terça-feira, 27 de setembro de 2016

CÃES - Tratamento contra giárdia

Olá; lei meu cachorrinho ao vet que já passou drontal, o giardicid, o trissulfin e a 15 dias atrás ela passou o flagyl e hoje, 15 dias depois ele esta apresentando fezes mucosas e sanguinolentas novamente. Estou mesmo sem saber o que fazer, ele só bebe água fervida, limpo a casa com vet20, ele não sai na rua até mesmo pela idade avançada, lavo as roupas de cama de com água fervente e também estou dando o diproto zoo, 15 bolinhas na comida. Vou ver se levo ele na vet agora de novo, mas ja estou sentindo um certo pessimismo da dr. que da última vez que estive la disse que isso podia estar acontecendo em decorrencia apenas da idade avançada. Ele vive com a imunidade muito baixa, toma leucogem 2x ao dia e também a vitamina globion pet. Sei que ele esta bem velhinho, mas queria muito que ele tivesse qualidade de vida até a hora final, mas parece que que esse protozoário vai mata-lo, seja pelo próprio verme ou pelo excesso de antibiótico que ele tem sido obrigado a tomar." Por Danimm em Ele esta em em CÃES - Giardíase. 28/09/17.

Resposta:
Olá, Danni!
Parece que foi diagnosticada a giardiase em seu cão.
Primeiro, havendo uma doença, ela deve ser tratada.
Idade avançada e suas consequências é uma situação. Giardíase é outra.
O animal idoso não faz fezes sanguinolentas. Aliás, sangue nas fezes indica problema.
Com a idade avançada e as defesas do organismo comprometidas ou debilitadas, pode ficar mais difícel combater qualquer doença.
Porém, a giardíase não é facilmente eliminada.
O tratamento é longo, trabalhoso e requer persistência.
Isto porque é comum ocorrer recontaminação do animal, mesmo em tratamento.
Todas as fezes expelidas estão contaminadas. E o agente causador fica no ambiente onde o animal faz as necessidades por dias, semanas.
Independente de como tenha sido a contaminação inicial, a cada cocô pode haver nova contaminação.
O caminho é persistir nos cuidados e ir excluindo chances de recontaminação.
Medicamente você já está ministrando. Depois de dois, três ciclos (terminar o prescrito pelo vet), devem ser feitos exames (fezes) para acompanhanento e controle da doença.
Enquanto não der negativo, continue.
A cada término de ciclo, veja com o vet sobre a possibilidade de troca de medicamento. Pode ser mais adequado insistir no mesmo, ou substituir, em caso de resistência do agente. O vet poderá avaliar a melhor opção.
Homeopatia vale a pena.
Água livre do agente patológico, como você cita.
Recolha todas as fezes e descarte em local onde o animal não tenha acesso. Desinfete o local onde havia fezes (desinfetante como formaldeído).
Se fezes em grama, situação mais difícil, pois o agente sobrevive tempo grande no local. Mas recolha e aplique um pouco de desinfetante.
Muita higiene com vasilhas de alimento e água. Desinfete, pois o anjmal pisa em ambiente contaminado (onde fez cocô) e pode pisar dentro da vasilha, recontaminação.
Roupas, cobertas e caminhas lavadas sempre.
A família da casa também deve ser vermifugada, procure orientação médica.
No mais, sem descuido de higiene e limpeza.
Persista até negativar o exame de fezes. Pode levar meses, mas não seja vencida pelo desânimo ou cansaço. Quando meus animais tiveram, levou quase um ano para negativar.
Em virtude da idade avançada do cão, mantenha alimentação balanceada, adequada a idade dele. Fale com o vet sobre suplementação e vitaminas,se necessário, pra ajudar o organismo a manter-se equilibrafo e reagir ao tratamento.
Ofereça fígado na alimentação, o ferro é importante para a recuperação.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário