terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CÃES - Ferimento que não cicatriza

Ferimentos podem demorar a cicatrizar.
Num primeiro momento, é preciso que o vet oriente sobre a causa dessa não cicatrização.
Problemas de saúde do animal podem interferir na cicatrização, como baixa imunidade. Neste caso, além do ferimento, esse outro fator deve ser tratado.

Segue algumas noções sobre feridas abertas que não cicatrizam.
Queimadura é outra situação e os procedimentos e medicações são outros.
Feridas decorrentes de doenças, como dermatite com lesões abertas (várias feridinhas pelo corpo), também devem ser tratadas de modo específico. Não são feridas causadas por fator externo, mas sinais de alguma patologia a ser tratada. Com o tratamento da doença em si, essas lesões devem desaparecer. Consulte o vet.

Ferimentos com bicheira não cicatrizam. Sempre que houver um buraco na pele que não fecha, desconfie de bicheira.
Se conseguir olhar dentro, porque dói muito e o animal não vai deixar mexer, vai ver as larvas. Providencie a eliminação urgente dessas larvas. Leve no vet. Lepecid é uma indicação para matar as larvas.

Fístulas e abcessos podem demorar a cicatrizar também. São câmaras de ar (ou algum líquido, podendo infeccionar onclusive) anormais que devem ser tratadas por vet.

Ferimentos infeccionados demoram para cicatrizar. Significa que há vírus ou bactérias no local que estão dificultando a cicatrização. Sabemos que infecciono quando vaza algum líquido amarelado, purulento. A assepsia (limpeza) é indispensável e medicação local com antibiótico, antimicrobiano. Dependendo do caso, vet pode indicar antibiótico oral.

Fazer curativo pode ser indicado ou não. Depende da situação. Deixar o local abafado e úmido dificulta a cucatrização, mas evita lambedura e contaminação. Veja com o vet qual a indicação.

Indicações: Rifocina, Povidine, Nebacet spray ou pomada, Iodo, Bactrovet spray, Alantol, Lepecid, Profenid pomada.
Atenção: em filhotes novinhos o cuidado deve ser redobrado ao aplicar medicação.


Medicamentos com repelentes são indicados para evitar bicheira.
Prefira os que "secam" a superfície. Quando mais úmida (ficar lambendo), mais demora para cicatrizar e mais risco de infecção.

Cicatrizante natutal em caso de emergência: açúcar cristal.

Como saber que a ferida está cicatrizando?
Como em humanos, o local vai ficando mais sequinho, para de vazar líquidos, vermelhidão reduz, as bordas vão diminuindo até a pele se reintegrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário