domingo, 10 de junho de 2012

ANIMAIS DEFICIENTES - Cadeira de rodas

Há algum tempo no mercado cadeira de rodas para animais deficientes, em especial àqueles que perderam movimento das patas traseiras. Como disse, eu tenho um dachshund com essa deficiência. Há algumas empresas especializadas nisso. A do meu cachorrinho, eu encomendei com uma estudante de veterinária que fazia artesanalmente a cadeirinha, era mais barato do que as de empresas. Logo que ele apresentou o problema e eu tinha esperanças de que ele pudesse recuperar os movimentos, eu adquiri a cadeirinha como um suporte de fisioterapia. A cadeirinha ficou pronta rapidinho e chegou pelos Correios. Como é feita sem medir e ver o animal pessoalmente, eu enviei as medidas pedidas, precisou de alguns pequenos ajustes, mas tudo calculado, com fitas extensoras etc. O que não ficou no lugar correto pode ser ajustado. Ajustei tudo e ficou boa. Porém, o meu cachorrinho não gostou dela e se recusava a andar com ela. Antes do problema, ele não andava com coleira, guia, ficava paralisado quando colocava a guia até tirarmos. Talvez esse fato tenha contribuído para a revusa. Outro fato que me pareceu relevante é a de wue especificamente o meu cão é bem pequenininho e leve, pesa cerca de 3 kg, e, embora leve, por ele ser bem pequeno, o peso da cadeirinha ficou um pouco excessivo a ele. Das poucas vezes que ele andou forçado com a cadeirinha, era perceptível que ele fazia um esforço para puxá-la, era como um cavalo puxando uma corroça pesada! Já vi casis de cães maiores que tiveram mais facilidade, justamente por serem bem mais pesados que a própria cadeirinha e puxá-la não ser algo penoso. Como a coluna dele tinha acabado de sofrer uma grande lesão, não achei que valia a pena mantê-lo esforçando-se para puxar a cadeirinha pesada para ele. No mais, assim que as dores passara (nas primeiras semanas ele teve muita dor), ele se arrastava com muita facilidade, por ser levinho, rapidamente, com muito mais desenvoltura do que com a cadeirinha. Claro que o arraste provoca outros problemas, como ferimentos, mas tratarei disso em outra postagem. Tenho em conhecido cuja dachshund fêmea também sofre da mesma deficiência. Ele adquiriu uma cadeirinha de empresa especializada e disse que mecanicamente é muito bem feita e que valeu a pena o gasto a mais. A cachorrinha dele usa e gosta! Cada caso é um caso! A experiência do meu cachorrinho com a cadeirinha foi essa. Compraria de novo, porque só testando saberia se funcionaria ou não. Se ele fosse grandão, talvez o arraste ficasse bem dificultoso e a cadeirinha ajudasse bem mais. Hoje em dia ele vive muito bem sem a cadeirinha, com algumas adapatações, das quais falarei adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário