quinta-feira, 24 de agosto de 2017

GALINHAS - Pintinho prematuro

Pergunta:
"Olá, eu estou criando algumas aves e aconteceu que uma pata tentou abrir um ovo de galinha e eu consegui ver antes que ela o matasse e ele está aqui eu não sei como eu devo proceder. Ele é bem novo. Não anda, mal tem penas. Ele está piando bastante. Quero fazer o possível para que ele não morra. Você tem alguma dica?" Por Jorge Leandro em DUVIDA - Como cuidar de pintinhos recem-nascidos. 23/08/17.

Não entendi direito.
A pata abriu um ovo que estava chocando e o pintinho está vivo e piando?
Se for isso, apenas coloque-o sob uma lâmpada para aquecer.
Se não era hora de nascer, não vai sobreviver.
Por estar piando, pode ser que já estivesse para nascer, pois ele só piam quando estão bicando o ovo.
Por outro lado, esse relato sobre as patas pode indicar que não estava pronto ainda ou que há alguma má-formação física.
Não há muito a se fazer. Coloque numa caixinha com uma lâmpada amarela para aquecê-lo e aguarde.
Misture numa colherzinha água e diluia um pouquinho de açúcar. Coloque umas gotinhas no bico dele. Isto é para dar energia.
Se ele sobreviver uns 2, 3 dias, me chame de novo que oriento o que fazer.
Boa sorte!

24 comentários:

  1. Olá estou com um pintinho prematuro com as mesmas condições que não para de piar , mas já tem penas. O ovo acidentalmente rolou da chocadeira da galinha e caiu no chão e quebrou quando tinha um pintinho.
    O que dou para ele comer ? O que fazer ligo imediatamente? E se sobreviver por mais tempo dou o que para comer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca numa caixinha e uma lâmpada acima (um ou dois palmos) para aquecê-lo. Um potinho raso com água e outro com quirera para pintinho, compra em avicultura.
      Veja o que acontece.

      Excluir
  2. Olá, a galinha chocou dois ovos e os outros dois ela Abandonou, eu estava colocando na luz, mas achei que não ia ter resultados, hoje abri os ovos pra vê e está com dois pintinhos, um em cada ovo, mais teve um que eu cheguei até tirar pra fora, mais ainda não é tempo de nascer, coloquei em uma caixinha e coloquei tbm uma luz certo? O que eu posso fazer mais ? Será que o que eu tirei pra fora vai sobreviver ? (Tirei mais voltei no ovo de novo) coloquei um plástico para proteger aonde eu abri mais ainda está com as veias e um negócio amarelo, não entendo muito 😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil sobreviver. Tenta.
      Não podr abrir ovo antes de 21 dias, se estiver vivo, morre. Só depois, pois passou o período de incubação.
      Tenta manter como está.

      Excluir
  3. Oi, a galinha chocou 3 pinto e 1 ovo ela abandonou, então eu peguei o ovo coloquei de baixo de outra galinha q tava chocando tbm e o pintinho nasceu só q essa outra galinha rejeitou o pinto, ele ja estar todo formado mas não anda direito e pia muito o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca sob uma lâmpada numa caixinha.
      Veja se sobrevive.
      Se sim, deverá criar sozinho mesmo.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. O pintinho Sobreviveu!!! Como eu não tinha lampada minha mãe sugeriu eu por no sol com pano sobre ele, de veze enquando eu dava agua com açucar,ja no final do dia quando a galinha mãe dele foi se recolher com os pintinhos coloquei ele debaixo dela e quando amanheceu ele se encontrava bem desenvolvido e ja andando,e ela não rejeitou, ele estava um pouco lerdo em comparação aos demais mas eu ficava acompanhando e dando comida pra ele agora ele ja acompanha os damais pintinhos e estar bem espertinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Excelente notícia!!
      Agradeço o retorno!

      Excluir
    2. Como tratar do pintinho rejeitado que fica na caixa com luz?

      Excluir
    3. Há várias postagens falando sobre isso, procure na caixa de pesquisa aqui no Blog.
      Basicamente, aquecimento (luz), quirera fina/ração inicial, e pires de água limpa!
      Sorte!

      Excluir
  5. O que eu devo fazer ontem nasceu um pintinho ele não abre o olho ele tava piando bastante mas a galinha abandonou ele hoje ele tá mais fraco e não tá piando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2020/07/galinhas-pintinho-recem-nascido-nao.html

      Excluir
  6. Boa noite,tenho uma dúvida, a galinha estava chocando ovos só que quatro nasceram e o restante ainda tá dentro do ovo e a galinha não está chocando.
    O que eu posso fazer com esses ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentar achar uma outra galinha choca ou chocadeira!

      Excluir
  7. Bom dia,meu pintinho tá prematuro não pia e nem nada oq eu faco, mais ele ainda tá se mechendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2021/01/galinhas-pintinho-prematuro.html

      Excluir
  8. Olá,tudo bem? Eu espero que você possa me ajudar...o pintinho daqui de casa não teve forças para sair de dentro do ovo e ainda ficou grudado naquela pelinha que envolve o pintinho dentro do ovo. Amornei um pouco de água e consegui desgrudar. Aparentemente, ele também é prematuro. Tem as patinhas mal formadas e por isso não anda, não come e não bebe sozinho. Apesar disso tudo, ele é bastante ativo, ele apesar de não andar, se arrasta para todos os cantos do viveiro e sustenta o pescoço e tem começado a bicar a comidinha. Dentro do ovo quando eu fui tirar, aparentemente ainda tinha gema, ele mal tem penas também, por isso creio que ele seja prematuro. como posso prosseguir meus cuidados com ele? Ele tem chances de sobreviver e se desenvolver?

    ResponderExcluir
  9. Olá, tive um pintinho prematuro, cuidei dele e ele agora está muito forte e pronto para voltar para a mãe galinha. Tentei coloca lo junto com ela mas ele foge, alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  10. Oi, ontem a galinha do meu avô botou 6 ovos e já tinha nascido 2, até aí td bem mas um tempo dps meu irmão mais novo veio e quebrou tds os ovos, consegui salvar um mas uma parte do ovo saiu e ficou um buraco eu fui ver se estava td bem com o pintinho mas tinha MUITAS MUITAS formigas dentro e estavam comendo ele vivo resolvi tirar ele do ovo para tirar as formigas dele, assim que tirei tds vi que ele ainda não estava totalmente pronto para sair mas já tinha alguns pelinhos ele não consegue andar e a galinha não aceita ele, peguei ele e coloquei numa caixa no sol com um pano em cobrindo ele, a noite eu coloquei ele junto com a galinha e hj cedo qnd cheguei encontrei ele caído no chão pq o gato tinha pego ele, levei ele para o meu quarto e deixei ele aquecido mas ele estava com dificuldade na respiração, agr ele já está respirando melhor mas ainda não consegue andar acho que as patas não se desenvolveram, oq eu posso fazer para ajudar ele? Como alimento ele?

    ResponderExcluir
  11. Como faço pra cuidar do pitinho que nasceu antes do tempo ele tá com metade do corpo fora do ovo a barriga possivelmente está grudada na casca de ovo mais ele tá vivo ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2023/03/galinhas-pintinho-nasceu-antes-do-tempo.html?m=1

      Excluir
  12. Resposta:
    https://ilcagnolino.blogspot.com/2023/03/galinhas-pintinho-nasceu-antes-do-tempo.html?m=1

    ResponderExcluir