quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ANIMAIS - Hemograma: o que é, para que serve

Vou tratar do hemograma, um dos exames laboratoriais mais comuns e, talvez, mais solicitados pelos vets.
É o exame de sangue, muito pedido pois é um exame relativamente simples que permite uma avaliação do animal, que já pode auxiliar no fechamento do diagnóstico ou direcionar a outros exames.
A coleta é feita por vet ou profissional habilitado, em que se colhe o sangue diretamente da veia do animal. O material é colocado em tubos específicos de acordo com a finalidade do exame, pois cada frasco possui substâncias apropriadas para preservar as propriedades do sangue para o exame.

O hemograma é um exame que avalia a saúde geral do animal. Por isso é feito como preventivo. Estando tudo em ordem, não há necessidade de partir para outros.

Como dito, o sangue pode ser analisado para diversas finalidades como
- contagem de plaquetas (anemia);
- contagem leucócitos (infecção);
- presença de protozoários, parasitas;
- glicose;
- hormônios;
- doenças renal e hepática.

A alteração no hemograma deve ser avaliada pelo vet com os demais fatores que compõem o quadro do animal para se chegar a um diagnóstico conclusivo.
Nem sempre a alteração apresentada no hemograma indica diretamente o problema apresentado. Por exemplo, um animal que apresenta um número abaixo do esperado de plaquetas está em situação de anemia. É possível que exame só traga esse tipo de informação num primeiro momento, cabendo ao vet continuar a investigar a causa dessa anemia, que pode ou não estar no exame. Uma doença do carrapato provavelmente constará do mesmo exame a presença do protozoário causador, mas uma hemorragia dependerá de outro tipo de exame para ser detectada.

Enfim, o exame de sangue ou hemograma é muito importante e necessário ao melhor atendimento do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário