domingo, 21 de fevereiro de 2016

CÃES - Colapso de traqueia

Pergunta:
"Boa noite! Gostaria de saber sobre os que ja trataram ou estao tratando com o Condroton se estao achando melhora e se apresentaram alguma reacao adversa? Minha maya tem 9 meses e ja tem o colapso... Ficou bem preocupada pois vejo que nao tem nada de mto concreto nas justificativas dos medicos quanto ao problema e tratamento! Essa questao do homeopatico achei interessante.. Ja avaliou se teve resultado? Obrigada! " em CÃES - Colapso e estenose de traqueia

Resposta:
Olá!
Agradeço o compartilhamento.
Vou falar da minha experiência: minha bulldog tinha tendência a colapso traqueal. Não foi clinicamente diagnosticada. Mas tinha dificuldades de respirar e apneia durante o sono.
Eu passei a administrar Osteocart e colágeno. O Ostecart é mais caro, mas foi mais eficiente para a minha cachorrinha. Pelo Osteocart, conversando com o vet e o farmacêutico chegamos a uma melhor opção manipulada e mais em conta financeiramente.
Ela não teve grandes problemas com isso. Fora as apneias que me assustavam, ela faleceu em decorrência de uma anestesia arriscada para um braquicéfalo.
Se a estenose for grave, há a indicação cirúrgica. Como sua cachorra é nova, pods ser uma opção. Mas isso depende de um vet especialista e com experiência (eu não tenho indicação).
Algo simples que era muito bom para minha cachorra, era manter a umidade do ambiente adequada. Em épocas secas, colocava umidificador de ambiente e facilitava a respiração dela.
Vou deixar a pergunta aqui para que outras pessoas possam dividir as experiências.

Aproveito para deixar um alerta sobre essas deficiências genéticas.
Geralmente, deficiêbncias graves são decorrentes de acasalamentos não indicados ou as conhecidaa "fábricas de cães".
Há muitos criadores que colocam animais para reproduzir sem qualquer peocupação com a saúde dos pais. Animais com problemas genéticos graves devem ser retirados de reprodução.
Infelizmente, não é isso que ocorre.
Inclusive, acasalamentos de animais particulares não são indicados, pois leigos não fazem estudos genéticos dos animais e podem acasalar animais que apresentarão sérios problemas que podem ser evitados. Eu sou contra!
Digo com propriedade pois adquiri um segundo animal braquicéfalo de um criador mais responsável com a reprodução e a anatomia oro-facial, da garganta etc. desse animal é muito mais funcional. Daí a importância de não acasalar animais aleatoriamente, nem incentivar as fábricas de cães.

Obviamente, um animal portador de algum problema deve ser amado, respeitado e devemos lutar por ele sempre! Jamais sugiro desistir de um animal, seja qual for a situação.
Mas é possível evitar produzir animais que podem sofrer. Esse é um processo de consciência que devemos tomar!

Boa sorte!
Aos leitores que tenham experiências com colapso de traqueia, deixem comentários abaixo para contribuir com a pessoa que perguntou a proporcionar um bem estar ao seu animal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário