sexta-feira, 6 de abril de 2012

DÚVIDA - Pêlos amarelados



Pergunta:
Tenho uma poodle branca. Quando dou banho em casa, a pelagem vai ficando amarelada. Quando toma em pet shop, fica branquinha. Por quê?
por Cristiano.


Resposta:
Os profissionais que dão banho em pet shop usam produtos especificos que não deixam os pêlos amarelos ou desamarelam se já estiverem. A coloração dos fios (pêlos em geral) sofrem reações químicas quando utilizamos produtos.
Os cães de pêlos brancos (ou claros), assim como cabelos loiros, aparentam mais essas alterações devidas às reações químicas, e o amarelamento é uma dessas alterações.
Assim como em humanos, há produtos próprios para neutralizar essas reações químicas e preservar as cores naturais (como xampus desamareladores, por exemplo).
E como deixar os pêlos bem branquinhos em casa? Usando bons produtos para animais.
Há muita coisa nesse sentido do mercado.
Primeiro, compre bons xampus e condicionadores. Verifique marcas conhecidas.
Prefira sabão neutro, xampus e condicionadores sem cor.
Procure xampu desamarelador para animais de pêlos claros. Já há no mercado.
Outra questão, verifique se a saúde em geral do animal vai bem.
Há algumas alterações de pelagem que é decorrente de alguma questão de saúde.
Sabe aqueles sinais amarronzados que alguns cães de pêlo claro na cabeça ficam sob os olhos, no "rastro" da lágrima? Pois então, isso pode decorrer de alguma acidez (na própria lágrima, por exemplo). Eu mesma já tive um cão que tinha fases que tinha essa marca e outras não. Dependia da alimentação, imunidade, produtos usados no banho.
Em todo caso, lembre-se, use produtos em seu animal indicados ou avalizados por um veterinário, pois pode prejudicar a saúde dele!



 

3 comentários:

  1. Como assim utilizar sabão de Côco já que o mesmo possui alta taxa de alcalinidade e retira totalmente a oleosidade natural da pele deixando-a suscetível a hospedeiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, realmente o sabao de coco nao se indica (ja alterei o texto), mas, como todo o qualquer produto a ser administrado, como dito, deve ser consultado um veterinario, assim nao ha risco!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir