Estudos comprovam que, a cada nova ninhada, seja de raça ou não, NECESSARIAMENTE, ou seja, COM CERTEZA, algum ou todos os filhotes serão abandonados ou sofrerão maus tratos em algum momento.
Isto quer dizer que: um, alguns ou todos irão para rua ou serão maltratados. Pode ser ainda filhote ou adulto.
"Mas eu vou arranjar bons donos para todos eles." Quem garante? Não há nenhuma garantia de que os novos donos irão cuidar desses animais por toda a vida deles. Desde quando filhotes, que choram, fazem xixi e cocô por todo lugar, estragam as coisas, precisam local pra brincar, fazer as necessidades, precisam de caminha para dormir, tem que vacinar, vermifugar (e para isso se gasta dinheiro), dão muito trabalho; até a velhice, passando por doenças e dificuldades de um cão idoso.
Será que esses novos donos farão tudo isso?
Você fez ou faz tudo isso pelo seu cão?
Supondo que sim, os filhotes tenham donos responsáveis. E se esses proprietários permitirem que esses filhotes acasalem, será que vão fazer o mesmo que você? Qual será o destino desses filhotes?
Como podem ver, não há como garantir o bem estar dos filhotes ou mesmo evitar o abandono desses animais no futuro.
- "Mas os filhotes são de raça, todo mundo quer."
Sim, há muito mais interessados em filhotes de raça a sem raça. Mas isto não muda a realidade do abandono.
Filhotes fofinhos são queridos, mas cães adultos de raça para doação ou abandonados tem aos montes. Quer ter ideia? Entre em www.webanimal.com.br, seção DOAÇÃO DE ANIMAIS, procure CÃES. Há cães puros adultos de todas as raças para doação. Isso num único site. Imagine nesse mundão afora.
Pense ainda, em quantos cães de raça a acasalam com de outras raças ou com mestiços por inúmeras razões (proposital, incidente etc.). Pronto, nesse caso, mais e mais ninhadas sem raça sem destino certo. E que vieram dum cão de raça.
Assim sendo, de raça ou não, mesmo que se arranje donos para todos os filhotes, um, alguns ou todos vão acasalar um dia e recomeçar o ciclo do abandono.
Essa é toda a explicação de como TODA NINHADA, toda, SEM EXCEÇÃO, contribui para a superpopulação de cães de rua, abandonp e maus tratos.
Logo, não há nenhuma justificativa para permitir ou incentivar acasalamento de animais.
E o proprietário que permite está contribuindo para a dor animal. Não tem desculpa. Está contribuindo.
Produção de filhotes está ligada apenas a vontade egoísta das pessoas, não há nenhum benefício a causa animal. Pelo contrário, o proprietário estará contribuindo para o sofrimento, crueldade e dor animal.
- "Mas queria tanto filhotes!"
Ótimo, legal mesmo. Adota! Há filhotes e adultos de todos os tipos precisando de donos! Faça um bem!
- "Mas meu cachorro fica grudando nas pernas das pessoas, de objetos, ele precisa cruzar."
Não precisa.
Animais não têm necessidade de sexo como você.
Não comparece o desejo sexual humano com o dos animais.
São organismos totalmente diferentes.
Animais acasalam para reproduzir. Tanto que não aceitam acasalamento fora do período fértil. Logo, não há desejo.
Finalmente, castrar é a melhor e única solução. Principalmente se você gosta de animais e quer o bem deles.
Por curiosidade, certa vez, acidentalmente, um casal meu cruzou (num escape) e gerou 5 filhotes.
Eu fiquei com todos, castrei todos.
A mãe morreu no pós-parto. O pai está vivo ainda. Dos filhotes, apenas um morreu. Os outros 4 são meus quadrigêmeos de 7 anos.
as pessoas tem que muda o seu pensamento eu leio caso de maus tratos de animais estas mesmas pessoas comentam mais muitas delas não cuida amar e castra por que o dia de amanha so deus sabe quem nos garante que se moremos a familia vai cuida
ResponderExcluirVocê tem razão, Eva!
ExcluirTemos que cuidar muito bem dos animais!
Bem vinda!