sexta-feira, 9 de junho de 2017

CÃES - Cachorrinha de rua com problemas de saúde

Pergunta:
"Olá, há cinco meses atrás achei uma cachorrinha abandonada em uma casa vazia, levei ela na veterinária e ela pelos problemas de olho que ela tinha e por ter alguns pelos brancos a veterinária disse que ela tinha mais de 8 anos, ela foi diagnosticada com problemas complicados de pele fizemos todo tratamento com shampoos especializados e antibióticos, que deu um resultado bastante positivo estavamos fazendo tratamento com dermatologista, tiramos exames de sangue e ultrassom abdominal e só deu umas alterações no exame de sangue nada muito significativo, ela teria que ter tirado exame hormonais por conta do problema de pele mais achamos melhor tirar mais para frente por conta de ela não se encher tanto de medicamento para não lhe fazer mal, e como ela estava com a pele bem melhor acabamos não tirando agora, infelizmente há uma semana atrás ela sentia dores quando pegavamos no colo e estava fazendo xixi escuro, levamos na veterinária lá a veterinária apalpou ela e ela não reclamou de dor, a médica deu um antibiótico para cistite demos a ela e ela melhorou quase 100%, quinta passada ela levantou para ir passear caiu deitada de lado e teve um avc, pois ela ficou com olho parado toda paralisada e com a boca aberta e a lingua roxa, levamos na veterinária ela deu um soro, um remédio para a circulação e pois ela no oxigênio e disse que se ela tivesse alguma melhora era para trazer ela o dia seguinte para tirar um exame de sangue, mais infelizmente ela não teve melhora nenhuma e mijou muito e babou muito, e ela acabou morrendo em casa, tinha decidido fazer a eutanásia pois ela estava sofrendo muito, mais não deu tempo estou arrasada :/, principalmente por só ter ficado com a gente por cinco meses, agora não sei se ela tinha algo que não descobrimos ou se foi por conta do problema hormonal que ela tinha." Por Michelle Cristina em SAÚDE ANIMAL - Meu cachorro morreu de repente. 09/06/17.

Resposra:
Olá, Michelle!
Sinto muito pela perda.
Você pode ficar em paz, você fez o melhor e estou muito feliz por ver pessoas acolhendo animaizinhos como você! Continue sendo quem é, pois tem um grande valor humano!
Sobre a cachorrinha, pelo que conta me parece que você fez todo o necessário por ela e o que poderia fazer no momento.
Acho que o tratamento vet foi bem adequado, não me pareceu falho.
Animais mais velhos, com origem desconhecida (não sabemos como viveu, quem cuidou, se foi cuidado, vacinado, as predisposições de saúse etc.) são mais difíceis de controlar toda a saúde, até mesmo com cães que criamos desde sempre caixas de surpresa. O organismo vivo é imprevisível.
Não sei dizer o que a levou a óbito. Pode ser o AVC, pode ser decorrência de dermatites, não sei.
Posso dizer que ambos são graves em proporções diferentes.
O acidente vascular cerebral é bem grave e bem difícil de reverter. E, ao que tudo indica, imprevisível e não há como prevenir.
E problemas de pele são bem complicados. Requerem muito cuidado para se manter algum controle, cura raramente é possível. Aliás, dermatites em casos avançados pode até levar a infecção generalizada.
Quero dizer que está tudo bem. Tenha certeza de que a cachorrinha teve muita sorte ao te encontrar e está muito grata onde estiver pelo pouco, mas precioso, tempo juntas!
Fique em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário