sábado, 23 de junho de 2012

DUVIDAS - Gata deficiente

Respondendo a pergunta deixado sobre cuidados de uma gatinha deficiente: Como cuidar de um animal deficiente recem-chegado?
Primeiramente, verifique qual o tipo de deficiencia, se o animalzinho tem dor, se corre risco de vida, se precisa de cuidados de emergência (ferida aberta, febre, sangramento etc).
Se for caso de emergência, naturalmente o animal deve ser levado a um veterinário de imediato! Atenção, universidades que ministram curso de medicina veterinária geralmente tem hospital veterinário de atendimento ao publico gratuito. Portanto, se nao tiver condicoes de pagar um vet, procure um local desses, vou fazer uma busca e deixar aqui no blog!
Voltando ao assunto, se verificar que o animal esta aparentemente bem ( come, bebe água sozinho), ainda é importante leva-lo a uma consulta para averiguar melhor a deficiência, se é reversível, possíveis tratamentos etc, mas já esteja atento para cuidar da melhor forma possível do bichinho.
Providencie um local em que o animalzinho esteja seguro. Se nao conseguir se locomover sozinho, um local fechado, abrigado de frio, sem que haja perigos de quedas. Como cada caso é um caso, vou direcionar essa postagem à pessoa que pediu orientação sobre uma gatinha sem movimento nas patas posteriores.
Após locar em um lugar seguro, com uma caminha, comida e água disponíveis, veja se está fazendo xixi e coco. Ainda que tenha perdido o controle das necessidades fisiológicas, pode ser que o xixi e coco saiam sozinhos. Se sair, é só manter o local limpo. Forre com jornal, que absorve o xixi, troque de tempos em tempos, conforme a necessidade e sua disponibilidade e recolha o coco.
Ofereça uma ração que nao solte o intestino, coco mole vai piorar a situação. No caso de intestino solto, um pedacinho de pão é uma dica para prender o intestino até o vet medicar. Mas procure uma ração que deixe o coco durinho. Se o xixi e coco nao estiverem saindo sozinhos, você terá que ajudar a eliminar, pois retenção pode causar infecções, se nao elimina e fica no corpo favorece colonização por bactérias.
Em machos, acho que pela própria conformação do corpo, é mais comum sair tudo sozinho. Já em fêmeas, há mais possibilidade de ter que ajudar a eliminar. Como fazer isso? Inicie com uma massagem no abdomem.
Isso já deve ajudar e começar a excretar. O meu cachorrinho paralítico elimina sozinho, ou seja, tem incontinência, mas algumas vezes eu ajudo na eliminação, pois sai tudo de uma vez só e evita ficar pingando xixi, deixando úmido. Como eu faço? So de ele se arrastar e movimentar o corpinho, xixi e coco vão saindo. Massageio levemente, fazendo uma pequena pressão com um dedo entre o saquinho e o pênis.
Eu já criei uma técnica que quando faço isso o xixi sai todinho em jatos. Ainda com os dedos com leve pressão nesse local, já alcanço o canal anal e é possível sentir que as fezes estão passando por ali e logo saem. Se o animal nao soltar sozinho urina e fezes durante umas 12h, já é caso de ter que ajudar, está retendo. Eu contei como eu tenho feito com meu cão, mas peca uma orientação a um veterinário se tiver dificuldades. Nao deixe que o animal fique por mais de 12 h sem fazer xixi e coco. Quando o animal retém, a eliminação deve ser feita no mínimo 2 vezes ao dia, se nao pode causar infecções.
Outra questão: arrastar-se e se ferir. Se o animal nao tem dor, ele ira se arrastar para se locomover. Como já falei, deve providenciar um piso adequado, cuide para que ele nao fira (na medida do possível) as partes do corpo que estão em contato com o chão.
O arrastamento provoca lesões na pele, que podem ser difíceis de sarar. Se começar a fazer calinhos, tente colocar um esparadrapo no local (geralmente nas articulações), como uma joelheira ou cotoveleira para proteção. Troque sempre. Havendo feridas, trate normalmente, antiseptico e alguma medicação cicatrizante. Devido à umidade, eles podem assar com facilidade.
Procure uma pomada para evitar, proteger, tratar. Eu uso Dermolene.
 
As moscas.
Devo lembrar que o local onde animais com incontinência fisiológicas pode atrair moscas, devido o xixi constante. Claro, o ideal é manter limpo, mas entre uma lavada e outra fique atento as moscas que podem aparecer. Eu costumo fazer uma solução de citronela + álcool e gotejar no local, para manter as moscas afastadas. No próprio animalzinho, pode pingar umas gotinhas de anti-pulgas, que irá afastar pouso de moscas. Ao dono da gatinha: entre em contato novamente, diga como vão as coisas, que vou te ajudando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário