sábado, 23 de junho de 2012

FERRETS - Lesão na adrenal

Adrenal é uma glândula hormonal dos animais e que muito comumente nos ferrets ou furões domésticos apresentam alterações graves.
A lesão nessa glândula dos ferrets é uma espécie de câncer e tem todas as intercorrências dessa doença.
Eu tive 4 ferrets e venho compartilhar minhas experiências. Sinais comuns de lesão na adrenal: Comportamentais: -agitação, irritação, agressividade; - comportamentos sexuais anormais;  - compulsão alimentar; Físicos: - vulva inchada nas fêmea; - acentuacão do cheiro característico; - queda de pêlo; - aspecto pele mais fina.
O diagnóstico de lesão da adrenal é feito pelo veterinário a partir de um exame de ultrassom. Há alguns tratamentos clínicos e cirúrgico. Tenho a dizer que os meus 4 ferrets foram acometidos por essa doença. Sempre tive vontade de ter ferrets e tive quando foi possível. Quando ficaram doentes, providenciei todo tipo de tratamento. Caríssimos. Uma cirurgia não ficava menos que mil reais. Tive dificuldades em encontrar veterinários especialistas. Sempre fui otimista com relação aos tratamentos, sejam quais fossem, mas as estatísticas me trazem aqui para desestimular a aquisição de ferrets. 100% dos ferrets que tive tiveram a doença e morreram em decorrência dela. Oferecia a eles uma boa qualidade de vida, com tudo incluso, desde alimentação, vacinas, ambiente. O tratamento é muito sofrido. Alguns chegaram a vegetar praticamente nos últimos dias.
Já ouvi dizer que a domesticação desses animais e o aumento da longevidade (viveriam menos em estado selvagem) teria trazido problemas fatais como esse. Não posso afirmar, dependeria de um estudo científico.
Eles são animaizinhos adoráveis, brincalhões, criam vínculo com os humanos (para quem acha que não), reconhecem seus donos, atendem pelo nome, são muito espertos, mas eu deixo uma reflexão se realmente vale a pena incentivar a criação desses animais. Não é natural que morram todos, ou com grande incidência, de câncer. Está aí uma domesticação que proponho ser repensada. A inviabilidade de morte natural/ de velhice (ainda que não comprovada cientificamente, na minha experiência por amostragem - 4 ferrets de idades diversas, qualidade de vida boa)é um ponto de partida para essa reflexão.
Em tempo, não há criadouros nacionais. São todos importados e chegam castrados no Brasil. Claro que pode haver inúmeros fatores desconhecidos meus que contribuíram para que os meus 4 furões tenham sido acometidos, mas foi o suficiente para não me incentivar a ter mais, apesar de quão agradável tenha sido a convivência com eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário