segunda-feira, 29 de julho de 2013

CÃES - Tosa no inverno

Um amigo me perguntou se deve ou não tosar seu cão no inverno, época de frio, como de costume.
Primeiramente, pense nas características do animal: raça, origem, idade. Também considere o ambiente onde vive o cão.
Animais cujas raças são originadas de países frios (geralmente os peludos, os pêlos têm sua função de isolante térmico e proteção contra baixas temperaturas) têm maior tolerância a baixas temperaturas, e a função do pêlo deve ser preservada.
Se o cão vive dentro de casa, por exemplo, é possível fazer uma tosa mesmo no frio, talvez com um corte menos rente à pele.
Já um cão que vive em quintal, chácara, sítios, locais bem gelados, não convém tosá-lo, pois retirará a proteção natural.
Animais idosos têm mais frio, portanto, evite uma tosa desnecessária, restrinja a uma tosa higiênica, por exemplo (ao redor órgãos sexuais, para evitar acúmulo de fezes e urina).
Sendo a tosa muito necessária em um cão que tem frio, use roupinhas próprias para cães, mas atenção, verifique se a roupa está confortável, permite movimentação, não está apertando, enforcando, suficando, prendendo membros etc.
Cães são animais homeotérmicos (de sangue quente) assim como nós humanos e podem sofrer hipotermia (temperatura corporal reduz abaixo do normal) causando dano à saúde do animal.

Temperatura normal de cães e gatos: 37,8o. C a 39,4o. C. (fonte:Sobraci)


Nenhum comentário:

Postar um comentário