Cachorrinho chorando é algo que sempre ouvimos por aí.
Sempre que o filhote está longe ou, mesmo, afastado da mãe, ele pode chorar.
A partir de 45 dias, o filhote já pode ser retirado da mãe, pois já tem condições de comer, manter a temperatura corporal, fazer xixi e cocô, sem depender, exclusivamente, da mãe. Isto não significa que o cachorrinho sabe se virar ou conseguiria sobreviver sem cuidados específicos.
Antes do desmame, a introdução alimemtar já deve ter sido feita e o cachorrinho estar comendo normalmente. Assim, não sentirá o desmame, do ponto de vista nutricional. Mas a falta da mãe, o cachorrinho, provavelmente, vai sentir e chorar.
Como evitar cachorrinho chorando?
Quando, ainda, está com a mãe, comece a deixar os filhotes dormirem sozinhos, separados da mãe. Com os irmão, dificilmemte, vão chorar, pois não terão necessidade de mamar e, também, não estarão sozinhos. É o primeiro passo, degrau, para que acostume ficar sozinho sem chorar.
Quanto tempo pode ficar nessa etapa, com os irmãos da ninhada, depende dos cuidadores.
Em 1 ou 2 dias, afaste os filhotes da mãe 24h. Eles vão se acostumar a viverem por si.
De dormir com a ninhada, afastamento completo da mãe e começar a dormir sozinho, inicia-se outra fase. Talvez chore, talvez não. O fato de já não estar com a mãe facilita muito.
A fase mais delicada é aquela em que o cachorrinho passa a ficar sozinho na casa do novo dono.
A grande maioria de filhotes vai chorar. Se o afastamento da mãe e irmãos for gradual, muitas chances de não chorar.
Cachorrinho chorando, e agora?
Providencie uma caminha para ele dormir. Ele vai se sentir mais confortável com a caminha. Deixe espaço, longe da cama, para xixi e cocô (colocar jornal é uma boa ideia).
Deixe brinquedinhos que o distraiam. Não precisa comprar brinquedos. Faça brinquedos com garrafa pet e grãos dentro, por exemplo, coisas que façam barulho.
Bichinhos de pano que possam morder e puxar.
É possível algum som de rádio? Deixe bem baixinho no local.
Quando for ver o cachorrinho, faça o necessário e saia sem voltar se ele chorar. Deixa chorar um pouquinho, que deve para logo.
Planeje o tempo para que, quando for vê-lo, dê a comida e sair enquanto ele come. Além de ele não perceber que saiu, após alimentação, o cachorrinho costuma dormir.
Colocar junto com outro cachorro da casa pode?
Depende. Em princípio, não. O cachorro antigo pode ser incomodar e criar ciúmes. A rotina do cachorrinho não será a mesma dos da casa, vao ficar ruim pra todo mundo.
O ideal é manter um planejamento para adaptação do filhote. Com o tempo, ele vai sendo introduzido nas regras gerais da casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário