Houve uma dúvida sobre incubação em chocadeira e eu fui me lembrando das minhas experiências com chocadeira ou incubadora artificial de ovos.
Por um tempo, eu emprestei uma chocadeira caseira de um conhecido e tive algumas experiências com ela.
Talvez tenha sido uma fase que eu mais aprendi sobre incubação de ovos, pois me entusiasmei e me dediquei ao assunto, pesquisei bastante e pude pôr em prática o que aprendia.
A maior lição que eu tive foi: é muito difícil fazer o papel da natureza, pra não dizer impossível.
Parece muito simples quando vemos uma galinha chocando ovos, depois nascem os pintinhos e pronto.
Mas a verdade é que fazer essa tarefa artificialmente não é nada fácil ou simples. A gente pensa que vai adquirir uma chocadeira e ter muitos pintinhos, porém a realidade pode ser outra.
Como disse acima, minha primeira experiência com incubação artificial foi quando emprestei uma chocadeira caseira artesanal.
Uma chocadeira deve ter, minimamente, fonte de calor. E umidade. E ventilação. E viragem de ovos.
Digo tudo em separado porque se houver apenas fonte de calor, é possível chocar ovos, mas dificílimo nascer pintinhos.
A umidade é outro fator fundamental para o desenvolvimento do embrião. Também é possível haver chocadeira sem fonte de umidade, mas dificílimo que o embrião se desenvolva.
A ventilação e viragem dos ovos também são fatores determinantes no sucesso da incubação.
Algumas chocadeiras possuam viragem automática, caso não o tenham, os ovos devem ser virados com regularidade. E a ventilação também deve ser adequada.
Pretendo falar mais detalhadamente de cada fator, por ora trarei um panorama geral.
Estatísticas de criadores dizem que quanto maior, mais profissional, elétrica a chocadeira, maior a taxa de natalidade. Quanto menor, mais caseira, mais artesanal, menores as chances de bons resultados.
Isto porque uma chocadeira grande é mais estável, apresenta menos oscilações em termos de temperatura, umidade, ventilação, viragem.
Numa chocadeira caseira, em que há necessidade de maior intervenção para manter as condições adequadas, o embrião fica mais vulnerável e morre com facilidade.
Uma queda de energia, um superaquecimento, falta ou excesso de umidade, qualquer desse fator ocorrendo por algumas poucas horas podem matar o embrião ou causar danos.
Entretanto, ainda que requeira maiores cuidados, é possível incubar ovos em chocadeiras artesanais e caseiras.
Próximas postagem sobre o assunto, darei continuidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário