domingo, 28 de outubro de 2012

GALINHAS - Galinha batendo na outra

Há algum tempo observava que sumiam ovos dos ninhos (chocos) em que as galinhas estavam chocando.
Afastada a hipótese de algum predador, fiquei pensando como as outras galinhas poderiam estar comendo os ovos se a que estava chocando ficava praticamente o tempo todo sobre os ovos.
De inicio, alterei a alimentacão, devido o eventual problema de falta de calcio que poderia ser a causa de as galinhas comerem seus próprios ovos.
Alimentacão adequada, o problema persistiu. E mais, nos ninhos que havia ovos novos (não sendo chocados), estes ovos não sumiam, ficavam dias ali!
Isso me fez concluir que não havia mais, em tese, o problema de comer ovos por deficit alimentar, porque os ovos que sumiam eram aqueles que estavam sendo chocados apenas!
Isso me intrigou.
Fiquei observando de longe os ninhos e vi seguinte cena: uma ou duas galinhas batendo (bicando na cabeça) daquela que estava chocando ate que ela saísse do ninho e a outro começava o estrago!
A dominante era uma galinha maior, talvez essa a razão de a choca "obedecer" e sair do ninho. A menor que também tinha o mesmo comportamento (se interessar - em comer - apenas ovo choco), não conseguia expulsar a choca, pelo menos ate o momento que eu fiquei observando.
Em resumo, há uma hierarquia de domínio galinhas no galinheiro. Se o comportamento da dominante eh ruim (como nesse caso de comer ovos), você terá um problema.
Opcão de solucão 1: identificar essas dominantes que causam prejuízo e retira-la do galinheiro.
Opcão de solucão 2: colocar os ninhos em locais de acesso menos fácil (não no chão, por exemplo), num lugar alto). Pode não resolver (porque a choca tem que conseguir entrar/sair, assim, as outras também), mas o fato de não estar tao facilitado o acesso, talvez resolva!
Alguem tem alguma experiência desse tipo?

4 comentários:

  1. tive esse problema, uma das minhas galinhas esta botando, a outra bicava e arrancava as penas dela, e sumiu o primeiro ovo que a outra botou... tirei essa galinha do galinheiro e deixei ela na gaiola... Sera que quando soltar ela denovo no galinheiro ela pode matar os pintos? Nao vou voltar com ela ate chocar os ovos, deve ter uns 5 dias que essa galinha esta botando, vai ter que ficar presa ate la.
    papontes@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acho que foi você que fez a pergunta do outro comentário também, pois o caso é o mesmo! Respondido em:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2012/11/duvida-galinha-comendo-ovo-e-incubacao.html

      Se não for sua pergunta, me avise que eu respondo, certo?

      Excluir
  2. Todas as minhas galinhas estão batendo em uma, tive que separar pois a mesma estava quase morta, toda vez que ela chega perto do galinheiro as outras já vem em cima, porque isso está acontecendo e oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2017/11/galinhas-galinha-batendo-na-outra.html?m=1

      Excluir