Aves de postura precisam de uma boa e balanceada alimentação para produzir ovos.
Todos os animais precisam, naturalmente, mas se deve dar uma atenção à ave de postura, seja para buscar uma melhor produção, seja pela saúde da ave.
É importante ter em mente que não adianta focar em alimentação só para produção de ovos, sem se preocupar com o animal em si.
A ave deve ser bem cuidada, estar bem de saúde, bem nutrida, livre de doenças, estar em local que permita que viva adequadamente, galinheiro ou soltas, ninhos limpos e seguros, se houver ninhos.
Feitas essas considerações geral, voltamos ao assunto alimentação.
Pode parecer uma bobeira sem relevância, mas o trato alimemtar balanceado faz muita diferença, desde maneiras apropriadas de manejo até a qualidade do alimento em si.
Quanto ao manejo, use o bom senso para não errar.
Limpeza e higiene de comedouros e bebedouros são fundamentais para evitar fungos, doenças.
Se não for possível fazer uma limpeza completa nos coxos todos os dias, faça o máximo possível para manter limpo.
Retire fezes, sujeira, ração ou comida molhada ou úmida.
Aliás, prestar atenção na unidade na alimentação é primordial. A umidade causa mofo, fungos, e as aves são muito suscetíveis a adquirir doenças do trato respiratório decorrente de fungos. E se adoecerem, o tratamento não é fácil! Melhor evitar.
O mesmo vale para água. Água limpa disponível. Atenção especial em dias quentes.
O que dar para comer?
Basicamente, milho, ração e verduras.
Galinhas pastam quando em ambientes abertos, o que é, também, importante.
O animal que tem acesso aos recursos naturais livremente, sempre que possível irá buscar o que necessita. Irá comer o que precisa, como minerais, vitaminas. Elas "sabem" o que comer para se nutrirem em ambiente natural.
Milho e ração devem ser disponibilizados todos os dias. Evidente que a quantidade vai depender da necessidade das aves. Aves soltas que pastam têm menos necessidade a aves confinadas, que dependem exclusivamente do que recebem.
Procure adquirir ração e milho em avicultura, casas de ração e afins onde você possa ver o acondicionamento e armazenamento dos alimentos.
Alimentos mal acondicionados e armazenados atraem ratos e outros animais que se alimentarão do que encontram.
Ratos fazem xixi e cocô por onde passam. Andamento pelas sacarias ou sacos abertos, furados, vão fazer as necessidades no alimento e podem transmitir doenças, quando as aves forem alimentadas.
Portanto, repare nas condições de como estão dispostos produtos de nutrição animal.
Prefira adquirir embalagens fechadas, se possível. A probabilidade de contaminação é menor do que a granel.
Ração de postura é a adequada.
Casas de ração e aviculturas poderão ter opções de ração, mistura variadas, qualidades variadas. Nesse primeiro momento, compre a alternativa que mais atenda suas condições, como qualidade e preço. Para quem pode pagar pagar, pague. Para quem não pode, verifique o melhor custo-benefício que caiba no seu bolso.
Verduras são os alimentos in natura oferecidos às aves. Organize-se para dispor, pelo menos, uma vez por semana. Quanto mais dias puder, melhor.
Outros nutrientes e vitaminas devem ser avaliados caso a caso.
Há suplementação e complementação disponíveis no mercado. Pergunte ao vendedor sobre cada opção e adquira a que melhor atender suas necessidades.
Apesar de não ser alimentação, não se esqueça de vermifugar as aves regularmente. Verifique na bula o modo de administração e siga o indicado. Cada marca pode ter instruções de uso diferentes. Leia a bula!
Essas são informações básicas sobre alimentação para aves de postura. Aprofundarei o assunto em outras postagens!
Nenhum comentário:
Postar um comentário