Antes de ter dois ou mais animais de espécie diferentes, pesquise sobre eles, principalmente se podem conviver e se um não é predador natural do outro.
É muito comum vermos cães e gatos juntos, cães/gatos e aves etc.
Porém são animais que instintivamente caçam o outro, seja para comer ou não.
Não há como ensinar um gato a não atacar uma ave. Esse comportamento é do instinto do gato.
Pode acontecer de animais domésticos incompatíveis conviverem, mas não é a regra, é sorte mesmo.
E os animais não são maus ou fazem por maldade.
Recebi um comentário de alguém que bateu num gato porque atacou um pintinho.
Isso é maus tratos!
A responsabilidade sobre os animais é do cuidador/proprietário.
No caso do gato, ele não fez nada de errado, apenas seguiu seu instinto natural e bater nele não vai resolver, ele não vai entender.
Outra questão a avaliar sobre ter animais de espécies diferentes no mesmo ambiente é verificar sobre as doenças que eles podem ter.
Algumas doenças comums em certo animais, se contraída por outro animal de espécie diferente pode ser muito grave ou fatal, devido a diferença de organismos e imunidades.
Assim, se um dos animais pegar certa doença e for tratado sem grandes complicações, ao conraminar o outro, pode levá-lo à morte.
Principalmente o convívio entre animais de classes diferentes: mamíferos, aves, répteis etc. exige mais atenção. Alguns animais podem até ter determinados germes que a ele são inofensivos, mas muito nocivos a outro de outra classe.
Animais hospedeiros de vírus e bactérias são transmissores de doenças que não os atingem.
Por exemplo, ratos podem ter a bactérias da lepstospirose ba urina, que a ele não causam mal, mas causar lepstospirose em outros animais e humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário