Pergunta:
Oi amigo (a) Estou com pintinhos de garnizé/mini e galinha caipira, mas meu espaço é pequeno no momento... gostaria de saber se tens algumas dicas de como diferenciar machos de fêmeas, pois necessitarei vender alguns... Procurei na internet, porém as informações q vem são relacionadas a aves de granja... Como parece ter experiência com estes bichinhos, recorro aos teus conhecimentos. Agradeço desde já Grande abraço e bom início de semana por Shada em AVES - Sexagem para todo o Brasil - 24/11/2013.
Resposta:
Shada, a distinção entre machos e fêmeas de pintinhos de qualquer galinha não é fácil, pois não há dismorfismo sexual (características específicas diferentes em macho e fêmeas) quando filhotes, essas diferenciações começam a ser visíveis apenas após adultos (cerca de 6 meses), quando o galo apresenta crista, barbela e penas longas na cauda, enquanto a fêmea não.
A única forma de identificar, a olho nú, machos e fêmeas é verificando o órgão sexual pela cloaca, mas também não é uma tarefa fácil. Apenas criadores muito experientes conseguem e há um profissional que trabalha para granjas que faz esse trabalho.
Em resumo, há alguns mitos de que machos teriam "rabinhos" mais altos, de onde nasceriam as penas da cauda, mas nem sempre funciona. A regra segura é a verificação do órgão sexual e isto requer um conhecimento avançado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário