sexta-feira, 5 de agosto de 2016

GALINHAS - Sobre ajudar pintinho nascer, quebrar ovo

Pergunta:
"Oi preciso muito de ajuda, coloquei 16 ovos na minha encubadora, 7 dias depois fiz ovoscopia eliminei 8 pois não estavam galados , eu os abri e vi que realmente no estavam!, enfim sobraram-se 8 , estes oito eu deixei até 21 dias , contudo dando 21 dias eles não haviam nascido , logo de manhã do vigésimo primeiro dia eu abri a parte de baixo do ovo onde contendo ar, e vi que estava vivo , eu muito inexperiente, resolvi abrir mais , e deixei ele bem aberto, e o pintinho piando , resolvo abrir outro no mesmo momento , em minha cabeça estavam sendo asfixiados lá dentro por não terem nascido ainda, este segundo que abri , tu há muito sangue mas logo porém morreu , exato eu parei naquele momento, e logo a tarde eu abri outro para saber , também estava vivo,não abri por completo, porém, não resistiu morreu. Hoje faz 22 dias , acordei agora de manhã e vi nenhum sinal de estarem vivos e nascidos , resolvi abrir a parte " do vento" , do ar , a parte de baixo, para ver o que havia em
DESCULPE AQUI ESTÁ EXPLICANDO MELHOR! Oi preciso muito de ajuda, coloquei 16 ovos na minha encubadora, 7 dias depois fiz ovoscopia eliminei 8 pois não estavam galados , eu os abri e vi que realmente no estavam!, em fim sobraram-se 8 , estes oito eu deixei até 21 dias , contudo dando 21 dias eles não haviam nascido , logo de manhã do vigésimo primeiro dia eu abri a parte de baixo do ovo onde contem ar, e vi que estava vivos , eu muito inexperiente, resolvi abrir mais , e deixei ele bem aberto, e o pintinho piando , resolvo abrir outro no mesmo momento , em minha cabeça estavam sendo asfixiados lá dentro por não terem nascido ainda, este segundo que abri , tinha muito sangue mas logo porém morreu( apenas abri a parte de baixo também ) , então eu parei naquele momento, e logo a tarde eu abri outro para saber , também estava vivo,não abri por completo, porém, não resistiu morreu e aquele que estava piando também não resistiu e morreu mas já estava completinho. Contudo foram 3 que " por Ficando Quente em DÚVIDA - Início postura galinha


Resposta:
Olá!
Eu entendi o que houve.
Sobre ajudar pintinhos a nascer é um risco elevado.
Não há uma regra certa sobre quando pode ajudar ou não deve ajudar.
Em regra, o pintinho deve quebrar o ovo sozinho, o esforço para quebrar a casca, sair do ovo é essencial para a saúde do pintinho. É um processo natural pelo qual ele deve passar.
Somente seria razoável ajudar quando perceber que ele está morrendo, como uma forma de salvá-lo. E saber esse momento vai da percepção de cada um. Eu já ajudei pintinhos que sobreviveram e outros não.
Eu não sei dizer qual o momento certo. Há de se avaliar alguns critérios e decidir se vale o risco.
É essencial que você conheça minuciosamente o processo de eclosão e o que ocorre em cada fase. Sabendo isso, é possível tomar cuidados e intervir em momentos adequados e na medida necessária.
Estou escrevendo uma postagem muito detalhada sobre o processo de eclosão. Aguarde.
Algumas orientações gerais:
Primeiro, nunca intervir antes dos 21 dias. 
Passados os 21 dias, deverá fazer a ovoscopia para tentar saber como o pintinho está no ovo. Principalmente se morto ou vivo.
Pintinho piando dentro do ovo há mais de 24 horas é um sinal de que ele está pronto para nascer, maduro e pode estar demorando. Quando começa a piar, é um sinal que já está prestes a bicar a casca.
A cabeça do pintinho fica na ponta mais larga do ovo, onde fica o saco aéreo. O saco aéreo é um pequeno espaço de ar que serve para trocas gasosas durante o desenvolvimento do pintinho. Quando o pintinho está pronto para nascer, ele fura a película desse saco, e passa a respirar pelo bico o ar, antes ele não respirava ar, mas as trocas gasosas eram feitas pelo cordão umbilical, como em feto humano. Assim que fura a película, passa a respirar ar, o sistema respiratório pulmonar começa a funcionar, a partir daí ele deve sair da casca. Esse seria um momento em que poderia haver uma ajuda, desde que ficasse muito tempo com o biquinho no saco aéreo e não haver evolução.
Ao fazer a ovoscopia, é possível ver que o bico está no saco aéreo e se movimenta em direção à casca e começa a bicar. As bicadas devem ir aumentando pouco a pouco e quebrando cada vez mais o ovo para a saída.
Digamos que foi observado que o pintinho já está nessa posição há mais de 24 horas e não houve evolução alguma, o piado começa a ficar fraco (neste momento ele já deve piar), é um sinal que está perdendo forças. Não é necessariamente asfixiado que ele pode morrer, pois já respira, mas o piado enfraquecendo e sem evolução na quebra da casca pode indicar uma eventual ajuda.
Essa é uma situação.
Quando verificar que já há um trinquinho no ovo e também não há evolução (mais de 12 horas após surgir o trincado), pode significar que o pintinho começou a bicar e houve algum problema), também pode valer a pena abrir um pouco a casca exatamente no local bicado, não em outro local, obviamente.
Mas nada disso garante a sobrevivência do pintinho.
São apenas tentativas.
Mortalidade de pintinho formado, ovo chocado em encubadora, quando está totalmente formado e prestes a nascer, pode ser atribuído a alguns fatores desde genéticos até falhas no processo de incubação, como a baixa umidade relativa do ar. A umidade em fase de eclosão deve estar entre 70 a 80%. A umidade baixa faz com que o pintinho, os líquidos, o sangue que fica no ovo sequem e dificultem a liberação da casca do ovo. Quando as partes líquidas secam, ficam endurecidas, inclusive a casca que é porosa, e exige mais força para o pintinho nascer.
A umidade ideal (além de outros fatores como temperatura, ventilação) conserva as condições ideais para que ele utilize apenas a força necessária para conseguir sair do ovo. Quando falta alguma das condições ideais, ele perde forças e morre.
Algumas vezes, ao ajudarmos, conseguimos salvar e contornar algum problema, outras vezes, por já estar fraco, morre.
A presença de veias/sangue aparente é um sinal de que o sangue não foi absorvido e o pintinho está prematuro! Não abra. Esse sangue deve ser absorvido para que o pintinho esteja pronto para sair da casca.
No caso que relatou, muito provavelmente houve intervenção inadequada.
Como disse, a intervenção segura pressupõe que você conheça o processo de eclosão e o que ocorre em cada fase, para evitar manejo errado ao máximo possível.
O fato de haver sangramento implica que houve hemorragia causada por intervenção indevida.
Há algumas formas de prever uma hemorragia e evitá-la. Volto a dizer que é necessário saber bem o processo de eclosão, que é longo e detalhado.
Se os pintinhos morreram por hemorragia decorrente de intervenção inadequada, não sei dizer se houve uma causa remota do atraso na eclosão (e que eventualmente poderia ser evitada com uma assistência adequada) ou se você abriu o ovo que estava se desenvolvendo de forma saudável e causou a hemorragia e morte.
Para tentar saber, necessária uma "ovoscopsia", algo como uma necropsia no ovo para excluir causas ou assumir outras. E isso será aasunto de uma postagem só pra esse tema.

Por exemplo, para tentar excluir causa de morte, quando houver óbito, abra o ovo inteiro e veja se a gema está aparente ou se já entrou para dentro da barriga do pintinho.
A gema é o vitelo, o que alimenta o embrião. Quando nasce, há um resíduo de gema ainda que é absorvida pelo orifício umbilical e nutrirá o pintinho por mais umas 48-72 horas após nascido, é uma reserva. Literalmente, antes de nascer, a gema entra pra dentro do abdome do pintinho. 
Ao abrir um ovo, se tiver gema pra fora, significa que o pintinho é prematuro, ainda não estava totalmente maduro para nascer e não sobreviverá. Vai viver algumas horas ou minutos apenas. Ao abrir ovo com gema para fora, há contaminação inclusive, é como se um órgão estivesse exposto, não sobrevive.
Se a gema não está aparente, o pintinho está formado e normal, podemos pensar em outras causas além das acima, como queimar etapas do processo fisiológoco de eclosão, contaminação, doença.
Enfim, são muitas hipóteses. Há que se avaliar cada caso e calcular o risco.
É mais seguro melhorar as condições de incubação (temperatura, umidade, ventilação e viragem) para aumentar as chances de uma boa eclosão do que ajudar.
E, havendo necessidade de ajudar, ter conhecimento para saber se deve e/ou qual o momento de interferir.


Há uma postagem que falo só sobre incubação, dê uma lida:



Sombra de bico de gansinho já no saco aéreo, em poucas horas deve começar a bica a casca.
Fonte: http://cdn.backyardchickens.com/6/68/350x700px-68573e0b_internalpip.jpeg



Bicadas de um nascimento correndo adequadamente:
Fonte: http://www.backyardchickens.com/a/step-by-step-guide-to-assisted-hatching



Casca quebrada mostrando o bico do pintinho pela película do saco aéreo já perfurada, o pintinho já está em processo de eclosão, mas não é o momento de abrir toda a casca, há muitas veias ainda.
http://www.backyardchickens.com/a/step-by-step-guide-to-assisted-hatching









18 comentários:

  1. aconteceu um fato hoje comigo minha galinha, no desespero começou a abri o ovo com o pintinho dentro , mas nao estava na hora dele nascer poque ainda estava com os intestinos, para fora e numa forma desesperada ela bico o pescoço dele e ela agora nao meche muito o pescoço isso nao e normal, oque pode ter acontecido para ela fazer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2016/11/galinhas-ovo-quebrado-galinhas-matam.html

      Excluir
  2. Estou com um problema a minha burguesa t choca com dois ovos ja faz quize dias e nao nascerao ainda ai resolvi abri um pra ver s ainda estava vivo estava vivo ainda ai coloquei o ovo quebrado no ninho junto com o outro desde de manham q afemea esta emcima dos ovos pensei q ele teria morrido ja mais ainda esta vivo alguem sabe mim dizer s a possibilidade dele sobreviver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/02/galinhas-quebrar-ovo-choco-antes-de-21.html?m=1

      Excluir
    2. Olá eu fiz uma chocadeira de caixa de papelao e hoje já estão com 23 dias que coloquei os os ovos já ouvi eles pisando dentro do ovo mas não quebrou o ovo uai o que faco

      Excluir
    3. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/07/galinhas-eclosao-em-chocadeira-artesanal.html

      Excluir
  3. Minha galinha, está chocando, nasceu um pintinho a 3 dias , mais tem mais 6 ovos debaixo dela, ela os aquece muito bem e mesmo nascendo um pintinho ela não quer sair do ninho,será que ainda nasceram os outros como posso saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/05/galinhas-galinha-choca-nao-deixa-ninho.html?m=1

      Excluir
  4. A minha galinha ja esta a 22 dias no ninho , um pintinho nasceu com 21 dias mas os outros ainda estao nos ovos que nao quebraram ainda e a galinha esta no ninho em cima deles nao sei oque fazer sera que quebro o ovo? Ou tem pintinho que demora a nascer mais que os outros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia esse artigo:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/09/galinhas-tudo-sobre-eclosao-quando-e.html?m=1

      Excluir
  5. Posso retirar os ovos de uma chocadeira e colocalos debaicho de uma galinha choca. Eles estao com 16 dias na chocadeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2018/07/galinhas-mudanca-de-local-dos-ovos.html?m=1

      Excluir
  6. Coloquei 36 ovos na chocadeira e fiz ovoscopia aos 15 dias, dos 36 ovos apenas 18 estavam com embriões. No 21° dia apenas um nasceu sozinho, o restante eu ajudei no 23° dia quebrando apenas a parte "traseira" dos ovos, livrando apenas a cabeça do pintinho deixando que ele mesmo empurre a casca e saia do ovo. Desses 17 que ajudei apenas 2 não resistiram. Os 16 restantes já são franguinhos e já estão soltos no quintal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2016/09/galinhas-tudo-sobre-eclosao-quando-e.html?m=1

      Excluir
  7. Oi
    Eu fui ajudar o pintinho a sair da casca pois os outros todas ja sairam
    Mas ai vi q ele ñ estava pronto pra nascer pois a gema estava um pouco fora ainda mas ele ta respirando e quando eu toco nele ele abre o bico eu tirei da galinha e estou mantendo ele quente sera q ele vai sobreviver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Se estava bem próximo de nascer, a gema é absorvida e sobrevive.
      Mantenhaa aquecido e não mexe. Se ainda tiver parte da casca, deixa!
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Parabéns!!! Muito bem explicado

    ResponderExcluir