quinta-feira, 15 de junho de 2017

CÃES - Internet não é veterinário

Pergunta:
"Bom, ontem perdi uma de minhas filhas, tudo aconteceu em 3 dias. No primeiro, senti ela meio amoada, mas estava comendo e levei ela pra passear, passeou normalmente como sempre fazia e melhorou um pouco sua apatia. No segundo dia, quando eu e minha esposa acordamos minha esposa percebeu que os olhos dela estavam de um lado pro outro e eu percebi que ela tendia sua cabeça para o lado e andava cambaleando, pesquisei e vi que poderia ser devido a alguma inflamação no ouvido, cheirei o ouvido dela q tendia para o lado e realmente tinha um odor ruim, então comecei a dar antibiótico, ela também vomitava, mas comia um pouco ainda. No terceiro dia, acordou um pouco melhor ainda tonta mas andando não quis comer; vomitou menos que no dia anterior, os olhos continuaram tremendo, então iria levá-la hoje ao vet, mas à noite, perto de meia noite, ela simplesmente tremeu e morreu. Pesquisei o que poderia ter acontecido, mas não tive uma resposta concreta, suspeito de AVC. Poderia me ajudar estou arrasado ainda. Att." em SAÚDE ANIMAL - Meu cachorro morreu de repente. 14/06/17.

Resposta:
Olá, bem vindo!
Sempre que um cão apresentar sinais estranhos, deve ser levado ao veterinário de imediato! Sempre. Só o vet pode avaliar a situação adequadamente e dar respostas concretas. Internet não trata ou salva animais, principalmente se as informações forem utilizados incorretamente, como aconteceu!
Veja que ela não morreu do nada, não foi uma morte súbita, mas ela apresentou sintomas graves (convulsão, vômito) por três dias e foi medicada indevidamente sem orientação.
Medicar sem prescrição veterinária pode piorar a situação do animal.
Possivelmente, se tivesse sido examinada por um vet logo no início, as chances de sobreviver seriam bem maiores.
Dificilmente, a causa da morte foi infecção de ouvido. Infecção de ouvido tem uma longa evolução sem tratamento, não mata de uma hora pra outra.
No mais, problema no ouvido faz balançar a cabeça, mas virar os olhos e vomitar não! Provavél que ela estava tendo algo mais grave, como convulsão, e não foi socorrida adequadamente! O vômito também é sinal de convulsão.
Pela rapidez do óbito, ela teve algo sério e não foi atendida devidamente a tempo. Não sei dizer qual a causa da morte, mas tudo indica que ela estava convulsionando.
A ideia não é gerar culpa aos cuidadores, porque não resolve nada, mas atentar para as responsabilidades de se ter um animal e estar disponível para providenciar atendimento médico-veterinário sempre que necessário. Isto faz parte da posse responsável e bem estar ao animal!
Numa próxima, vocês já sabem o que fazer: vet urgente!
Sinto muito pela perda!

Fonte: Sabedoria do Zenga


Nenhum comentário:

Postar um comentário