sábado, 23 de junho de 2012

ANIMAIS DEFICIENTES - lesões de contato

Aproveitando o gancho da pergunta sobre a gatinha deficiente, vim falar sobre lesao de contato.
O que é isso? Quando o animal deficiente nao se locomove normalmente e, não tendo dor, a tendência é que se arraste.
Meu cachorrinho só não se arrastava enquanto tinha dores nos primeiros dias da paralisia. Logo já começou a se virar sozinho. Não passava aperto, se arrastava rapidinho e se adaptou com facilidade à sua nova condição!
Como eu relatei numa postagem anterior, ele não quis a cadeirinha de rodas, então o arrastamento tem sido sua forma de locomoção.
Hoje em dia, algumas partes das patinhas traseiras têm pequenos calos. De tanto raspar no chão, feriu e foi formando um tipo de couro duro no local. Para evitar essas lesões de contato, o ideal é que o animal utilize a cadeirinha de roda e não se arraste, mas na impossibilidade, inviabilidade, temos que cuidar para não lesionar e tratar quando ocorrer.
Os primeiros locais que apresentam feridas são as partes mais grossinhas, as articulações.  É comum ralar, esfolar. Como o animal não tem sensibilidade nessas área, ele nem irá se incomodar se estiver machucando e vai se arrastar até sangrar.
Para tentar evitar isso, tente envolver com esparadrapo micropore. Será como uma proteção, espécie de joelheira ou cotoveleira. Não use esparadrapo grosso, que arranca os pêlos ao retirar. Melhor o micropore. Aplique com o pêlo seco e se já tiver feridinhas, passe uma pomada cicatrizante antes. Não se esqueça se trocar com frequência, pois ficará logo sujo. Pode ser que descole sozinho por causa do arraste, limpa o local e coloque novamente. Se não for possível fazer esse tipo de proteção/curativo, limpe as feridas que surgirem e passe sempre uma pomadinha cicatrizante.
Eu uso no meu cão Dermolene e Alantol. Alantol tem a vantagem de, além de ser pastosa e aderir melhor na pele, afasta o pouso de moscas, o que é excelente. Feridas abertas atrairão moscas, podendo inclusive criar berne no local (mosca pousa, bota ovos, que gerarão larvas). No mais, tem que adaptar o piso para que ao se arrastar, fira o menos possível. Falei disso com detalhes numa postagem anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário