Pergunta:
"Olá, meu pintinho nasceu ontem de dia! Agora ele fica piando muito e está desesperado por não conseguir andar, já que uma patinha dele está mole!!! Não sei o que fazer" em DUVIDA - Como cuidar de pintinhos recem-nascidos. 29/09/16.
Resposta:
Olá, bem vindo!
Nas primeiras horas após o nascimento, o pintinho não tem forças para ficar em pé. Com o passar das horas vai se fortalecendo até caminhar.
Se passaram 24h de nascido, já sequinho, e o pintinho permanece com dificuldade de andar, há algum problema.
Em geral, pode ser deficiência ou doença.
Você relata que uma patinha está mole, como expliquei, nas primeiras horas de nascido é normal.
Se persistir, deficiência de nascimento, doença ou, no seu cado, pode ser fratura.
Haveria a possibilidade de fratura? Ao sair da casca, no ninho ainda, é difícil ocorrer fratura. A não ser que houve alguma causa: algum predador atacou, prendeu em algum lugar rígido, alguém mexeu etc.
O tratamento dependerá da causa.
Se houve a real possibilidade de fratura. Fazer tala. Há postagem explicando.
Mas exclua a possibilidade de doença ou deficiência, pois fazer tala sem fratura vai piorar a situação.
Doença vem acompanhada de outros sinais, como diarreia (cloaca suja), triste, não come, não bebe. Tratamento via medicação adquirida em avicultura ou casa de ração.
Deficiência nada especial a fazer, apenas deixar num lugar pequeno, limpo e confortável com fácil acesso a água e alimento, aquecimento, para oferecer qualidade de vida.
Ideal consultar um veterinário, especialista ou criador.
Se tiver o aquecimento adequado, água e comida, ele vai acalmar. Independente de a pata voltar ou não. Se ele estiver sozinho, arranje um outro (compre em avicultura). Pintinhos sozinhos piam muito até acostumar. O griteiro não deve ser por causa da pata, mas por não estar confortável (sem mãe, fome, sede, frio).
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário