quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DÚVIDA - Canários - sol e macho com fêmea chocando

Pergunta:
Minha canária botou quatro ovos ontem,hoje ela falhou,todos com a cor azulada,notei também que estão mais escuros, mais cinzentos me parece.Ela só deposita raminhos de estopa no fundo do ninho.Eles nunca brigaram,mesmo na fase de namoro, mas hoje o pau quebrou,e tive que me aproximar da gaiola pra eles pararem, mas a fêmea demorou voltar à chocar depois da briga.Tenho mais uma pergunta: -Posso mudar a gaiola uns 10 metros pra eles tomarem um banho de sol com a banheirinha de água?Valeu Brigadão!! em DÚVIDA - Último ovo azul do canário por Alexandre Luiz de Avila.   Em 22/10/2013.

Resposta:
Alexandre, pelo que contou, certamente ela parou a postura e vao começar apenas a chocar.
Sobre ser boas mães, depende muito de cada uma. Só passando pela experiência para saber como será a sua.
Algumas não se importam com a presença do macho durante o choco e ele até ajuda a alimentar os filhotes quando nascem. Outras já não os querem perto e parece-me ser o caso da sua! Então, assim que perceber que ela parou de botar (4 é um número bom, certamente ela parou) e, inclusive por essas brigas, ela deve estar querendo afastá-lo.
Neste momento, você deve tirar o macho da gaiola e deixá-la chocar sozinha, num local abrigado do frio, vento e calor intenso.
Sempre é possível mudar as gaiolas de lugar para tomar um solzinho da manhã, por exemplo. Mas nunca deixe exposto direto ao sol (sempre sobre folhagens de árvores, algo do tipo) e nem se o sol estiver muito alto (muito quente), eles podem morrer. Imaginem que são como bebês, sol com muita moderação. Até porque, por estarem em gaiolas, não terão como se afastar para um lugar menos quente se for necessário.
Eu costumo deixá-los, nesse sol da manhã, um parte da gaiola no sol e outra na sombra, para que fiquem à vontade para se exporem ou não ao sol.
Quanto à fêmea chocando, não há necessidade de trocar a gaiola de lugar (nem sol) nesses dias. Pode interferir na temperatura dos ovos, inclusive, e ela deixar o ninho. O melhor é arranjar um bom lugar (fresco de dia - porém sem vento) e abrigado à noite e deixar por lá, sem mexer muito, só o necessário!

PARTE 2:

Pergunta:

Eles brigam todas as manhãs, ela tenta bica-lo,e ele fica correndo na gaiola e fugindo dela,mas durante o dia o macho alimenta a fêmea no bico e não brigam mais.Estou mudando a gaiola durante as manhã pra eles se banharem num lugar mais fresco e com mais luz, mas não luz direta do sol, pois sei que prejudica os ovos e os canários.Devo separa-los? Muito obrigado pelo acompanhamento! Muito legal! em DÚVIDA - Canários - sol e macho com fêmea chocando em 28/10/2013

Resposta:
Alexandre, eu mudaria, sim! Numa briga dessas, os ovos podem ser quebrados. Tente novamente colocá-los junto quando os filhotes nascerem, talvez ele ajude a cuidar, já que já a trata no bico, mas é um risco também de haver novas brigas e acabar ferindo ou até matando os filhotes!

4 comentários:

  1. Eles brigam todas as manhãs, ela tenta bica-lo,e ele fica correndo na gaiola e fugindo dela,mas durante o dia o macho alimenta a fêmea no bico e não brigam mais.Estou mudando a gaiola durante as manhã pra eles se banharem num lugar mais fresco e com mais luz, mas não luz direta do sol, pois sei que prejudica os ovos e os canários.Devo separa-los? Muito obrigado pelo acompanhamento! Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, tenho machos e femeas e estão separados, não quero criar.
    Tenho 2 femeas que colocaram ovos e estão chocas. Retirei os ovos e elas ficam deitadas no pote de comida.
    Como faço para elas não colocarem ovos e não ficarem chocas?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/02/canarios-como-tirar-o-choco-de-femeas.html

      Excluir