domingo, 4 de novembro de 2012

GALINHAS - Ninho inusitado

Sempre procuro fazer ninhos adequados, apropriados, seguros para minhas galinhas, na medida do possível do que meu galinheiro permite.
Às vezes dá certo, outras não!
Elas mesmas destroem (ciscam na palha), derrubam (sobem em cima, entram várias juntas ao mesmo tempo, dormem sobre eles e sujam), enfim, estou toda semana refazendo, arrumando, dando uma ajeitada, e até procurando novos lugares.
Procuro sempre locais aos quais elas tenham acesso, mas que as outras não fiquem incomodando, que sejam bem abrigados do tempo, que tenha forro macio etc.
Acontece que a natureza é inegavelmente sábia, basta a gente ter uma criação para ver isso em pequenos detalhes.
Os animais sabem o que é melhor para eles, quais as condições ideiais, e muitas vezes até nos surpreendem!
Foi isso que aconteceu comigo.
Apesar de todo meu cuidado com os ninhos, uma galinha fez um ninho num lugar que eu jamais imaginei, até por ser descoberto, aparentemente frágil: em cima do telhado do puleiro delas!
Havia uma pedaço de tela que foi onde ela botou os ovos e ficou de ninho. A cobertura ficou por conta da própria folhagem da mangueira que está por cima das telhas!
Quando eu a vi, ela já devia estar chocando há dias, pois tinham vários ovos (uns 7, 8, não me recordo). Acho que outras botaram no mesmo local.
De início, achei o local bem impróprio, que uma ventania poderia derrubá-la dali, mas pensei melhor e acatei. Apenas ajeitei melhor, moldei a tela (que até então estava plana) numa forma de bolha, coloquei capim, tirei da beirada do telhado e cobri com mais folhagens. Ficou legal!





Nenhum comentário:

Postar um comentário