sábado, 30 de junho de 2012

CÃES - Colapso e estenose de traqueia

Colapso de traqueia em cães.
O fato de ter um bulldog sempre me deixou preocupada com eventual possibilidade de haver um colapso de traqueia. Em termos bem grosseiros, mas facilmente inteligíveis para leigos, significa o fechamento da garganta.
Tecnicamente, a traqueia do animal, formada por aneis cartilaginosos, pode entrar em colapso e impedir a passagem do ar para respiração. É algo como quando sugamos com força um canudinho de plástico fino e ele se fecha e o líquido não sobe.
Há algumas raças com predisposição para essa ocorrência, como os braquicéfalos (focinho curto).  Nessas raças, o palato mole prolongado (parte que segue o céu da boca, não o céu em si, mas a sua continuidade em direção à garganta), por ser mole, favorece esse colapso (fechamento).
Algumas raças, como dito, têm essa predisposição genética e o animal pode viver bem com essas características. Contudo, alguns podem apresentar essas características num grau mais grave e nesse caso a qualidade de vida do animal pode ser comprometida.
O diagnóstico não é simples, porque esse órgão é flexível, mole. Assim, ao se fazer um raio-x para verificar o estado da abertura dos aneis pode não garantir uma conclusão certa. De repente, naquela momento em que foi feito o raio-x (aquele segundo) a traqueia pode ter se estreitado, num movimento normal, já que é flexível, o que não signficará necessariamente um estreitamento permanente.
O diagnóstico por raio-x a concluir por um estreitamento permanente será eficaz apenas em casos justamente de estreitamento permanente, e a essa conclusão se chegará se o animal apresentar outros sintomas que levem a esse diagnóstico.
 
Quais sintomas?
Dificuldades respiratórias frequentes (independente de temperatura e umidade relatividade do ar, porque em altas temperaturas a dificuldade è esperada); cansaço incomum; apneias frequentes e regulares; cianose principalmente nas mucosas da boca e língua (= mucosa e língua arroxeadas, isto significa que o tecido não está sendo adequadamente oxigenado) etc. Tratamento. Há possibilidade de correção cirúrgica, que seria a inserção de aneis na traqueia para mantê-la aberta. É uma cirurgia bem delicada e que, segundo um veterinário me informou, só indicada como última opção, casos gravíssimos.
 
Outras possibilidades.
Como uma tentativa de prevenção ( digo tentativa porque não conheço estudos que comprovem, se existir, me indiquem, por gentileza) é ministrar sulfato de condroitina. Essa substância auxilia na produção de cartilagem, possibilitando que as paredes da traqueia mantenham-se firmes.
Outro fator importante é manter o cão magro, no caso dos mais gordinhos, como bulldogs ingleses. Por uma questão de espaço mesmo, a gordura tende a comprimir mais a traqueia.
 
Em caso de emergência.
Casos de emergência são aflitivos. Quem já viu um ser (humano ou animal) com dificuldades respiratórias ou já passou por isso entende o que digo. Já vivi muitas situações com meus animais, de vários tipos e gravidades, mas reconheço ser essa a mais aflitiva, principalmente porque nossas possibilidades de intervenção são limitadas e a necessidade de o animal respirar, urgentíssima, claro.
Segue o kit emergência que tenho: - medicamento broncodilatador (Pulmonil, por exemplo). - compressa de água gelada - no caso de possibilidade de colapso (também chamada estenose) por hipotermia, calor excessivo.
Colocar na região abdominal, nuca, almofadinha das patas. Embora a ação deva ser imediata, encoste aos poucos. Esses locais facilitam a termorregulação. - abanar, colocar perto de ventilador. - ministrar diurético.
Motivo: a descompensação respiratória pode fazer com que o pulmão retenha água, dificultando ainda mais a respiração. Por fim, eu uso um produto por ideia minha, o própolis, daqueles sprays de farmácia mesmo. O propólis é um broncodilatador natural, por isso pode ser ministrado mais vezes, numa noite (em situação normal) de muita apneia, por exemplo. Busquei essa opção porque deve-se evitar dar um broncodilatador sintético sempre, a cada apneia, por exemplo, porque pode criar resistência do organismo e não ser eficaz quando for urgente. Não sei dizer o quão eficaz é o própolis.
Quando minha bull tem mais apneias do que o normal, eu dou uma espirrada. Parece que melhora, não sei se é coincidência. No mais, eu perguntei ao vet e ele liberou o uso, sem contra-indicações em princípio (a menos que o cão tenha algum impedimento especificamente com essa substância, como alergia). Cuidados E, finalmente, qualquer cão que tenha possibilidade de ter esse tipo de problema não deve ser submetido a altas temperaturas, stress, atividades físicas (a depender da condição do cão).
Outra coisa que parece melhorar a respiração é manter a umidade do ar a mais de 50%. O ar de dias muitos secos tendem ressecar as vias respiratórias, dificultando o processo de respiração. Quando a estiagem for severa, coloque recipientes com água no ambiente ou mesmo toalhas molhadas (cuidado que toalhas podem criar fungos!), vale até espirrar água no ambiente, se necessário. Uma observação importante ainda é que qualquer raça pode ter um colapso de traqueia. Isso não é necessariamente fatal.
 
Tenho um dachshund que tem de vez em quando ao andar na guia e, ao querer correr, dá um tranco na coleira. Nisso ele pára, como se fosse um engasgo, uma crise de asma, até voltar ao normal em poucos segundos. Isso é um tipo de colapso, por uma força mecânica, a traqueia fechou. O esperado é que volte ao normal rapidinho.
Se não voltar (quando ocorre uma estenose propriamente dita, um estrangulamento do canal da traqueia), o animal pode morrer. Mas como disse, esses casos não são comuns, dependem de outros fatores.
Colapsos temporários e sem causas intermitentes (como o tranco na guia) deve voltar normalmente. Esse assunto é muito pouco explorado, principalmente em português, apesar de ser tão grave.
Se alguém tiver alguma contribuição, seja técnica, seja de experiência pessoa, ou mesmo dúvida, troca de experiências, deixe um comentário, a ideia é trazer o máximo de info possível sobre o assunto que me parece tão negligenciado.
Lembro que todo o exposto é baseado em minhas experiências pessoais, minhas pesquisas e conversas com profissionais da medicina veterinária e proprietários de animais que vivenciaram algo relacionado. Em todo caso, procure orientação de um especialista.

55 comentários:

  1. Adorei o post, tenho uma cachorrinha com apneia e que ronca muito. Ando preocupada e realmente é um assunto negligenciado sim. O veterinário apenas me disse que foi pq ela enordou e a gordura pressionava a traqueia. Ela não é tão gorda assim, de qq maneira reduziu o peso e ainda assim ronca muito e tem frquentes crises de apneia.
    Sinto que será preciso a consulta por diversos veteriários........

    ResponderExcluir
  2. Olá, realmente a resposta de que seria apenas gordura (embora correta), não nos satisfaz! Eu entendo porque já passei pela mesma situação, meu cão emagreceu e o problema não sumiu. Como eu disse, realmente melhorou seguindo todo esse protocolo: redução peso + caminhadas leves + cápsula de colágeno,condroitina,glucosamina + umidade relativa do ar alta + spray de própolis (se necessário).
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá.
    Li seu blog e agradeço por explicações iniciais. Tenho 2 caes em casa com estenose, e fiquei muito preocupado quando os vi com falata de ar.
    O tratamento indicado pra elas foi o sulfato de condroitina injetavel, calculando o peso do animal ao tempo de exposição ao medicamento.

    Segue um estudo cientifico que você tanto procurava, e acredito que venha a engrandecer seu conhecimento.

    Abraço, Gilvan


    http://www.labyes.com.ar/espanol/info/sulfato_condroitina_caninos_colapso_traqueal.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilvan, agradeco a colaboracao. Vou ler cuidadosamente! Eu já ministro cápsula de condroitina+glucosamina+colágeno em minha bulldog, já fiz postagem sobre isso também aqui. O sono dela melhorou significantemente, reducão relevante de apneias! Volte sempre!

      Excluir
  4. O meu cachorro, um poodle, foi diagnosticado com colapso de traqueia. A veterinária orientou o uso de um medicamento homeopatico, que é o: Displasia, da Homeo Pet, originalmente ele é indicado para displasia coxo-femural, contudo ele também é importante no tratamento do colapso traqueal. Também foi indicado o uso de uma formula manipulada com: diacereina, condroitina, glucosamina, colageno e vitamina c.Espero ter contribuido, porque também é muito sofrimento pro dono do animal que sofre com essas crises.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradeço demais a colaboração! Realmente é um sofrimento para o cão e uma grande aflição para nós, donos, em vê-los nessa situação! Como eu já dou glucosamina+condroitina+colágeno, vou pesquisar sobre o acréscimo dessas outras substâncias! A condroitina em si é indicada para articulações, mas ajuda nesse problema na traqueia! Muito para nós alternativas!
      Anotado. Vou postar sobre suas considerações logo mais, se quiser se identificar e falar mais depois de alguns meses de uso (teve melhora?), volte e nos conte! Boa sorte!

      Excluir
    2. Anônimo, eu gostaria de falar com sua vet sobre dosagens, será que pode me passar um contaro dela? Agradeço!

      Excluir
    3. Boa noite, já se passaram alguns anos, até eu ler esse blog sobre Colapso da traquéia!!! Será que vc ainda teria a receita com as dosagens certas da homeopatia para esse problema??? Minha York tem tido crises, já dei corticóides e nada resolveu!!!
      Por favor, me ajude!!!
      Obrigada

      Excluir
    4. Boa noite, já se passaram alguns anos, até eu ler esse blog sobre Colapso da traquéia!!! Será que vc ainda teria a receita com as dosagens certas da homeopatia para esse problema??? Minha York tem tido crises, já dei corticóides e nada resolveu!!!
      Por favor, me ajude!!!
      Obrigada

      Excluir
    5. Veja publicação:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/03/caes-colapso-e-estenose-de-traqueia.html?m=1

      Excluir
  5. Tenho um shih tzu com 05 anos e foi detectado em RX um colapso traqueal grau I/II.
    O veterinário receitou condroitina+glicosamina de uso contínuo e Omega 3. Exames de sangue para detectar alergias vão ser feitos para evitar fatores externos que compliquem o problema. Talvez ministrará vacinas para controle alérgico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, interessante sua contribuição. Vou anotar nos meus registros.
      Como está seu cão? A medicação tem dado resultados positivos?

      Excluir
    2. Agora com 07 anos continua com a mesma medicação (condroitina+glicosamina) diária.Omega 3 nem sempre. Tem alguns episódios de traqueíte que sano com prednisolona 2 ml em 1 dia.
      Não tosse e não tem sintomas clássicos de colapso de traqueia.

      Excluir
    3. Que legal! É isso aí, continue cuidando do animal da melhor forma possível! Volte sempre!

      Excluir
    4. Ainda com relação ao shih tzu de 07 anos, além dos suplementos de condroitina, glicosamina e omega 3, recomendaram 03 vezes por semana, probióticos. Graças a Deus ele não tem nenhuma crise de traqueíte há 03 meses (desde junho).

      Excluir
    5. Agradeço muito a contribuição, Dino!

      Excluir
  6. boa tarde. minha cadelinha é uma mistura de poodle com york, foi diagnosticada com colapso de traqueia, o primeiro veterinario que levei disse que nao tinha tratamento, que os remedios sao de farinha e caros.. Nao tratei. Agora que ela piorou eu resolvi tratar assim mesmo. E hoje, levei n vet e fiz raio x, eu estava dando condroton 1 comp por dia (ela tem 5kg) e a médica falou para eu substituir pelo gerioox. Li muitos comentários positivos na net sobre esse tratamento e estou ansiosa. Não sei a gravidade de meu bebe, estou triste de nao ter começado antes.. Mas eu também estava apertada em dinheiro, mas se eu soubesse da eficacia eu teria me esforçado mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja nossa publicação em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/01/caes-estenose-de-traqueia.html?m=1

      Excluir
  7. Boa noite! Gostaria de saber sobre os que ja trataram ou estao tratando com o Condroton se estao achando melhora e se apresentaram alguma reacao adversa? Minha maya tem 9 meses e ja tem o colapso... Ficou bem preocupada pois vejo que nao tem nada de mto concreto nas justificativas dos medicos quanto ao problema e tratamento! Essa questao do homeopatico achei interessante.. Ja avaliou se teve resultado?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publicado em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/02/caes-colapso-de-traqueia.html?m=1

      Excluir
  8. Boa noite a minha esta em tratamento com prednisona ehistaminico inalacao com clenil a nao vejo resultado vcs falsrs do colageno gostaria de saber a dosagem e se posso dar pra minha cachorra estou a 4anos nessa aflição com medo de perder aminha pequenina socorro:-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2016/12/caes-tratamento-de-estenose-de-traqueia.html?m=1

      Excluir
  9. Bos noite,sobre a estenose de traqueia n consigo abrir este blog acima citado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o link? Se for daqui, me diga qual que vejo o que ocorre. Se não, pode estar fora do ar.

      Excluir
  10. Gostaria de saber dosagem e forma de uso : CONDROITINA, GLUCOSAMINA, COLÁGENO p extenoide de traqueia. Pôr gentileza. Se me puderem enviar p meu email ficarei eternamente grata.
    magalydantas2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magaly, as doses dependem do peso do animal. Não posso indicar as dosagens, porque era próprio para o meu animal e o peso dele. Você deve procurar um vet e pedir receita com doses corretas ao seu animal. Boa sorte!

      Excluir
  11. Meu cãozinho tem 10 anos e já vinha tossindo há algum tempo,mas era sempre em episódios...E depois passava mas sempre voltava pior, levei no veterinário e foi detectado colapso dá traquéia.Ele receitou o codotron mas já me alertou que a tosse não iria melhorar, que o remédio seria apenas pra evitar que agravasse ainda mais, porém a tosse continuaria do mesmo jeito. Gostaria de Saber se os cães de vcs teve melhora com o uso contínuo do Codotron, pois fiquei super desanimada em saber que posso fazer tão pouco por ele,na verdade eu nem esperava a cura,mas pelo menos um alívio dos sintomas,pois ele fica cansado e tosse muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/03/caes-colapso-de-traqueia-e-tosse.html

      Excluir
  12. olá minha lab de 14 anos esta com estenose de traqueia e esta com 31,500kg peso ideal ja controlado por anos sendo assim estou aviando uma receita do meu vet. e tambem gostarioa se possivel for a dosagem para essa minha labrador d de 14 anos e com 31,500kg (condroitina-glicosamina-colageno)
    hj fui correndo ao vet e ela foie voltou situação dificil.
    grato pelo retorno com a formula abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a contribuição. Sempre consulte o vet a respeito de substâncias e dosagens, principalmente por ser um animal idoso, deve-se tomar mais cuidado.

      Excluir
  13. caso ajude mteverde@uol.com.br

    ResponderExcluir
  14. boa noite amigo qual o spray de propolis eu devo comprar(marca)sem alcool de preferencia e o condroitina pode ser da vitnil?grato fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, qualquer spray!
      Não conheço essa marca, mas se for adequada para animais, acredito que tudo bem! Sorte!

      Excluir
    2. obrigado pelo retorno,então posso manipular a condroitina?

      Excluir
    3. Sim. Vá a uma farmácia de manipulação e fale com o responsável.

      Excluir
  15. Poderia me dizer a marca do propolis que vc usou no dog,procurei aqui na minha cidade so achei com alcool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, não tenho mais. Dê uma procurada no google, pode ser que ache online em sites de produtos naturais ou farmácias!

      Excluir
  16. Boa noite a todos!
    Tenho uma mestiça de lhasa e poodle com 14 anos e colapso traqueal desde os 11.
    No início foi bem complicado e achei que ela não resistiria. Ainda tosse, mas está bem controlada e já se vão 3 anos.
    Faz uso diário de osteocart plus, fortekor, furosemida, condeína e prednisona.
    Também usa ração satiete da Royal canin, para manter o peso controlado.Isso depois de 2 anos de dieta a base de proteína (saches de carne da pedigree) para baixar de 8kg para 5kg.
    Não é fácil e nem barato, principalmente se considerar que tenho mais 6 cães e 14 gatos, mas estou feliz por ainda tê-la comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, agradeço pela contribuição!
      E fico muito feliz ao saber de tanta dedicação e carinho!
      Deus abençoe todos vocês, inclusive os animaizinhos!

      Excluir
  17. voltando a falar do meu shih tzu, agora com 08 anos e com colapso de traqueia grau I/II detectado há 03 anos, cabe informar que ministro omega 3 diariamente e atualmente somente probioticos caninos 3 vezes por semana. Esta há muito tempo sem qualquer sintoma, inclusive, traqueite, que era recorrente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Dino, fico feliz em saber que cuida tão bem e divide sua experiência aqui!
      Volte sempre!

      Excluir
    2. Oi como está sua cadelinha ela está bem,me chamo Priscila,vc está dando condroitina e glucosamina,e ômega 3 ainda

      Excluir
    3. Priscila, costuma dar certo! Não é tão rápido!

      Excluir
    4. Boa noite. Em relação ao ambiente e exercício fez alguma coisa? Ou deixa que ele tenha uma vida ativa com brincadeiras? Pergunto isto porque descobrimos agora com 4 anos que a minha cadelinha tem colapso grau II e ela é muito muito ativa e gostaria de saber se é necessário moderar o exercício e de que forma o tem feito?

      Excluir
    5. Mantenha a rotina dela. Não force, mas também não impeça de fazer. Exercícios favorecem a parte respiratória. Apenas observe para que não se canse. Sempre dando tempo para descansar.

      Excluir
    6. Otimo! Muito obrigada. Ela quando fica mais cansada também para. Mas ainda bem que posso deixa-lá brincar porque ela é mesmo muito ativa também aonda por cena novinha e não queria ter que lhe dar calmantes para evitar as tosses.

      Excluir
    7. Apenas observe. A qualquer sinal de língua arroxeada, você faz ela descansar até voltar a ficar rosada!
      Boa sorte!

      Excluir
  18. Boa tarde a tds! Acabei de saber por RX que minha maltesinha de 12 aninhos está com colapso de traquéia. Isso explica a tosse que dura um mês e meio sem melhora com vibral nem corticóides. Confesso estou arrasada. Arrasada por ter lido em tantos artigos que isso não tem cura. Não posso imaginar minha bebê assim pelo resto da vida. Vou começar tratamento homeopático na esperança de que ela pelo menos tenha algum tempo de alívio entre as crises. Tds que chegaram até aqui estiveram com a msm aflição... entendo perfeitamente. É horrível! Ela acorda umas 6x por noite tossindo muito. Jesus! Os anjos merecem uma cura! Que tds vcs qye escreveram tenham sorte! Se Deus quiser vou obter um alívio para ela com a homeopatia! Abs a tds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, homeopatia deve aliviar!
      Tente a fórmula manipulada que postei aqui no Blog!

      Excluir
  19. Esse pulmonil é o mesmo que se dá em cavalo pois não achei nenhum para cães

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde. Gostaria de saber se alguém conhece ou já usou o condroton, omnicondro ou o wejoint? E se sabeme qual a diferença entre hidrocloreto de glucosamina e sulfato de glucosamina? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cão tomou condroton. Achei o osteocart melhor, mais caro também. Mas acho que há outras alternativas mais atualizadas.
      Hoje, manipulo.

      Excluir