quinta-feira, 24 de agosto de 2017

CÃES - Morte geralmente apresenta algum sinal anterior

Pergunta:
"olá, boa noite! tinha uma cachorrinha de 08 anos. ela apresentava cansadinha. uma dia anterior,antes de falecer levei no vet. ele aplicou uma injeção,e iamos tomar as providencias,depois que soube que a injeção era um ant-inflatória. na quinta-feira ela se alimentou bem. a tarde estava comigo,depois fui pro quarto da minha filha,minutos depois,fui pra sala,como de costume chamava(BADUCHA) e ela nada de aparecer,qd cheguei no quarto da minha filha,ela estava deitada e tinha sangue por perto,nem tive coragem de chegar perto,liguei pro veterinário, o mesmo falou que tinha sido infarto. como pode morrer assim do nada???? não quis fazer,pra não maltratar mais a bichinha. estamos sofrendo muito. era uma Poddle de apenas 8 anos. será quie ela sofreu antes de morrer??? nem escutei nada. qual será o motivo da morte?? por favor me ajude!!!!!" Por Tenilza Lúcia Andrade de Queiriz em SAÚDE ANIMAL - Meu cachorro morreu de repente. 23/08/17.

Resposta:
Olá, Tenilza!
Não é possível saber a causa da morte sem fazer necropsia.
Todo ser vivo pode morrer a qualquer momento. Acontece.
Mas o adequado era que você se informasse melhor sobre a saúde dela. Por que foi aplicado anti-inflamatório? Foram feitos exames? O fato de ter recebido medicação indica que algo estava acontecendo.
Ela não era muito idosa. Era cardiapata? Tinha algum problema de saúde? Estava vacinada? Exames em dia?
Todas essas questões você deve perguntar ao vet que a atendeu.
Mortes súbitas acontecem, mas geralmente não apresentam nenhum sinal anormal. E pelo seu relato ela estava sendo tratada e medicada por alguma razão.
Recebo muitas perguntas de pessoas inconformadas com mortes inesperadas de seus animais. Mas pelos relatos, é possível perceber que o animal apresentou algum sinal, ainda que mínimo, e a pessoa não percebeu ou não deu atenção.
Qualquer anormalidade deve ser notada e verificada pelo vet, desde uma simples tristeza, falta de apetite, comportamentos difetentes, vômito, diarreia, enfim. Quem conhece bem o animal percebe a diferença do olhar.
No mais, vacinas e saúdes devem estar em dia.
A morte súbita (sem nenhuma causa descoberta) não é comum. E só pode ser considerada se o cão estava em perfeitas condições de saúde, o que não me parece pelo que cobtou.
Não sabemos se sofreu. Acredite que não.
Reze por ela, converse com ela, que ela te ouve!
Assim que a dor amenizar, adote outro animal, há muitos precisando do seu carinho.
Não se esqueça de castrá-lo!
Sinto muito pela perda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário