quarta-feira, 23 de outubro de 2013

AVES - Construindo ninhos para atrair aves

Um proprietário de sítio, ao adquirir a terra, há anos atrás, observou que havia poucas aves no local, apesar do ambiente ser hábitat de diversas espécies. Certamente, essa ausencia de aves se deu a caça que os nativos praticavam antigamente, antes das leis ambientais protegendo os animais.
Logo que se instalou, o proprietário, antes mesmo das leis proibitivas, tratou de orientar os funcionários que não era permitida a caça de qualquer animal selvagem do local, inclusive das aves, das quais sentia falta.
Mas como trazê-las de volta àquele ambiente?
Algumas pequenas medidas foram tomadas e logo a àrea voltou a ser habitada por diversas espécimes, desde pequenos beija-flores até tucanos e araras!
Uma dessas medidas para atrair as aves foi a construção de ninhos e distribuição pelas árvores. Ninhos artificiais feitos de materiais naturais, mas que pequenas espécies logo se apropriavam das "casinhas" para reprodução e, em pouco tempo, muitas revoadas planavam por ali.
Veja como os ninhos foram construídos:


 Cortaram-se pequenos pedaços de bambu de calibre grosso na altura de cada gomo, com ferramenta própria, foi feito um area na lateral (mais próxima a uma extremidade).

Ao cortar os gomos, pedaço sim, pedaço não ficou com a vedação do próprio gomo do bambu.
 Para vedar as extremidades que ficaram sem vedação, recortaram-se pedacos de salsichão (espuma flutuante de piscina), de modo que vedasse o orifício. (Na imagem a espuma não está colada, mas ajustada com cortes de revista provisoriamente).


 Feito todo o procedimento acima, as espumas do salsichão foram coladas nos orifícios das extremidades com cola quente de modo que ficassem bem encaixadas e vedando o orifício.

Varios "ninhos" prontos!

Achei a ideia muito interessante! As medidas variam, não há uma fórmula exata, é apenas uma sugestão?
Alguém ja fez algo parecido?









Nenhum comentário:

Postar um comentário