sábado, 27 de setembro de 2014

CÃES - Por que não colocar sapatos

No mercado pet, há algum tempo, há sapatinhos para cachorros.
São engraçadinhos, as pessoas pensam em colocar para passeara na rua, por exemplo, e evitar suas as patinhas, mas não é indicado para o animal. Na verdade, não se deve usar sapatinhos nas patinhas dos animais.
Primeiro, vale dizer o obvio, que animais não são humanos, portanto, não se deve atribuir comportamentos humanizados a eles, como usar sapatos.
Eles devem viver como animais, utilizando seus instintos e esses acessórios atrapalham o bom uso dessas funções sensoriais como faro, tato, olfato etc.
Ao vasculhar uma área, é da natureza do animal cheirar os odores locais, marcar território se for o caso, pisar no chão.
Especialmente quanto aos cães e gatos, nos coxins (aquela "almofadinha" da pata, a sola), além das funções de tato, há glândulas sudoríparas que fazem a termorregulatórias do animal. (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/pvb/v29n2/a17v29n2.pdf. Acesso em 27 set 2014).
Os cães e gatos não suam como os humanos. A troca de calor com o ambiente é feita por meio dessas glândulas sudoríparas. E uma delas está localizada justamente nos coxins.
O sistema de perda de calor de cães, principalmente peludos e braquicefálos (focinho curto) não é muito eficiente.
Assim, eventual aumento de temperatura corporal pode causar sofrimento e até levar a óbito (sim, morrer de calor literalmente!).
Daí a importância de manter livre o tecido sobre essas glândulas sudoríparas das patinhas.
É notório o incomodo do animal ao usar sapatos, veja:







Parece que eles ficam desorientados, porque talvez seja essa sensação mesmo que eles tenham.
Enfim, não coloque sapatinhos em seu animal. Há funções importantes nas patas que devem ser preservadas. Para a saúde dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário