terça-feira, 17 de julho de 2012

CÃES - Como consegui reduzir apneia do sono de meu bulldog inglês.

Coincidência ou não, segui alguns procedimentos para tentar reduzir as crises de apneia do sono de meu bulldog:

- manter a umidade relativa do ar alta,
- comprimidos de glucosamina + condroitina + colágeno,
- redução do peso (dieta),
- extrato de própolis (broncodilatador),
- caminhadas regulares.

Sempre tive muita preocupação com essas crises de meu bulldog. Minha preocupação maior sempre foi com paradas respiratórias.
Não é comum que um animal que apresenta apneia do sono sofra uma parada respiratória, pelo menos não se estiver saudável, sem histórico de estreitamento da traqueia com complicações anteriores. No geral, principalmente em raças braquicéfalas (focinho curto), as apneias são esperadas e o animal volta sozinho.
Talvez a frequencia em maior grau pode atrapalhar a qualidade do sono do animal, e para constatar ese fato, observe como se comporta durante o dia, se brinca, faz as atividades normais, tem disposição. Se leva uma vida normal de dia, provavelmente a qualidade do sono não deve ser ruim. Em todo caso, o trato respiratório é algo delicado num bulldog, o que me faz ficar sempre com atenção redobrada a qualquer sinal estranho. E também proporcionar uma boa qualidade de vida (e sono) de meu bulldog.
Busquei orientação de várias fontes, leituras, pesquisas. No Brasil, não localizei um profissional especialista no assunto. Minhas conclusões são pessoais, baseadas em coletâneas de informações, leituras, experiências.
Apesar de haver um período de uso contínuo das cápsulas principalmente para surtir efeito, a notícia é boa: com apenas uma semana/dez dias, as apneias do sono de meu bulldog reduziram bastante, diria uns 90%. Um dia ou outro teve mais, outros menos, mas eu percebi que o sono está bem mais contínuo, o ronco mais leve e ritmado.

*** (ING) DOGS - How I reduced my English Bulldog sleep apnea:
Coincidence or not, I adopted some procedures to try to reduce sleep apnea episodes of my bulldog and in one week/ten days and the sleep quality increase almost 90%, they are:
- keep high relative humidity,
 -glucosamine + chondroitin + collagen tablets,
- weight reduction (diet),
- extract of propolis (bronchodilator),
- regular walks.

8 comentários:

  1. Como você administrou os comprimidos e o extrato de própolis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comprimidos eram manipulados e eu ministrava como uma cápsula qualquer, na alimentação ou colocava na garganta e dava água para engolir.
      O própolis usado era aquele frasco de vidro em spray comprado em farmácia, borrifava na língua. Mas compra os puros, sem mistura com menta, aniz ou outra substância que costumam ter!
      (Perdi minha bull numa cirurgia, muuuuuuuita dor).

      Excluir
    2. Qual era a quantidade de cada substância na capsula? Qual era o peso da sua bull?

      Excluir
    3. Alex, você pretende manipular? Converse com um vet antes, ok? Medicar por conta é perigoso. Minha bull pesada em torno de 24kg. Não estou indicando ou prescrevendo fórmula, certo? Até porque a interação entre substâncias pode causar efeitos indesejados ou se anular entre si. A MEDICACAO PRESCRITA FOI ORIENTADA POR VET E FARMACEUTICO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES E PARTICULARIDADES DO MEU ANIMAL, PARA SER MINISTRADO COM SEGURANCA E SURTIR OS EFEITOS DESEJADOS.
      Mas pra você ter ideia: glucosamina 229,87, metionina 52,2, cisteina 8,35mg, betaina base 4,18mg, histidina 4,18mg, vit b6 8,35mg, vit e 6,261mg, gluconato de zinco 16,91mg, gluconato de magnesio 10,46mg, gluconato ee manganes 10,46mg, glicinato de cibre1,46mg, selenito de sodio 0,005mg, sulfato de condroitina 100mg, colageno hidrolizado 25mg, diacereina 50mg. 30cp, 1 ao dia.

      Excluir
  2. Querida..lamento muito sua perda..sei como isso é dificil...mesmo....mas anjos estão sempre bem..em qualquer lugar.....Gratidão pelas informações prestadas.
    ABraços. Silvana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana!
      Agradeço muito o carinho!
      Realmente, a perda dela foi divisor de águas da minha vida. Muita dor, porque houve só amor. A separação foi complicadíssima, mas hoje sinto que ela me olha de outro plano, me ouve, me atende. Amor não morre!
      Fico disponível!
      Volte sempre!

      Excluir
  3. Boa noite!

    Estou sofrendo com meu bulldog francês de 9 anos diagnóstico com tumor no coração, sem indicação de cirurgia.
    Começou a ter muita apneia, estou desisperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito.
      Procure alternativas que aliviem o incômodo:
      Procure um veterinário cardiologista que possa passar algum tratamento, pelo menos, para reduzir desconforto.
      Procure terapias alternativas: acupuntura, homeopatia, reiki e qualquer outra.
      Reiki eu faço. Vou enviar à distância!
      Paz e força!

      Excluir