sexta-feira, 22 de março de 2019
CÃES - O filhote pode tomar banho com quantos meses?
Quando pode dar banho em cachorrinho filhote é uma pergunta muito feita em sites de busca como o Google.
A resposta é que depende da situação.
Em princípio, não há necessidade de dar banho no filhote até o desmame, pelo menos, com 40 a 45 dias.
Enquanto estão sendo amamentados e cuidados pela mãe, a higiene que ela mesmo faz neles lambendo-os é o que eles precisam, o natural.
Isso não significa que não possa dar banho no cachorrinho bebê em situações excepcionais, não esperadas, que seja muito necessário.
Cachorrinhos filhotes orfãos que estão tomando mamadeira poderão ficar mais sujinhos de xixi e cocô, porque não têm a mãe que cuida disso. O cuidador deve mantê-lo sempre limpo, passando lenço umidecido neutro ou algoão ou gaze embebido de água morninha. Aliás, é necessário que se faça uma massagem na barriguinha e ânus enquanto o filhote mama para reproduzir as lambidas da mãe e fazer o intestino e aparelho urinário funcionarem. Ou seja, o filhotinho deve fazer xixi e cocô durante as mamadas, facilitando a limpeza.
Quando o cachorrinho sem mãe faz xixi ou cocô em outro momento e fica por cima, se suja, faça a mesma higiene com lenço, pedacinho de pano, algodão umidecido com água morna. E troque a caminha, claro.
Entretanto, há situações em que é melhor dar banho do que não. São casos, principalmente, de filhotes resgatados, com ou sem mãe, e que estejam sujos de terra, barro, com muito carrapato ou pulga.
Nesses casos, dê um banhinho rápido em água morna, como para um bebê humano. Use sabão de côco ou para bebês, pouco.
O risco de banho em cacorrinho filhote é a hipotermia, ou seja, perder calor. Quanto mais novinho, menor a capacidade de manter a temperatura, por isso o cuidado em banhos.
Eu resgatei um filhotinho com um buraco de bicheira na barriga. Tinha uma semana, recém-nascido. Removi os bichos, trouxe para casa e cuidei dele. Precisei dar um banho. Correu tudo bem.
Assim, havendo necessidade de banho, arrume uma bacia e coloque a água morna. Dê o banho num local fechado. Vá molhando o corpinhos aos poucos, começando pelas patinhas até as costas. Evite água na cabeça, melhor deixar sem lavar do que fazer algo que possa prejudicá-lo. Lave rapidinho, não precisa ficar esfregando, molhe o suficiente para limpar o que precisa. Segure-o durante todo o banho. Não solte na água. Peça ajuda, se necessário. Não aperte-o, nem esfregue. Massageie suavemente o corpinho. Assim que acabar, enxugue bem. Neste momento, o cachorrinho vai tremer de frio. Enrole numa toalha para que ele se sinta seguro. A tolha vai absorvendo a água. Se pêlo curto, talvez só a tolha já seque. Se não, seque com secador, mas muito cuidado: não frio, nem muito quente, e o jato de ar longe do filhote.
O importante do banho é: somente dar se necessário, cuidado com as mudanças de temperaturas, nada frio, nem quente, proteja e tome mais cuidado com a cabeça. No mais, seja delicado com o filhote.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário