sexta-feira, 16 de junho de 2017

GALINHAS - Chocadeira caseira

Pergunta:
"MINHA OUTRA PERGUNTA É SOBRE AS MEDIÇOES, NA TEMPERATURA E MANDER 37,7 ATE COMEÇAR O NASCIMENTO E DEMPOIS BAIXAR PRA 34 PRA MANTER ELES AQUECIDOS, A UMIDADE DEIXAR EM 54% ATE O NASCIMENTO? E SOBRE A OXIGENAÇAO DA CHOCADEIRA E DEIXAR ABERTA OS ORIFICIOS DE BAIXO E EM CIMA ? TENHO A MINHA DUVIDA POIS VEJO VARIOS VIDEOS ONDE UM DIZ Q A TEMPERATURA TEM Q SER 37,2 OUTRA 38...A UMIDADE UNS DIZ 50 OUTRO 90% QUAIS AS REGRAS QUE VALE NA CHOCADEIRA, MINHA MAIOR DUVIDA E NA OXIGENAÇAO, TENHO MUITAS DUVIDAS. POR FAVOR ME AJUDE NO COMEÇO, MUITAS INFORMAÇOES QUE DEIXA A GENTE CONFUSO,TEMPERATURA VAI DIMINUINDO?E A UMIDADE VAI AUMENTANDO?" em GALINHAS - Criando pintinhos em chocadeira. 16/06/17.

Resposta:
Olá, bem vindo novamente!
Incubar artificialmente em chocadeira caseira se faz com tentativa, erro, acerto.
Você tem que ler tudo sobre num manual sobre como montar e como fazer funcionar a chocadeira, fazer os ajustes e testar.
Não é garantido que vai dar certo na primeira, aliás, pode demorar algumas tentativas.
Procure um manual na internet e siga as instruções.
A temperatura deve ser o mais constante possível e deve ficar entre 37,2 e 37,8oC. Providencie um termômetro. Mantenha a temperatura constante e regular do começo ao fim.
A umidade deve ficar entre 65% a 75%. A partir do 18o. dia de incubação, aumentar para 80%. Providencie um higrômetro, medidor de umidade.
A viragem é algo mais complexo, vou te indicar um site:
http://www.criargalinha.com.br/manejo/chocadeira/
A ventilação também é importante para as trocas gasosas. Não há uma abertura certa para entrar ar, e precisa entender de química para saber como funcionam as trocas gasosas e quantidades necessárias de gases e como garantir essas necessidades. Tudo depende do tamanho da chocadeira, material etc. O importante é permitir que haja espaços para entrada e saída e ar, sem alterar a temperatura interna. Tem que testar.




4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/07/galinhas-temperatura-de-chocadeira.html

      Excluir
    2. desculpe eu digita com letra maiúscula,meu português e péssimo,e que eu digitei aqui no trampo e digito com letras maiúsculas algumas coisas e esqueci de tira,mil perdoes essa msg anterior de mandei pode tira la pra mim por gentileza,pois fiz um erro e percebi o erro.,mil desculpa.

      Excluir
    3. Fica tranquilo! Estou aqui para contribuir! Volte sempre!

      Excluir