sábado, 1 de outubro de 2016

GALINHAS - Galinha adotar pintinho de outra

Pergunta:
"Ola, Muito bom seu blog p/ quem cria galinhas! parabens! Por favor, voce poderia me tiar uma duvida? Tenho 2 galinhas no choco; no mesmo dia coloquei 10 ovos para cada chocar.Sendo assim os ovos das duas galinhas eclodirão juntos. A dufivda é: Posso colocar todos os pintinhos de uma galinha para a outra cuidar e soltar a que ficou sem? Se sim, em que momento? Muito obrigado!" Por Vinicius em GALINHAS - O que não dar de alimento para galinhas. 30/09/16.

Resposta:
Olá, Vinícius, bem vindo!
Agradeço a participação e volte sempre!
Você pode juntar os pintinhos todos para uma galinha só cuidar.
Mas verifique antes se a galinha aceita.
Algumas galinhas adotam pintinhos de outras, outras não aceitam e matam os que não são dela. E elas sabem mesmo sendo todos de cores iguais.
Faça um teste antes.
Outra questão importante é a quantidade de pintinhos.
Quanto mais pintinhos, mais dificuldade a galinha terá para proteger e defender. E aí vão morrendo. Dificilmente, uma ninhada de muitos (mais de 10) vinga todos
O adequado mesmo é cada uma cuidar bem dos seus. Aumentará a chance de que o maior número possível sobreviva até adulto.
E se a intenção é liberar uma galinha pra já voltar a botar de novo, a galinha que tira pintinho não volta a botar imediatamente, mssmo que perca todos, por exemplo.
Há um período para reiniciar o ciclo de postura.
É mais saudável e natural permitir que cada galinha choque e crie seus pintinhos.
Boa sorte!



11 comentários:

  1. Ola bom dia muito bom seu blog!tambem gostaria de tirar uma duvida .tenho uma galinha que esta no choco mais domingo passado fez os 21 dias que o correto era ela picar mais nao picou ontem foi mais um domingo e nada ...queria saber se eu ponhar pintinhos embaixo dela dara certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça ovoscopia antes de descartar os ovos. Procure aaui no blog como fazer.
      Você diz colocar pintinhos de outra galinha? Poder pode, mas veja se ela aceita. Coloque um, fique perto e observe. Se ela bater, bicar, ela não aceitou, tira, se não ela mata.
      Se eles entrarem embaixo dela e ela cobrir direitinho, ela aceitou. Mesmo assim fique de olho no peimeiro dia. Se bater, deve retirar. Boa sorte!

      Excluir
  2. Olá, boa noite! Queria tirar uma dúvida.
    Eu tenho uma galinha que tá colocando ovos, mas minha mãe tá tirando dela os ovos, e tenho um pintinho que ganhei uns 3 dias por aí, porém tô com medo dele morrer por não souber cuidar, e também não aguento mais ele fazendo "piu piu" a cada segundo, não consigo fazer nada além de ficar de olho nele e colocando ele no colo, me disseram que não pode colocar porque pode morrer, mas se eu não colocar ele não cala a boca rs...Aí como eu tenho uma galinha que tá colocando ovos..Eu queria saber se pode colocar o pintinho pra ela adotar, e também queria saber quais as chances dela adotar ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não vai adotar, vai bater!
      Solução: compra um outro pintinho em avicultura e coloca junto com ele. Ele ainda vai piar um pouco, mas deixa os dois, que acostuma. Não pega mais no colo até ele parar de piar. Agora acostumou com colo, tem que desacostumar!
      Se tiver frio, enrola num paninho, ajuda a ficar quietinho.
      Boa sorte!

      Excluir
  3. Boa noite tenho uma galinha com 5 pintinhos e outra tá nascendo agora posso deixa elas juntas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se elas não brigarem nem baterem nos pintinhos, sim.
      Faça um teste, coloca e fica um tempo observando.

      Excluir
  4. Eu estava com 3 galinhas chocando. Duas coloquei os ovos no mesmo dia e a outra uma semana depois. Porém as duas primeiras tomaram os pintinhos da galinha que tirou por último. Pus ela no chão com os pintinhos e ela subiu pro ninho de novo, os pintinhos ficaram no chão e as outras duas adotaram eles. E ela ficou sem nenhum. Se eu colocar ovo nela de novo ela choca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2020/07/galinhas-adotar-pintinho-de-outra.html

      Excluir
  5. Minha galinha pos pinguin em vez de pintinho! Se acha que ela pode tomar conta dele? Ou devo levar ele pro polo norte?

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem? Obrigado pelo post!

    Compramos hoje 3 pintinhos, e temos uma galinha que está choca aqui no galinheiro. Qual a chance dela aceitar e cuidar dos pintinhos? Como fazemos o teste? Muito obrigado!

    ResponderExcluir