesperado eu achei q ela tinha desmaiado e pedi pra ele correr com ela ao encontro e qdo chegaram ela não dava nenhum sinal, o corpo todo mole como se fosse de pelucia e mesmo assim corri pra veterinaria mas nao teve jeito, foi embora um pedaço de mim e eu não consigo entender, estou quase louca!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadile, sinto muito. A perda de um animalzinho é muito dolorida mesmo!
      Pense que você dedicou todo seu amor enquanto estiveram aqui juntas. Um dia, se reencontrarão. O amor não morre!
      Reze. Acalme seu coração.
      E, quando estiver um pouco mais calma e preparada, adote outro cachorrinho. Nenhum vai substitui-la, mas vai devolver uma forma plena de amor!
      Com carinho!

      Excluir
  27. Poxa to inconformada com minha cachorra que morreu hoje, ela não apresentou sintomas de doença nenhuma, nunca tinha ficado doente... A última vez que vi ela estava como sempre, latindo com as pessoas e pulando em cima de mim, a coitadinha sempre foi animada, e no outro dia encontro ela morta :(
    Ela era do tipo de cachorro que mexia em lixo, e antes do ocorrido ela havia saído de casa por conta de uma pessoa que abriu o portão e não fechou... Acho eu que pode ter sido envenenamento no curto período que ela saiu, quando fui ver ela já estava na rua. Morreu muito rápido e não apresentou problemas antes, nem falta de apetite, nem desânimo nem nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito!
      Não é bom deixar os animais saírem pra rua sem coleira!
      Acalme seu coração.
      Assim que estiver melhor, adote um outro animalzinho, para pode continuar desfrutando dessa forma de amor tão especial!

      Excluir
  28. Minha Border Collie, de 09 anos e 08 meses, caminhava comigo, diariamente, entre 2,5 e 4 km, sempre com coleira. Gostava do contato com pessoas. Era alegre, extrovertida, carinhosa, meiga, amorosa e e ao retornar para casa jamais apresentava qualquer alteração no comportamento. Claro que descansava e tomava sua água. Ontem, eu a levei para seu banho e tosa, sua higiene total. Lá, após estar pronta, limpa e seca, e antes que eu chegasse para levá-la para casa , ela acabou, a responsável pelo estabelecimento, tendo convulsões e vindo a óbito. Quando lá cheguei, ela estava quentinha, mas sem vida...com a língua roxa, fora da boca...Meu DEUS...minha linda menina sem vida. O que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/12/caes-animal-morre-em-banho-e-tosa.html?m=1

      Excluir
  29. Boa tarde!!!
    Minha cachorrinha criou 2 filhotinhos de cachorro pinscher,
    1 morreu dentro de 48 horas, o outro não.
    A mãe não estava dando Leite, só um pouquinho.
    Todos os dias eu levava meu nenê para outra mãe de leite( 1 vez ao dia).
    Com 15 dias de vida ele estava esperto e lindo...
    Apartir do 16 dia de vida levava ele para se alimentar com outra cachorrinha que havia perdido seus filhotes por causa da vacina para não engravidar.
    Com 20 dias ele começou a chorar e a se contorcer de dor por varias horas, ate que levei no veterinário mas não adiantou.
    Meu nenê morreu de tanta dor.
    O veterinário disse que pode ser por cousa de alguma infecção.
    Gostaria de entender a causa, pois estou sofrendo muito com a perda.
    Pode ser por causa da mãe de leite que foi vacinada e perdeu os seus filhotes?
    È normal morrer depois de 20 dias de vida, depois que esta espertinho?
    Me ajude....




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/12/caes-filhotes-morrendo.html?m=1

      Excluir
  30. Meu cachorrinho da raça Pincher tinha 7 anos de vida. Estava normal brincalhão , muito ativo como sempre, só que ele que ele ficava muito euforico quando eu chegava em casa ou acordava, ficava tão feliz que se engasgava, tipo tossindo.. não sabia que isso já apresentava alguns sintomas. Antes de ontem eu sair e cheguei tarde em casa e ele ficou muito euforico como sempre latindo quando me viu e eu entrei e fui dormir. Quando acordei ele estava morto com a linguinha pra fora, os olhinhos abertos , uma secreção na boca, xixi e um pouco de sangue. Estou arrasada,não consigo parar de chorar, pois ele me amava tanto! O amor mais puro que alguém pode ter. Descartamos a possibilidade de envenenamento pois tenho mais dois irmãozinhos que vivia com ele. Estão bastante tristes com a sua ausência. Relatei o ocorrido e a veterinária falo que pelo visto ele teve um ataque do coração . Estou tão mal, me sinto impotente porque não o salvei, não pude nem me despedir, eu amo demais esse filhinho!! A dor é muito grande. Na minha casa estão todos arrasados porque o chimbica partiu tão precoce..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, sinto muito!
      Perder um animalzinho é uma das maiores dores, sim!
      Mas aceite algumas dicas.
      Lembre-se que amar vale a pena sempre. Nunca há perda.
      Acredite no reencontro um dia.
      Ele está dentro de você. Quando a saudades apertar, olhe para o seu coração, ele estará bem ali.
      Assim que passar o luto, adote um novo amigo. Eles não são substituíveis, mas amores que se continuam da forma mais doce que já vi!
      Abraço afetuoso!

      Excluir
  31. Olá cheguei no seu blog após diversas pesquisas na internet.... tenho um spitz alemão anão, aliás bem anão, ele tem um ano e meio e é meu xodó, alias trato-o como filho, pois é isso que ele é para mim. Há exatamente três dias, estávamos passeando com ele, e ele adora passear, fica doido rs, e ele estava andando normalmente, fazendo xixi, indo na grama, arvore etc, porem de repente quando sentamos, ele ia deitar, e ficou girando, como se fosse fazer cocô, mas ao sentar, gritou de dor, pensei na hora que fosse formiga ou algum inseto, mas não tinha nada... peguei ele no colo, deixei ele calmo e ele parou de chorar, porém a noite, começou a passar mal, tremer, ficar moado, paguei consulta de emergência e corri ao veterinário, chegando lá ele começou a pular e brincar, dei risada, mas mesmo assim, quis fazer exame de sangue, e estava tudo bem... no dia seguinte levei no veterinário para retorno e estava tudo bem, durante o dia ele estava bem, quando foi a noite, começou a tremer respiração rápida, novamente liguei no veterinário ele me orientou a dar dipirona 2 gotas, daí eu dei, na hora de dar ele gritou de dor, não sei se foi por dor ou pelo remédio ser ruim ele fez xixi na cama involuntariamente, esperei 40 minutos o remédio fazer efeito, e ele voltou a respirar normalmente... No outro dia, a mesma coisa... de dia bem e a noite ruim, não sei mais o que fazer, já fizemos exame de sangue, ultrassom e raio x e não deu nada... por acaso você já viu algo assim?

    Ah esqueci de falar, ele come, faz xixi, faz coco, late, corre, tá tudo normal quanto a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/01/caes-spitz-passando-mal.html?m=1

      Excluir
    2. Olá obrigada pelo retorno....
      Depois de um exame de sangue para função renal, descobriu que ele esta com a ureia alta, esta em 75 sendo que o normal é até 60... no ultrassom não detectou nenhuma anomalia no rim, esta tudo certo, deu apenas esta alteração no exame de sangue.
      A creatinina esta dentro do limite.
      O veterinário orientou soro aplicado nele, dá até do de ver, ele chora, um ração específica e um remédio. A ração ele não gostou, vou tentar, e questionar ao veterinário se não posso acrescentar algo natural a ração para ajudar a comer. Por exemplo, frango desfiado sem sal, cozido só na água.
      Mas não sei se o veterinário vai liberar.

      Excluir
    3. Olá, pacientes renais devem ter acompanhamento bem cuidadoso. Talvez seja possível uma dieta diferenciada. Veja com o vet. Tente homeopatia também, vale a pena!
      Boa sorte!

      Excluir
  32. Bom dia a todos.
    Meu border Collie de 3 anos, Racer, faleceu no dia 07/01/18 vítima de morte súbita. Ele estava forte, com todas as vacinas em dia e muito brincalhão. Fui alimentá-lo, virei-me de costas, e quando escutei um barulho ele estava tendo o que a princípio pensei ser uma convulsão. A boca serrada, os olhos abertos, as patas de frente rígidas e tremendo. Além disso, percebi que ele defecou e urinou.
    Tentei fazer massagem cardíaca mas tudo foi muito rápido, em menos de 10 minutos meu cão não apresentava mais sinal de vida. A língua estava para fora e um pouco roxa, não muito.
    Não fiz necropsia, mas o veterinário disse-me que a probabilidade mais plausível é uma parada cardiorrespiratória causa por uma deformação congênita. A hipótese de envenenamento foi excluída, pois o cão não apresentou outro sintoma que os relatados acima, como vômitos. A outra hipótese seria torção do estomago, mas como a barriga dele não estava estufada, o veterinário excluiu esta hipótese. Também não apresentava nada que indicasse ter sido mordido por algum animal peçonhento como cobra ou escorpião.
    O que choca é um cão saudável, brincalhão, sem mais nem menos cair vitimado por um ataque fulminante. É uma experiência muito chocante e muito triste. De literalmente partir o coração.
    Será que existe algum outro motivo diferente dos descritos acima, que pode ter causado a morte dele?
    Att
    Eduardo Jose Aloia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, você está muito bem orientado.
      Sinto muito pela perda!
      Mas ter certeza apenas com necropsia mesmo!
      Assim que passar o luto, adote outro amigo!

      Excluir
  33. Meu anjinho de 2 anos partiu assim de repente. Estava bem. Todas vacinas, estava castrado, e a seis meses tivemos q operar uma patinha quebrada. Mas se recuperou muito bem, corria feliz, comia super bem. Tudo normal. O que pode ter provocado a morte? Ele era um filho pra mim. Nunca pensei q pudesse amar tanto um Animalzinho. Ele era tudo, me entendia, me acompanhava, só queria estar ao meu lado. Me sinto culpada, pois não entendo como um bebê de 2 anos morre de repente. Não encontrei nada q indicasse picada de inseto ou cobra. Algumas horas após ter falecido soltou um pouco de sangue pela boca e na urina. O que pode ter sido? Não pude fazer necropsia. Ele era mestiço boxer. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito.
      Parece que pode ter sido torção gástrica. Parece. Só uma necropsia para saber.
      Mais comuns e cães de grande porte, jovens e bem ativos!
      Adote um novo amiguinho quando o luto passar!

      Excluir
    2. Obrigada. É muito importante ter a opinião de quem entende. A torção gástrica ocorre de repente? Pois, nos dias anteriores ele não saiu nem correu, pois chovia muito. Estava se alimentando normalmente. EU me senti tão culpada que dois dias depois tentei desenterrá-lo para ver se conseguia analisar melhor, ver se tinha necroses, ou mordidas. Mas o corpinho dele já estava todo inchado e começando a decomposição. Amava muito ele. Vou ler mais sobre torção gástrica. Obrigada.

      Excluir
    3. Priscila.
      Não se culpe. A culpa é inútil. Acredite. Já perdi vários animais em diversas situações em que me culpei e não vale a pena. Não estamos no controle da vida!
      Sobre a torção, não posso afirmar que tenha sido, ok? Apenas o relato sugere.
      Não há como evitar, pelo menos nada ainda conhecido pelos vets.
      Um cuidado é evitar deixá-los correr logo após ter comido. Os ocorridos são mais frequentes em animais de grande porte.
      No mais, em qualquer caso de suspeita, emergência veterinária. Dependendo da proporção, uma cirurgia de emergência pode salvar o animal, mas pode nem dar tempo.
      Vou escrever sobre torção!
      Sinto muito.
      Recentemente, devolvi aos céus um dos meus. E te sugiro a leitura. Comemore a vida do seu amigo. A morte foi a devolução, ainda que precoce.
      Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/04/animais-sobre-o-amor.html?m=1

      Excluir
    4. Muito obrigada. Seus textos tem me ajudado bastante. Embora eu ainda não consiga aceitar o que aconteceu. Estou tentando não me culpar, é que a dor de não sentir mais meu anjinho que tanto me ajudou nesse últimos anos só tem crescido nos últimos dias. Mas você tem razão não estamos no controle. Estou tentando aprender algo com a partida do meu Nero. Sinto muito para partida do seu anjinho também. Lindo e profundo o texto. Eles vieram, fizeram parte de nossas vidas, nos ajudaram a construir sentimentos e memórias, as mais belas e puras. Vou tentar sorrir cada vez que lembrar o quanto ele foi importante para mim e como me fez feliz nesses intensos dois aninhos de convivência. Muito obrigada. Que nossos anjinhos vivam na eternidade felizes e protegidos.

      Excluir
    5. Priscila. Fica em paz. Nero está num lugar de onde ninguém tira: seu coração. O tempo vai curando! Abraço afetuoso. Débora

      Excluir
  34. Minha cachorrinha também faleceu anteontem. Era uma bullterrier super alegre, ativa e amável. Tinha 5 meses. Estamos todos muito arrasados. Me sinto tao culpada que nem quis fazer autópsia pq isso reafirmaria a minha culpa em cima de algo que não tem volta. Ha umas 3 semanas ela vinha perdendo pêlo, estava recusando a ração, querendo se alimentar apenas de pão, banana e comida de gente. Eu acabava dando para que ela se alimentasse. Depois ela passou a comer as proprias fezes. Fazia diarreia e teve alguns episódios de vômito, mas achavamos que fosse normal, uma vez que ela comia as proprias fezes... Ela faleceu a tarde, com a boca aberta, a lingua escura, e com muita espuma branca saindo da boca. Estava bem de manhã. Desconfio de envenenamento, ou infecção generalizada pelas bacterias das fezes que ela ingeria. Pela sua experiência, o que vc diria que foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/01/caes-morte-repentina-nao-da-sinais.html?m=1

      Excluir
  35. Boa tarde.

    Minha filha faleceu ontem sem qualquer sintoma, do nada. Foi rápido e em menos de dois minutos ela já estava no céu. Curtam, brinquem, beijem, deem amor e carinho. Ela tinha 10 anos e cada minuto de sua vida nos deu o maior amor de todos. Aproveitem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito!
      Animaizinhos são presentes emprestados que devolvemos!
      Escrevi ontem sobre a minha.
      Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/02/5-anos-que-voce-partiu.html?m=1

      Excluir
  36. Perdi meu filho hoje, há alguns dias notei que estava comendo menos, ficava mais quieto, mas associei ao calor e a idade (13 anos), em menos de 24 horas parou de comer, tomar água e não levantou mais, por fim sangrou pelo ânus, teve espasmos e vomitou.

    Fico pensando no que poderia ter feito, se ele tinha algo e não notei. Nesse período notei que sentia dor abdominal e nas patas trasseiras, mas infelizmente foi tudo muito rápido, cidade pequena e com poucos veti's no feriadão ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/02/caes-morreu-de-reoente-x-morte.html?m=1

      Excluir
  37. Meu cachorrinho era feliz brincava e tudo mais de repente ele ficou quieto, corpo mole e não comia ao levar comida pra ele, ele tentava tampar, isso aconteceu domingo de noite e durou mais dois dias hoje na quarta feira eu encontrei ainda vivo ele abriu a boca duas vezes e depois urinou e morreu, qual foi a causa pode ter sido raiva ou envenenamento?

    ResponderExcluir
  38. Oi sou a msm pessoa q mandou o comentário anterior, sobre isso ele também tentava beber água e bebia pouco mais continuava com sede, não apresentou paralisia e estava com os olhos vermelhos, atendia pelos meus chamados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o comentário anterior : Meu cachorrinho era feliz brincava e tudo mais de repente ele ficou quieto, corpo mole e não comia ao levar comida pra ele, ele tentava tampar, isso aconteceu domingo de noite e durou mais dois dias hoje na quarta feira eu encontrei ainda vivo ele abriu a boca duas vezes e depois urinou e morreu, qual foi a causa pode ter sido raiva ou envenenamento?

      Excluir
  39. Perdi o meu anjo de quatro patas eia 13/02. Estamos todos arrasados, ele tinha 8 anos e sempre foi muito saudável. Há cerca de 2 meses atrás notei que a barriga dele estava bem inchada, levei ao veterinário e foi feito exame de sangue. Por meio do exame foi constatada uma anemia severa, porém não sabíamos a causa. Comecei a tratar com um suplemento vitamínico, dei vermífugo, antibiótico e fígado cozido. Aos poucos, e com muito amor, ele melhorou, recuperou a cor rosada das gengivas e vinha se alimentando muito bem. Porém, nas duas últimas semanas a barriga voltou a crescer, a anemia voltou e ele ficou muito fraco. Então, amanhã seria o dia de fazer o ultrassom para descobrirmos o que estava causando a barriga inchada, porém o meu menino não aguentou, e na última terça-feira nos deixou. Estamos muito tristes, nos culpamos a todo momento. Faria qualquer coisa para tê-lo de volta. Foram os 8 anos mais felizes da minha vida, e da dele também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito!
      Animais são presentes de amor nas nossas vidas!
      Assim que passar seu luto, adote outro cãozinho!

      Excluir
  40. Comprei uma poodle pra minha filha, ela estava com 3 meses aprox. hoje levei ela pra dar banho a tarde, quando foi a noite ela estava normal, brincando pelo quintal e correndo, quando de repente ela fez um gemido, e na segunda eu estranhei, quando peguei ela já estava sem ar, sem forças, pensei q estava engasgada mas não era, parecia com dificuldade de respirar e fraca, morreu nos meus braços e não pude fazer nada. Ficamos arrazados, o que pode ter sido? Detalhe ela ficava muito dentro de casa sozinha, ou seja não corria, só a noite brincava, pois tenho comércio e minha mulher não me deixou dar a cadelinha, estamos muito triste. Ela estava saudável, pelo brilhando foi bem cuidada só não tinha muita companhia, somente a noite. Por favor se puder ajudar, muito obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/03/caes-morte-de-filhote-comprado-em-canil.html?m=1

      Excluir
  41. Reparei que ela ficou com a língua roxinha e com a boca babando, um pouco espumada. Nos ajude a entender pq ta difícil de se conformar com a perda, tão novinha. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/03/caes-morte-de-filhote-comprado-em-canil.html?m=1

      Excluir
  42. Fiz eutanásia no meu cachorro e 24 hs depois estava com corpo mole o que pode ter ocorrido será que ele ainda estava vivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra a eutanásia. Em todos os casos.
      Mas como assim você que fez?
      Somente um vet pode fazer isso.
      Não sei dizer se estava vivo. Precisaria avaliar o corpo.

      Excluir
  43. Minha cachorra morreu no sábado de madrugada. Não notei nenhuma mudança antes disso, pois qualquer sinal diferente eu sempre levei ao veterinario, fazendo exames regulares de sangue e fezes. Na madrugada ela acordou aos gritos, correndo de um lado para outro, eu levantei num pulo e vi que tinha urina e feZes por onde ela passava... ela tentou se esconder mas de repente perdeu o movimeto das patas traseiras, se rastejou para fugir mesmo assim, e aí teve convulsões. Corri para o hospital veterinário mas ela faleceu mo carro. O qu será que aconteceu com ela? Estou no aguardo da necrópsia... arrasada. Sinto uma falta tremenda dela e mal consigo faZer minhas obrigações diárias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito.
      Qual raça?
      Precisaria saber para verificar as particularidades.

      Excluir
    2. Há algumas possibilidades, não sei dizer. Não saiu o laudo necroscópico ainda?

      Excluir
  44. Tinha um Yorkshire macho sempre ativo muito brincalhão era tratado como meu filho quando foi de sexta pra sábado uma dá manhã começou a vomita e a babá sai correndo levei no veterinário deixei internado me ligaram falando que tava bem e deram alta anoite retornei de novo pois minha mãe percebeu que ele tinha acúmulo de líquido desconfiamos que deram o soro errado fora dá veia mais eles nao adimitiam passei anoite toda com ele no oxigênio estava com dificuldade pra respirar ele melhorou deram alta de manhã acordo bem molinho fui leva ele pra interna de novo ele deu uns berro vomitou e parou de respirar e depois o coração parou estamos arrasados todas as vacinas em dias a mulher nem raspou o pelo dele pra achar a veia achávamos que era uma simples toxicacao por conta dá ração que trocamos mais ele tinha líquido no pulmão fizemos tudo que pediram mais ninguém me deu o diagnóstico dá morte até agora sem entender ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2018/04/caes-cachorro-morreu-no-veterinario.html?m=1

      Excluir
  45. Coloquei ração pra minha Kiara uma Pitbull de 2 meses e fui fazer minhas coisas dentro de casa quando votei ela estava morta.. tinha baba e sangue na boca dela.
    O que pode ter acontecido??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só necrópsia pode te dar esse laudo.
      Mas, pelo relato, parece que houve torção gástrica.
      Procure no campo de pesquisa aqui no blog sobre isso.
      Sinto pela perda.
      Adote um cão abandonado quando passar o luto!

      Excluir
  46. A minha em um sabado parou de comer e a agua que bebia vomitava, na terca comecou a fica com a barriga otelhas e olhos amarelados, na quarta levei ela no veterinario ela tomou soro o dia todo e me passaram os remedios e peditam uns exames comecei a dar os remedios e na sexta ela parou de vomita mas tbm parou de beber agua e ja tinha uns 3 dias q nao fazia coco e uns 2 sem pipi, e tbm em algumas partes da barriga tinha mancha na pele da cor do sangue se espalhando pela barriga, na sexta fiz os exames e sonografia, no sabado fui no centro e levei a cachorra e do nada ela comecou a se mecher e ficou toda mole e faleceu com os olhos aberto me olhando, cena muito triste, nem deu tempo de pegar os exames notei que ela fez pipi e tbm estava saindo una negocios fo anus devia ser coco, ja comprei uma enxada e cavei um buraco e a enterrei e agora e so saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito. Ela não morreu "do nada", certo? Ela estava com algum problema/doença que não foi ou não pode ser tratada a tempo.
      Fique em paz, você fez sua parte! Näo esqueça de vacinar os cães!
      Ela está bem agora!
      Procure um outro companheiro daqui um tempo. Há muitos abandonados precisando do seu cuidado.
      Lamento pela perda!

      Excluir
  47. Bom dia, poxa perdi meu amigão, o nome dele e Black, sai de casa com a minha namorada e voltei alguma horas depois ele estava morto com alguns vômitos ao lado e quando vi a língua dele estava roxa, o que pode ter sido, anavamuito aquele cachorro, o melhor Pitbull, muito sócio, muito amigo de todos, estamos atrasados por perde&lo assim 😭😭😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível saber sem examinar.
      Pelo relato, num primeiro momento eu palpitaria torção gástrica, mas pode ter tido outra causa também.
      Ele está bem e sabe do seu amor!
      Acalme seu coração!
      Daqui um tempo, adote um amigo, há muitos precisando!
      Sinto pela perda!

      Excluir
  48. Eu tinha um pintcher e era como um filho .quinta feira passada ele brincou o dia inteiro.msma coisa q não tivesse nada,a noite minha esposa colocou a roupa dele é fomos deitar,meia horas depois eu encontrei ele fora da casinha dele com a linlín roxa de fora e os olhos abertos,tinha acabado de morrer.o q pode ser acontecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/06/caes-animal-morto-sem-causa-aparente.html?m=1

      Excluir
  49. Eu ia me esquecendo ...ele tinha soplo no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/06/caes-animal-morto-sem-causa-aparente.html?m=1

      Excluir
  50. Minha cachorrinha nina tinha mais de 15 anos,achei ela na rua atropelada,levei pra casa cuidei dela durante 6 meses, quando ela morreu no dia estava fura,no outro dia que fui entrar estava gêlada toda mole, porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São processos naturais de decomposição do corpo sem vida. Nada de errado.

      Excluir
  51. Minha cachorrinha nina tinha mais de 15 anos,achei ela na rua atropelada,levei pra casa cuidei dela durante 6 meses, quando ela morreu no dia estava fura,no outro dia que fui entrar estava gêlada toda mole, porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São processos naturais de decomposição do corpo sem vida. Nada de errado.

      Excluir
  52. No dia o corpo ficou duro depois 12 horas ficou mole e gelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito!
      Logo mais quando passar o luto, adote um animal abandonado. Fará bem a todos!

      Excluir
  53. Boa noite! No último feriado do dia 31/05 minha york de quase 15 anos pediu para subir na minha cama. Ela ficou dormindo enquanto eu dobrava roupas lavadas, como ela era cega coloquei travesseiros em
    volta da cama, menos na ponta onde eu estava de pé dobrando...em um segundo que me virei para guardar roupas ela estava no chão, se contorcendo com a língua roxa...peguei ela desesperada e gritando, vi que não tinha quebrado nada, coloquei o dedo na goela para ver se tinha algo e corri para o vet da minha rua...ela estava mole, com o coração batendo e sem respirar...a médica disse que teve dificuldades de entubar devido ao colapso de traqueia, adrenalina na veia, ela chegou a respirar e voltar a cor da língua, mas não resistiu...choro todos os dias por me
    Sentir culpada...não sabemos o que causou a morte, se foi pela queda ou se acordou passando mal...minha cama é um pouco alta e meu chão de madeira...ela era uma york de quase 4kg...estava com todos os
    Exames em dia, fazia soroterapia mensal, tinha tumor na adrenal controlado, comia ração renal, tomava homeopatia para rim e fígado e fortkor, ficou cega devido a descolamento das retinas por provável
    Pressão alta... e nesse dia havia almoçado cedo e isso aconteceu por volta das 19:30h...o que vcs acham que pode ter ocorrido com minha mel? Estou devastada! Minha companheira de uma vida, minha filha amada...não tenho ânimo para nada...não fiz necropsia e a culpa está me martirizando...ah, ela não tinha fraturas, nem sangue em nariz ou boca...
    Por favor me ajudem?! ����������
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/06/noite-no-ultimo-feriado-do-dia-3105.html?m=1

      Excluir
  54. Meu cachorro estava bem, tinha apenas cinco anos, um dia antes de morrer passeamos como de costume, ele é o outro, pois eu tinha dois, meus esposo correu um pouco com eles e voltamos para casa, no dia seguinte ele amanheceu triste,sem alegria, achei que fosse uma gripe pois ele tossiu a noite pôr isso não mim preocupei, mas no cair da noite ele comecou a ficar inquieto, deita aqui, deitar acola, de repente colocou a língua roxa pra fora e foi travando os dentes, pouco tempo se estirou todo, ainda corri pra uma clínica mas meu pequinês já havia morrido, mim sinto muito culpada por sua morte, eu tinha que ter percebido que não era uma gripe, eu tinha que ter corrido logo pela manhã, e pior, não sei nem do que ele morreu, não mandei fazer a necropsia, choro todos os dias, por falta do meu melhor amigo e por mim sentir culpada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ivonesia!
      Diagnóstico de doenças e laudo de óbito só vet pode fazer examinando o animal!
      Eu não tenho como saber. Há algumas hipóteses, como problema cardíaco (tosse seca sem motivo pode ser insuficiência cardíaca, gripe de cães é diferente da humana, eles não tossem, ok?), mas a causa mesmo só com necropsia.
      Mas agora já foi. Como tinha que ser. E você fez o que você achou o melhor. Ele sabe disso, tenha certeza, e está feliz, onde estiver, por ter podido conviver esses anos com você.
      A culpa é um sentimento inútil. Não resolve nada, não muda nada, não previne nada. Não é fácil, mas tente afastá-lo.do pensamento até passar.
      No mais, o amor não morre, só passa a ser vivido sob outras formas.
      Leia a postagem abaixo, pode te aliviar!
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/05/caes-e-etc-meu-animal-morreu.html?m=1

      Paz e luz!

      Excluir
    2. Obrigada, é o que estou fazendo, tentando seguir em frente, aprendendo a conviver com a sua ausência.
      Este Site mim ajudou muito

      Excluir
    3. Quando o luto passar, adote outro animalzinho! Vai ser ótimo a vocês dois!
      Grata por estar aqui!
      Paz, sabedoria e luz.

      Excluir
  55. Olá boa tarde também estou passando por isso.a dor e muito grande.a 1 mês meu gato morreu. Sei q a maioria aqui foram relatos de cães.mas amava muito o. Meu gato.como vc disse.eles n morre
    M derre pente.algo já estava acontecendo q n percebi e me culpo muito.sem muita orientação eu faça ração de baixa qualidade a ele. E n levei a sério q ele já urinava com dificuldade na caixa de areia.pois via q ele demorava na caixa. E um certo dia ele estava bem eu achava .comia,bebia corria.e do nada parecia q ia vomitar e caiu duro no chão com olhos abertos e boca. O q será. Me ajudem. Nem. Pude me despedir. Fiquei muito chocada. Até hj choro. Desanimada. Preciso de ajuda.sera q tinha chances de sobreviver? Pois não sei do q realmente morreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não morreu de repente. Estava doente, provavelmente renal, precisava de cuidados específicos, talvez hemodiálise. Culpa não muda nada. Reze por ele. E cuide do próximo!

      Excluir
  56. Texto grande: quando eu tinha 9 anos de idade minha cadela Lara chegou na minha vida, ela na verdade pertencia a minha irmã mais velha, só que como morávamos na mesma casa criou-se um amor no meu coração por aquela cadela. Eu vi Lara crescer e Lara tbm me viu crescer. Lara nem parecia que era um cachorro, pra mim ela era da família, e ela se comportava como um ser humano, era muito esperta, e seu olhar mostrava que ela me entendia e me conhecia melhor do que ninguém. Quantas vezes Lara me consolou quando eu estava triste, quantas vezes ela me fez companhia. Ela era muito carinhosa, brincalhona e carente, característica que ela puxou a mim, nós eramos duas carentes que se unirão num amor incondicional. Hoje eu tenho 19 anos e Lara faria 11 anos em agosto mas ela se foi no dia 29 de junho. O que mais me dói é a forma como ela morreu sem eu me despedir, sem eu agradecer por tudo que ela significa pra mim. Ao mesmo tempo que Lara era o meu bebê, ela tbm era tipo uma mãezona pois ela me conhecia tão bem, viu todas as fases da minha vida, eu criança me tornando adulta. Há alguns anos atrás Lara fez uma cirurgia pra retirar o útero devido uma piometra pois ela fugiu e cruzou com um cão de rua. Nessa cirurgia o veterinário só retirou o útero e não retirou os ovários. Na época eu não entendia nada porque era criança, hoje sei que o correto seria retirar o útero e os ovários da cadela, ou seja, castrá-la. Lara ficou bem mas esses ovários que ficaram nela só trouxeram problemas pois Lara teve gravidez psicológica no mesmo ano dessa cirurgia. Já em 2015 minha irmã casou e se mudou com Lara. A partir daí eu passei a não ver Lara com tanta frequência pois tinha escola o dia inteiro e minha irmã morava um pouco longe mas na mesma cidade. Em 2017 surgiu uns 3 caroços nas mamas de Lara e 1 deles cresceu ficando do tamanho de um melão. Nesse mesmo ano, em junho Lara fez a cirurgia e o veterinário retirou esse tumor do tamanho de um melão e Lara se recuperou bem. Nessa época eu achava que esse tumor era benigno e esses 2 tumores que restaram estavam pequenos e seriam operados depois, pois minha irmã estava sem dinheiro. Em nenhum momento passou pela minha cabeça que esses tumores poderiam se tornar malignos e causar metástases até porque o veterinário não falou nada sobre câncer de mama para a gente e outro erro dele foi que o correto deveria ser retirar a duas cadeias mamárias mas em nenhum momento ele falou isso pra mim e para minha irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, diante do número grande de desabafos, vou criar um quadro para publicar essas histórias!
      Gostaria e autoriza que publique a sua? Farei comentários ao final!
      Aguardo!

      Excluir
  57. Nós continuamos achando que eram só caroços benignos pois Lara não tinha nenhum sintoma, estava bem, era a mesma Lara de sempre. Foi quando mês passado Lara entrou no cio e depois disso apareceu um inchaço sob uma das mamas dela. O que chamou a atenção é que esse inchaço era sob a mama mas a mama em si estava normal. E nas outras duas mamas em que estavam os dois caroços que não foram operados ouve um pequeno crescimento no tamanho dos caroços. Isso foi dia 21 de junho e nesse clima de copa do mundo não tinha clinicas veterinárias abertas na minha cidade nos dias seguintes, além de que teve São João tbm, os veterinários tudo de folga. Mas minha irmã ligou pra um vet que passou um remédio pra esse inchaço. Quando foi dia 25 eu não estava na cidade mas minha irmã me contou que apareceu uma placa vermelha dura no local desse inchaço. Aí na terça dia 26 eu levei Lara no veterinário pra acertar as coisas para uma cirurgia de retirada das cadeias mamárias. Só que o veterinário não sabia dizer o que era aquela placa vermelha mas ficou de dá uma resposta na quarta pois ia perguntar a uma colega. Na quarta dia 27 o veterinário disse que achava que aquilo poderia ser um carcinoma mas nenhuma clinica na minha cidade fazia exames pra confirmar isso. Aí no mesmo dia eu pedi pra meu pai me levar em outra cidade onde tinha um hospital que fazia raio x, ultrassom, hemograma, biopsia só que meu pai só podia me levar no sábado dia 30 pois ele não podia faltar o trabalho e ele é o único que tem carro. Aí na quarta eu já chorei mas ainda tinha esperanças e ia gastar o dinheiro que tinha guardado pra usar na faculdade ano que vem com todo o tratamento que Lara fosse precisar. Isso porque minha irmã dizia que não tinha dinheiro e ia deixar Lara do jeito que ela estava. Eu estava tentando ajudar mas não houve tempo. Na quinta dia 28 eu fui na casa da minha irmã, fiz comida para a cadela Lara, dei água, fiquei no celular pesquisando sobre carcinoma, liguei pra veterinários de outra cidade perguntando sobre os tais quimioterapicos que ela podia precisar, marquei exames para o sábado. Estava tão angustiada naquele dia que não dei nem 1 beijo e nem 1 abraço na minha cadela, estava mais focada em achar um tratamento para a doença, pesquisei muito, minha irmã deu remédio para a dor e deu os corticoides que o veterinário havia passado. Passei o dia inteiro lá ajudando mas não me despedir direito dela. Eu fiz carinho nas orelhinhas, na cabecinha dela, dei comida, olhei no olhinho dela. Acho que disse que ia ficar tudo bem. Disse que amava ela , que estava lá com ela, e fiquei pesquisando mais sobre 'carcinoma inflamatório mamário' que era a minha suspeita. No fim saí daquela casa à noite sem dá um beijo e um abraço, só fiz dá carinho nela, na cabeça, nas orelhas e dizer que voltava depois. Porque eu iria voltar no dia seguinte pra ficar com ela e no sábado levaria ela pra fazer exames. Lara parecia bem, na quinta ela tinha feito fezes com sangue, tipo diarreia , mas tbm aquilo tinha começado naquele dia. Eu achava que estava num estágio inicial pois Lara estava andando, comendo, bebendo água, não vomitou, não teve febre. E o veterinário tinha falado que ela teria 2 meses de vida aí eu achei que dava tempo de tentar tratar o câncer e que se não desse pra tratar que ao menos eu teria esses 2 meses para me despedir,para fazer a vida dela mais feliz, para ficar ao lado dela todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/07/historias-animais-lara.html?m=1

      Excluir
  58. Eu já estava me sentindo culpada por ter ficado esses últimos meses longe dela pois estou estudando para o Enem e para vestibulares, e aí eu quase não ia na casa da minha irmã ver ela, já estava há um bom tempo sem abraçá-la, sem beijá-la sendo que quado ela morava comigo eu fazia isso todos os dias. E aí justo nessa quinta feira dia 28 eu só fiz dá carinho e não me despedi. Aí na sexta de manhã eu estava dormindo e minha irmã passou aqui em casa às 7h avisando minha mãe que Lara estava com dificuldade de respirar e que era pra eu ir lá quando eu acordasse. Só que eu não acordei, minha mãe tbm não me acordou, e olha que eu estava sonhando que era o dia de levar lara no veterinário para os exames. Aí quando foi 8h37 minha irmã me ligou do trabalho, me acordando, falando que a menina que cuida do filho dela lá na casa dela tinha mandado um vídeo de lara passando mal com dificuldade de respirar. Só que isso já tinha começado às 7h e ela poderia ter me acordado antes e não o fez. Aí eu tirei a camisola e botei uma roupa e fui pra casa da minha irmã, sendo que agora ela mora aqui perto da minha casa. Foi questão de poucos minutos que eu não cheguei a tempo de me despedir de Lara em vida. Eu cheguei lá e fazia pouco tempo que ela tinha parado de respirar e eu fiquei em estado de choque, nem conseguir abraçar e beijar o corpo, toquei e vi que ela não estava quente. Foi um dia horrivel, eu não me despedi, fiquei remoendo isso vários dias, parecia que isso não tinha acontecido de verdade. Agora que minha ficha começou a cair é que eu sinto a falta de ter me despedido. A saudade dela. Quase 11 anos da minha vida e eu não pude nem agradecer. Sem contar que eu poderia ter ido ver ela mais vezes nesses últimos meses, não ficar estudando tanto assim. E ela estava tão bem que ninguém viu nenhum sintoma antes de que ela teria câncer, exceto aqueles 2 caroços nas mamas. E foi tão estranho que minha irmã foi seguindo com a vida dela normal e só eu mais outra irmã mais nova sofrendo, principalmente eu que sofro até hoje. Mais de 15 dias que Lara se foi e eu ainda lembro de quando a vi pela última vez, dando carinho na cabeça e nas orelhas quando podia ter beijado e abraçado. Enfim...

    ResponderExcluir
  59. Olá bom dia estou em choque ontem cheguei a noite em casa meu cachorro de 9 meses desceu no quintal subimos juntos pra casa e ele fkou na sua casa e eu entrei hj pela manhã ao sair notei que ele não me acompanhou até o portão fui mexer com ele e estava morto todo babado gostaria de uma ajuda pra entender que aconteceu ainda está com corpo quente e mole fui olhar o quintal notei que tinha pedaços de lesma pelo quintal e plantas como se tivesse vomitado, lesma pode ter matado ele então pouco tempo estou muito triste de vdd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito.
      Alguns animais possuem toxinas e podem causar a morte do cão que o morder, por envenenamento.
      A baba é um sinal de envenenamento, bem como a lesma.
      Provavelmente, pode ter sido a causa da morte, mas somente um exame veterinário pode concluir com certeza.
      Após o luto, pense em adotar outro animal. Há muitos cães esperando carinho de novos cuidadores!

      Excluir
  60. boa noite!!
    meu cachorro cm 3 meses.. dei o remédio de verme a pavirose..
    elle estava mtt bem na segunda.. na terça ele morreu do nada, com a lingua pra fora

    ResponderExcluir
  61. Pergunte ao veterinário qual a causa da morte e se houve alguma relação com as vacinas. Por ter sido muito perto, pode haver ligação e você pode questioná-lo, pois ele é responsável pelos efeitos da vacina.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite.meu cachorro moreu hj.parou de comer.comecou a babar e fikou com a lingua roxa depois de morto fikou preta.e a da metade da bariga pra frente estava meio enchado e abariga meio q pulava.o q poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra saber sen exame. Converse com o veterinário e ele vai explicar melhor!

      Excluir
  63. Oi bom dia.
    Meu cachorro era um Pitt bull muito saudável,tomou as vacinas certinhas,ele comia comida de panela é também a ração dele com carne,só que ele não sentia nada. Na quinta feira dia 21/09/18 ele acordou bem e brincalhão levei ele pra passear e fazer as necessidades dele, só que ele estava com diarreia, na sexta-feira ele acordou bem. Pela manhã ele comeu umas bolachas Maria e meio dia ele estava vomitanto uma baba branca, ele vomitou uma 5 vezes e daí ele já não levantava só queria ficar deitado e já estava sem querer comer, sem beber e há estava triste... no sábado a situação já se agravou ele não comia nada nem bebia água e se fizesse isso ele botava pra fora,foi levado ao veterinário e compramos um remédio q o médico indicou. só que ele botava o remédio todo pra fora, ele já estava magrinho, fraco com os olhos baixos e cheios de água como se tivesse chorando. Ele babava muito uma coisa amarela, e ontem (segunda-feira) ele chorava muito, até que ele se calou. quando fomos ver ele estava morto 😢😢😢 não sabemos oq ele tinha, o médico suspeitou que era (doença do carrapato) só que ele morreu muito rápido em 3 dias que ele adoeceu. Você tem ideia do que pode ter acontecido? Você deve ter mais experiência, por favor me explique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ter levado ao veterinário no primeiro vômito. E fazer exame de sangue para diagnosticar. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. No caso, demorou e não houve diagnóstico preciso (achismo não resolve) para ser tratado adequadamente do real problema.
      Parece que estava, sim, com doença em estágio avançado, não foi tratado a tempo, nem adequadamente talvez.
      Duas lições:
      - ao primeiríssimo sinal estranho leve ao vet.
      - insista ao vet que faça exames para diagnosticar o que ocorre e tratar da melhor forma.

      Não sei dizer qual seria a doença. Pela minha experiência e pelo relatado, não acho que seria doença do carrapato.

      Lamento!

      Excluir
    2. O meu foi parecido, derrepente parou de comer e vomitava, deu uma fraqueza nas pernas. No segundo dia foi pro veterinário e ficou internado, amanheceu morto.

      Excluir
    3. Breno, o seu não morreu de repente. De repente significa não apresentar nenhuma anormalidade e morrer.
      O seu apresentou sinais de que não estava bem, por isso insisto que se deve levar o animal ao vet no primeiro sinal estranho, assim aumentam as chances de tratamento e cura.
      Sinto muito!

      Excluir
  64. Ola boa tarde meu nome eh analice e eu tenho uma cachorra chow chow e ela teve filhotes um dia eu fui dar sua raçao e a outra filhote foi cumer junto ela nao quis e atacou a filha.
    Ela comecou a sangra de mais e quando eu peguei ela percebi que a mordida pegou bem emcima do seu olho entao eu linpei com um pano limpo e o olho dela ficou bem inchado e ate hj e meio esbugalhado mais ela tava boa ate que omtem ela comecou a vomitar e ficava meia tonta nao come mais e nem consegue se levanta seu corpo todo esta dolorido e sua patas da frente nao se meche o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ter levado no veterinário no dia do acidente. Deixar passar tanto tempo pode caracterizar maus tratos, pois deixou sem socorro e sofrendo.
      Leve no veterinário urgentíssimo.

      Excluir
  65. Oi o meu cachorrinho peguei ele fazia 2 dias e a noite foi dormir normal e de manhã ela ja estava morta não entendi nada, era vacinada.... Tinha 2 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questione o dono anterior, pode ter vindo com alguma doença. Por isso se recomenda passar pelo vet e fazer exames para checar se a saúde está bem.

      Excluir
  66. Boa tarde ontem perdi meu Golden c labrador tinha 7 anos. A tarde tomou banho estava calor, brincou, almoçou e tomou agua. A noite por volta das 20h, meu filho liga avisando que ele deu dois uivos alto e já caiu morto. A língua estava preta. Ele só me deu felicidades e foi recíproco. Ele era meu filho de rabo o caçula. Esta sendo muito difícil pra mim. Não entendo porque se foi. Foi enterrado no sitio da família. Foi um enterro digno a ele. Pra sempre em meu coração Spyke.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito. Ele sempre vai estar com você e certamente leva você no coração.

      Excluir
  67. Olá. Pegamos uma lhasa de 45 dias na sexta feira. Na segunda ela começou com diarréia, levamos na vet ela deu probiotico para ela tomar e cortou um patê que dávamos junto com a ração. Na terça ela parou com a diarréia mas começou vomitar e parou de comer. Levamos na vet novamente que lhe deu um injetável para parar os vômitos. Ontem ela continuou vomitando e sem comer, a vet veio a tarde e lhe deu mais uma injetável pra controlar o vômito e um antibiótico. A noite após eu dar o probiotico os vômitos recomeçaram e de madrugada ela faleceu! Não sabemos se ela ja veio com algum problema ou se foi erro da veterinária no atendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo narrado, acho bem provavél que veio contaminada. Porém o vet deve fazer exames no primeiro vômito (sangue, fezes). Sugiro que questione ambos: o proprietário anterior e o vet.
      Ao proprietário anterior, pediu carteira de vacina? Ao vet, peça um laudo do ocorrido (por isso seria importante saber se estava contaminada) e busque ressarcimento com o proprietário anterior, se comprado. Mais orientações sobre buscar seus direitos, me pergunte.
      E sinto muito pela cachorrinha.

      Excluir
    2. Sim. Ela tinha carteira de vacinação e um dos problemas é que tinha vacina nacional, e tomou essa vacina na sexta em que pegamos ela. Foi nossa primeira cachorrinha de estimação e nao sabíamos de alguns detalhes como o da vacina importada. Suspeito de cinomose ou parvo, e ela era muito pequena, tinha somente 500g,de fato acredito que nao resistiria a um problema sério como esses. Obrigada pela atenção!

      Excluir
    3. Eu não penso que a falha tenha sido da vacina nacional. Tenho minhas restrições quanto a indústria farmacêutica e essas diferenciações.
      Na verdade, há estudos (homeopatia, por exemplo) que contra-indica homeopatia.
      Parece-me, mesmo, descaso do proprietário da mãe/ninhada.
      Adote um sem raça quando o luto passar!

      Excluir
  68. Ontem perdi minha cachorrinha de uma aninho, chamava Maia,ela era uma mistura de pug com Spitz alemão, era uma cachorra amiga, carinhosa, una companheira, ontem meu marido foi psssear com ela no lago da cidade, como várias outras vezes, ela adora nadar, pegar a bolinha dela,depois de brincar muito ela ficou quieta e teve diarreia com um pouco de sangue e estava bem fraca, meu marido troxe ela pra casa,ela estava mole, fez xixi num lugar que ela nunca fez, dei um banho nela, mas ela nao tinha reação nenhuma, estava sem força, fiquei abraçada com ela, esperando meu marido para levarmos ao veterinário, mas ela estava morrendo, a lingua ficou roxa, o corpo tremeu e ela morreu quando entramos no carro. Não consigo entender de que ela morreu,ela nao tinha nenhum sintoma, só não havia comido pela manhã, mas ela s estava super feliz, meu coração esta dilacerado.

    ResponderExcluir
  69. Domingo às 22:23 HS estava na cama com meus 2 cães prontos pra dormir, de repente escuto um barulho, quando acendi a luz meu yorkshire de 5 anos, está caído no chão , a altura da cama é de 70 cm. Ele apresenta ao apneia e quando pego ele no colo percebo o pescoço fraturado e batimentos de 170 do coração. Daí ele morre em 30 a 40 segundos depois. Esse cãozinho já tinha descido dessa cama umas 2 mil vezes, não sei se ele pulou e bateu a cabeça, ou se passou mal e caiu sem os apoios das patas.qual a sua opinião? Antes estava completamente normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como saber sem exames.
      Nem tem como saber se fraturou o pescoço. Só um vet poderia saber.
      Sinto muito.

      Excluir
  70. Hj minha bebê de 8 anos se foi. A vira lata mais linda.
    Amanheceu morta na cama dela. Triste não saber o que aconteceu... estava bem, brincando, comendo... E no silêncio se foi. Já está fazendo falta...

    ResponderExcluir
  71. Sinto muito.
    Faça ela viver no seu coração e nos atos de bondade que você pode fazer em nome dela.
    Assim que pasaar o luto, adote um amigo, há muitos animais precisando de família.

    ResponderExcluir
  72. OI, GENTE MEU CACHORRO FALECEU HOJE A TARDE, ELE TINHA 14 ANOS, TINHA UM TUMOR NA PATA TRATEI COM INJEÇÃO DE CORTI COLE DIMINUIU MAS DEVIDO A IDADE ELE JÁ NÃO COMIA MUITO, DEI SULFATO FERROSO PARA ANEMIA POIS ESTAVA TOTALMENTE ANÊMICO. MAS DURANTE TRÊS MESES FOI MUITO SOFRIMENTO PARA ELE E PARA MIM LUTEI CUIDEI DELE COMO SE FOSSE UM FILHO, MAS ERA MUITO GRANDE PERDEU PESO PQ NÃO SE ALIMENTAVA BEM. SÓ DAVA CARNE. MESMO TOMANDO TAMBÉM VITAMINA NÃO ERA SUFICIENTE. E HOJE VEIO A ÓBITO. O MAS ESTRANHO QUE POUCOS MINUTOS ELE INCHOU MUITO A BARRIGA DEPOIS DA MORTE, O QUE PODE TER ACONTECIDO. ESTOU MUITO TRISTE.
    APESAR DE TER AINDA 05 CACHORROS MAS ELE ERA O MEU VELHINHO...

    ResponderExcluir
  73. Meu cachorro morreu hoje. Ele estava bem até ontem,hoje ele amanheceu mal, ficou quietinho na casinha dele, fui ver como ele estava, e percebi que estava com sangramento no ânus, perdeu todos os movimentos do corpo e acabou morrendo. Não sei o que pode ter acontecido com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito.
      Para saber a causa, precisava levar ao veterinário!
      Verifica com o vet a possibilidade de ter sido doença contagiosa e em quanto tempo pode ter outro!

      Excluir
  74. A minha cadela morreu hoje a tarde. Ela estava bem demais de saúde, estava brincando comigo e com o filhote dela de 4 meses. Aí ela foi para o quintal, o filhote seguiu e eu fui fazer minhas coisas. Quando minha mãe chegou em casa, a cadela estava deitada, mas minha mãe achou que ela estava dormjndo. Umas 20:00, minha mãe foi na casa da minha vó fazer comida para meu avô e viu que a cachorra estava na mesma posição a horas, foi até ela e viu que ela não estava respirando e estava totalmente dura. A gente não faz a menor ideia do porque ela morreu, ela estava saudável, com todas as vacinas em dia, ela comia a ração, bebia água, estava fazendo todas as necessidades normalmente. Ela simplesmente caiu no chão sem fazer nenhum barulho sequer e caiu morta. Minha mãe disse que ela provavelmente tentou beber água antes de cair, já que o balde de água dela estava virado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gravidez exige muito da fêmea, geralmente elas fiquem com a imunidade baixa e eventuais doenças aparecem mais facilmente.
      Para saber a causa, somente um vet mesmo.
      Castre o filhote. 4 meses é a idade ideal.
      Boa sorte.

      Excluir
  75. Bom dia meu cachorro era um chow Chow era era igual um leão lindo ele tava vomitando eh babando aí eu levei ele no veterinário ela deu uma vacina pra ele aí eu levei ele pra casa ele tava alegre aí de noite eu me acordei umas 4:30 pra trabalhar eh ele foi me deixar lá na porta eu percebi que ele tava com uma cara meio triste eu fui trabalhar eh deixei ele em casa com minha esposa aí ela me ligou dizendo que ele tava babando tudo dentro de casa aí ela colocou ele na coleira lá fora aí ele se soltou eh comecou a andar de um lado pro outro não conseguia se levantar ele tentava eh não conseguia quando ela me falou isso eu saie do trabalho eh fui dirigindo rápido pra casa no meio do caminho ela me liga de novo falando que ele tinha morrido eu continuei dirigindo sufocado de tão mal aí eu cheguei em casa eh vie o meu filho morto comecei a me culpar meu coração tava pra sair pela boca meu filho me abandonou eu amava muito meu cachorro só queria saber como eh por que ele morreu desse jeito pra comfortar meu coração ? Ele não era um cachorro ele não era um animal pra muitos que pensam assim ele era meu amigo ele era meu filho nunca mais vou ver ele na vida me sinto culpado o que pode ter matado meu cachorro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Questione o veterinário. Eu entendo que deveriam serem feitos exames emergenciais para saber o que realmente estava acontecendo. Parece que não foi feito. A medicação é necessária (certamente não foi vacina, vacina se dá para prevenir), mas é necessário verificar e tratar a causa.
      Em todo caso, já foi!
      Eu já perdi cães, que também considero filhos, e o sofrimento foi terrível! É natural!
      A culpa vem mesmo, mas não resolve nada!
      Com o tempo, fui percebendo que a melhor forma de eu sobreviver a essa dor, era transformar a lembrança da vida daquele ser que se foi em amor. É uma forma muito nobre se honrar e agradecer por termos podido conviver com esses seres tão especiais.
      A dor fica um tempo. O luto faz parte.
      Mas questionar a morte é inútil.
      Vá permitindo que seu coração ame outro aninalzinho assim que estiver melhor.
      Celebre a vida de seu cão falecido ampliando o afeto. Há muitos animais buscando colo e com certeza seu cão estará muito feliz em ver que sua capacidade de amar só cresceu, pela presença dele na sua vida! Esse é o maior legado que animais deixam pra gente: amor não morre, transforma!
      Ele sempre estará dentro de seu coração e levou você no dele. Essas são preciosidades da vida!
      Viva com o amor incondicional que ele te ensinou. Seja melhor para você, pros humanos, pros animais, plantas, natureza, pro mundão!
      Faça a passagem rápida da vida dele pela sua transcenda! Amplie! Espalhe! É a homenagem mais bela e justa!
      Um dia, vocês vão se reencontrar... mas não agora!

      Excluir
  76. O meu cão amanheceu morto domingo de manhã, ele era da raça pastor alemão. Porém, a dois meses atrás do nada,ouvi o um barulho ele tendo uma crise, levei ao veterinário. Segundo ele era espasmo e então o meu cao passou a tomar,o remédio (calmavet). Não deu mais crise, mas como falei no início, no neste domingo, César(era seu nome) amanheceu morto.

    ResponderExcluir
  77. Minha cachorra amanheceu andando esquisita , andando um pouco dura , pensei que ela tinha brigado com minha outra cachorra , pois ela se desentende as vezes , e na parte da tarde por volta das 16:50 , eu encontrei ela morta , o que pode ser ?

    ResponderExcluir