segunda-feira, 25 de junho de 2012

DÚVIDA DA ANA - Gatinha deficiente

Pergunta da Ana
Respondendo: Ana, se ela faz algum movimento com a patinha, significa que ela tem sensibilidade (chama-se dor profunda), não perdeu toda a capacidade de movimentação. Isso é uma boa notícia, pois pode haver chance de ela recuperar os movimentos.
Eu iria te pedir para verificar justamente isso, se ela tem essa dor profunda (não é uma dor propriamente dita, mas se sente a pata). Apertar, dar uma cutucadinha, fazer algo e verificar como reage. Se ela não esboçasse nenhuma reação, então é um indício de que o caso é irreversível mesmo. Mas, no caso dela, você já adiantou dizendo que ela tem dor profunda, ou seja, tem sensibilidade.
Agora seria hora de investigar isso.
 Se é um problema de nascença, se foi atropelada, algum acidente, se é doença adquirida. Com alguns exames você saberá. Esses exames são importantes porque, por exemplo, se for uma lesão recente, as chances de reversão aumentam muito. Por isso vale a pena.
Se for algo de nascença, uma anomalia incurável, então difilmente reverterá, mas faça os exames para se certificar de qual a causa dessa perda de movimentos. Existe pelo menos uma doença que eu tenho conhecimento que deixa o animal "descadeirado", exatamente nessa situação. Neste caso, também pode haver reversão na medida que a doença for tratada. Por isso tudo a importância de fazer exame, pelo menos um raio-x. E, se for coluna, por ter dor profunda, uma cirurgia pode ser indicada e resolver! Só de ela ter sensibilidade é uma grande coisa. Se ela não tivesse, não haveria muito o que fazer.
Você verificou se ela tem dor de dor mesmo? Sobre a incontinência, não tem erro, se ela soltar o xixi e cocô sozinha, ok. Isso você perceberá. Pelo que disse o xixi saiu sozinho, certo? Você irá saber se ela tem controle vetificando se faz tufo de uma vez ou fica pingando. Se sai tudo de uma vez, indica que ela faz sozinha. Se fica pingando, ela não controla, mas sai sem ajuda. Se não sair, você terá que ajudar. Mesmo que seja o caso, não é nada de outro mundo. Você não tem que ficar 24h com ela. Claro que terá que dar atenção maior do que os outros gatos, mas basta de organizar para fazer essa tarefa. Precisaria esvaziar a bexiga no mínimo 3 vezes ao dia. Exemplo, uma de manhã, outa meio do dia, outra à noite. A da manhã e noite você pode fazer antes de sair e quando volta do trabalho. A do meio do dia, veja se alguém pode dar uma ajuda. Na pior das hipóteses, inicie com duas. O ideal é até esvaziar mais vezes, e o importante é não deixar que ela retenha o dia todo, entende? Idem para o cocô. No mais, se ela come e bebe água normalmente, vida normal. Apenas deixe-a num lugar que ela possa se abrigar do tempo. E eles se viram. Não tem necessidade de cuidados 24h, apenas essas adaptações.
Se você encontrar alguém que queira adotá-la e esteja disposto a cuidar bem, ok. Mas não é muito comum que as pessoas queiram animais deficientes, né? Por isso não desista dela, não sacrifique, não desanime e nem se desespere. Tenho o meu cachorrinho paralítico há mais de 5 anos e levo vida normal. Os cuidados específicos com ele já estão todos adaptados. A gente não fica refém da situação. É viável ter um animal deficiente. Todas as orientações que passo são baseadas nas minhas experiências pessoais. Quando digo isso significa isso ou aquilo, são indícios, pelo que presenciei e como lidei.
É importante seguir recomendação veterinária, por todos os motivos que falei. Resumindo, o que é mais urgente: ver se está fazendo xixi e cocô e se está comendo, bebendo água normalmente. Deixar num local abrigado do tempo. Menos urgente, para os próximos dias, investigue a causa disso. Quanto mais rápido, msiores chances de reversão. A curto prazo, tratar se for tratável (medicação, fisioterapia, avupuntura) e possível. Se não tratável (irreversível), providenciar adaptações, tslvez uma cadeirinha de todas. Volte a dar notícias, como está lidando. Até e boa sorte! Vai dar certo e ser menos ruim do que imagina.

Um comentário:

  1. Tenho um caso semelhante, mas não sei como esvaziar a bexiga, você pode me informar cmoo faço? Se possível, enviar ao meu email: annacampinas@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir