sexta-feira, 26 de junho de 2015

GALINHAS - Chocadeira e eclosão

Pergunta:

"Ola. Ganhei uma chocadeira e tirei minha 1ª ninhada, começando a nascer com 19 dias e o ultimo nasceu com 21 dias. Da ninhada de 7, os 6 de galinha caipira estão ótimos, mas o unico de garnisé nasceu muito fraco, na verdade ele nem nasceu sozinho, ele bicou a casca no 20º dia da incubação, mas não saiu do ovo, 20 horas depois a membrana que envolve o ovo ressecou e vi que ali seria impossivel um parto normal. Este ovo quando coloquei na chocadeira, sabia que era um ovo mais velho e que precisaria de mais horas de incubação que os outros, mas como segui as recomendações de temperatura da chocadeira e hoje sei que realmente era muito alta (38,5 ºC) após uma semana baixei para (38ºC) e como me falaram que o ideal era baixar proximo ao nascimento no 18º dia deixei em 37,4ºC. Ele acabou tentando nascer antes da hora e acabou precisando de ajuda. Acredito que seja um pouco prematuro, pois fica constantemente parado e mesmo com todos os estímulos, não come e nem bebe água sozinho.
Eu tenho feito alimentação forçada nele e pretendo continuar até ele ficar um pouco mais forte e ter um bom peso para a tática de deixar passar fome até comer.
Agora a duvida é: a ração de crescimento é muito esfarelada para umedecer e conseguir fazer forçada, percebi maior facilidade na inicial de ave de corte, pois ela absorve mais fácil a água virando uma papa. Esta ração é ruim? Pergunto pq sempre uso a de crescimento e vejo os frangos que comem ração de engorda com cara de inchado.
Outra coisa hoje ela faz 4 dias ( é ela ja sexei pela asa), e esta com 19g. Quanto eu devo dar de alimento ao dia? Existe uma proporção em relação ao peso do filhote? O certo é dar comida de quantas em quantas horas, ou quantas vezes ao dia? Como não tenho outro da mesma raça para comparar não sei dizer se esta e quanto esta fora do peso normal.
Por Juliana Barbosa Russini em DÚVIDA - Pintinho abandonado
Em 25/06/15

Resposta:
Juliana, reproduzir as condições naturais não é fácil!
Para que a chocadeira faça seu papel, é necessário controlar, principalmente, a temperatura, a umidade e a viragem dos ovos.
Além de manter todas essas condições adequadas à incubação de ovos de galinha, é importante manter tais fatores constantes e estáveis, o que é muito difícil.
Geralmente, quanto maiores as chocadeiras (profissionais) maior a estabilidade. Ou seja, conseguir tirar pintinhos em chocadeiras pequenas, caseiras, requer muita prática e cuidado.
Isso porque o controle da temperatura, umidade, ventilação e viragem (virar os ovos) fica comprometido. Qualquer queda de energia pode por tudo a perder.
E, quando não há oferta dessas condições de forma adequada, ocorrem resultados mais ou menos esperados.
Primeiramente, não há pintinho prematuro se ele bicou o ovo naturalmente. Quando o pintinho nasce naturalmente, ele está pronto.
Ovos "velhos" ou "novos" levam o mesmo tempo para serem incubados. O que determina se demora mais ou menos é o tempo que fica sob calor. Em chocadeira, o período é menor, pois ficam 24h sendo chocados. Com galinha, varia mais, pois elas saem pra se alimentar etc.
Porém se alguém "ajudar" o pintinho a sair do ovo e não for momento, certamente ele não sobreviverá.
Essa situação que você relata é típica decorrente de falta de umidade adequada. Ele não tentou nascer antes da hora. Provavelmente, a falta de umidade interferiu na eclosão dos ovos e ele ficou com problemas motores ou neurológicos talvez permanentes.
Isso é relativamente comum em chocadeiras.
Numa próxima, eu apostaria em melhorar a umidade da chocadeira. Adquira um higrômetro (instrumento que mede umidade do ambiente). Na fase de eclosão, a umidade deve estar alta, cerca de 80%.

Quanto a esse pintinho, eu não sou a favor da eutanásia. Porém dificilmente ele sobreviverá por muito tempo.
Como expliquei acima, parece que ele ficou com sequelas decorrentes da eclosão mal sucedida.
Se você consegue tratá-lo no bico e ele engole, ou seja, tem deglutição, ótimo. Continue. Essa técnica que citou de, mais pra frente, deixar passar fome para forçá-lo a se alimentar não é uma boa ideia! Talvez ele passe fome mesmo, por ter perdidos algumas habilidades. Resumindo: provavelmente, ele será um animal deficiente e que precisará de cuidados sempre. Um pintinho dessa idade, nessa situação, não faz "birra" para esperar comer na boca. Se ele não comer sozinho, é porque ele não é capaz! Não o deixe passar fome, isso seria crueldade, certo?
Quanto a alimentação em si, considerando o caso, dê a ração/farelo úmido feito uma pastinha que for mais palatável a ele, que ele mais gostar, comer melhor. E a quantidade, depende do quanto ele engole a cada vez. Se comer muito pouquinho, dê mais vezes ao dia; se comer razoavelmente, umas 4 vezes ao dia. Verifique o papo dele: encheu o papo, pare. Não deixe estufar o papo. Se apalpar e sentir ali a papa, por ora eatá bom, dê novamente após 3, 4 horas quando o papo estiver vazio (isto significa que a papa foi digerida).
Como você fez a sexagem?
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário