Há que se armazenar adequadamente e muito bem ração de animais para que não atraia bichinhos que se alimentam das rações.
Esses bichinhos são de diversas espécies, depende da ração da qual se alimenta.
Existe uma teoria que diz que a presença desses bichinhos pode trazer algum benefício, pois o animal que se alimenta dessa ração entra em contato com alérgenos do bichinho (substância que pode causar alergia) e assim contribui para a chamada imunidade adquirida do animal. Em termos práticos, o animal ficaria mais resistente por já ter sido exposto a esses bichinhos e possíveis causadores de alergias.
Por outro lado, a presença desses bichinhos na ração pode trazer doenças ao animal que a consome e este é o perigo desses seres aparentemente inofensivos.
Para aves, por exemplo, fungos que são alimento de alguns bichinhos de ração, causam doenças respiratórias gravíssimas.
Assim, é mais seguro evitar bichinhos em rações.
O ideal é manter o armazenamento adequado.
Ao abrir a embalagem original, não a deixe aberta durante o período de uso.
Certifique-se que o recipiente está bem fechado. Inclusive, em se tratando de sacos plásticos, transfira para um outro recipiente com boa vedação, como uma lata, um vasilhame com tampa.
Dessa forma, estará impedindo a entrada de bichinhos e também conservando as características do alimento, como palatabilidade, aroma, fatores importantes para o animal que se alimenta dessa ração.
Não deixe o recipiente exposto ao sol, umidade, local com má-higiênie. Mantenha em lugar seco, limpo, abrigado de luz solar direta, sem umidade excessiva ou molhado.
Ao manusear a ração, utilize um medidor, evitando o contato direto de mãos para reduzir chance de contaminação.
E quanto aos bichinhos?
Havendo bichinhos, verifique a possibilidade de eliminá-los do local. Por se tratar de alimento, não é possível utilizar repelentes artificiais, mas pesquise uma planta inseticida natural, desde que o animal possa se alimentar dessa planta, para colocar na ração e afastar os bichinhos.
Muito importante: o inseticida natural deve ser permitido ao consumo do animal que come a ração, pois ficam vestígios dele no alimento e, se for tóxico ao animal, pode levar a óbito.
Por exemplo, cebola pode ser um inseticida natural. Porém se a cebola é tóxica ao animal que se alimenta da ração, não utilize a cebola como repente, pois vai prejudicar seu animal. Procure outra alternativa.
Veja abaixo uma mistura de ração e grãos com duas espécies de bichinhos.
Foi colocado pimenta dedo-de-moça fresca entre a ração. O animal que come essa ração come pimenta, então não há problemas. Os bichinhos logo começaram a deixar o recipente.
Ola, poderia me dar uma ajuda?
ResponderExcluirEncontrei um pintinho no meio da rua e consegui pega-lo e traze-lo para casa, estou com ele a mais ou menos uma semana porem nesse ultimo dia 21/10/15 eu tenho encontrado ele caido na caixa de papelao, sem conseguir se levantar. Ate ai achei normal q ele tinha caido de algum jeito e tals, mas no mesno dia ele ficou assim mais umas tres vezes. Ele pode estar doente ou isso e normal? Meu medo e que ele se machuque enquanto dorme. Ele tem a racao bem trituradinha (indicada pela avicultura) e um pote com agua.
Respondido em:
Excluirhttp://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/10/galinha-pintinho-nao-levanta.html?m=1