quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ANIMAIS - Exames laboratoriais

Decidi escrever postagens dando algumas noções sobre exames laboratoriais aos quais submetemos nossos animais.
Assim como em humanos, os exames laboratoriais auxiliam o veterinário no diagnóstico da situação do animal, por isso são importantes.

O exame deve ser feito com requisição escrita do veterinário, segundo determinação legal.
Minha opinião é que poderia ser dado ao proprietário autonomia para solicitar exames por conta, sem que haja intervenção do vet, responsabilizando-se por isso. Isto porque, independente do resultado, a interpretação depende da análise clínica do vet e, em caso de necessidade de intervenção urgente, somente o vet poderá fazê-lo ou prescrever remédios.

Voltando e aproveitando o gancho acima, a interpretação do exame depende de análise clínica do vet e demais info de acompanhamento da bida do animal, para ponderar o resultado.

Por isso, muitos laboratórios enviam laudos e resultados diretamente ao vet. E ele irá avaliar a necessidade e o modo de passar essas info aos proprietários.

Se o proprietário recebe ou tem acesso direto a um resultado de exame, tenha cuidado. Sabemos que a primeira reação é pesquisar na net o que significam aqueles termos técnicos e tirar conclusões. O perigo está nessas conclusões. Porque o diagnóstico a ser fechado será feito com base em vários elementos como consulta clínica, estado do animal, idade, outros exames, medicações em uso e outros fatores.
Alguns exames realmente são conclusivos por si só, mas ainda assim as considerações do vet são fundamentais.
Por isso, pretender interpretar um exame enquanto leigo e fazer daí o diagnóstico não é adequado, é precipitado e perigoso.

Feitas essas considerações, vou tratar de exames mais comuns aos quais os animais são submetidos.
Tratarei de algumas noções gerais para proprietários, cuidadores, tutores sobre exames laboratoriais em animais.
Alguma compreensão do que se passa com o nosso animal é muito importante, inclusive para questionar, trocar ideia, sugerir, compreender o que está acontecendo, pensar em possibilidades mais viáveis.
Inúmeras vezes o meu interesse pelo que se passava com meus companheirinhos levaram a um tratamento alternativo mais eficaz, novos caminhos, ideias diferentes.

Os exames laboratoriais mais comuns são o hemograma; eletrocardiograma e ecocardiograma; raio-x, análise de funções bioquímicas, ultrassom; fezes e urina; citologia; histopatologia; cultura, sexagem etc.

Algumas clínicas veterinárias maiores possuem laboratórios e equipamentos internos, mas, em geral, os exames são terceirizados para laboratórios especializados em análises.

Os exames são importantes no auxílio de diagnóstico de patologias (doenças), mas também podem ser preventivos, para assegurar o estado de saúde do animal, bem como apenas de constatação de uma situação de fato, como a sexagem, em que se determina se o animal é macho ou fêmea por meio de exames, como no caso de aves que não apresentam orgão genitais externos ou dismorfismo sexual (macho e fêmea com aparência distinta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário