Vou trazer um novo tema para o blog: Ecovoluntariado.
O assunto tem tudo a ver com o propósito deste espaço que é o engajamento com as causas da natureza.
Já participei de alguns e foram as melhores experiências da minha vida.
Há muitas opções de projetos no Brasil e no mundo, mas pouco divulgados em português.
Este espaço terá o papel de divulgar essa atividade tão bela.
O que é ecovoluntariado?
Para quem não conhece, ecovoluntariado é um atividade social que a pessoa realiza em prol da natureza, sustentabilidade, valores sociais voltados à fauna e flora.
Existem projetos específicos, de áreas específicas, em que instituições, universidades, ONGs, terceiro setor, fundações, particulares, quem tiver interesse são responsáveis e tais projetos recebem voluntários para realizar as atividades junto com o pessoal fico, tal como um aprendiz ou um estagiário, durante um período de tempo.
As regras e condições variam de acordo com cada projeto. Mas, em geral, o voluntário doa um certo valor pecuniário que é revertido às finalidades do projeto e passa uma temporada (dias, semanas, meses) com o grupo realizando as atividades e conhecendo o projeto de perto.
A variedade de projetos é enorme. De áreas, de valores, de tipo de atividades. Posso falar sobre isso mais detalhadamente conforme houver interesse e de acordo for apresentando os projetos pra vocês.
O que o voluntário recebe?
Experiência que não há valor que pague e que não tem preço!
O voluntariado é uma atividade social assistencialista que atua em vários ramos. Vamos tratar aqui do ecovoluntariado que está relacionado ao tema do blog que é a natureza, mas o voluntariado em si independente da causa que esteja abraçando é sempre algo valioso.
Para quem gostaria de ser voluntário em causas não necessariamente voltadas ao meio ambiente em específico, há inúmeras opções interessantíssimas.
No Estado de São Paulo, pode-se conhecer projetos em: www.voluntariado.org.br
Nos demais Estados, tentem entrar em contato com o pessoal do site de São Paulo que certamente eles irão indicar projetos em outros locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário