segunda-feira, 10 de julho de 2017

GALINHAS - Temperatura de chocadeira

Petgunta:
"Boa noite, estou na fase final de construção da chocadeira, a temperatura pode variar entre 37,4 e 38 ou 38 é muito?Tive uma ideia, na minha chocadeira eu vou fazer teste, quem quiser ver lá, meu canal é  Criadores de ideia. A viragem está na fase terminal também, vou fazer um video e postar lá também, comentem lá e talvez meu canal seja até uma referência pra dar mais estabilidade nas variações da chocadeira." Por José Júnior em GALINHAS - Chocadeira caseira. 10/07/17.

Resposta:
Olá, José Júnior.
A margem de variação da temperatura da chocadeira pode ficar, no mínimo, em 37,4oC e 38oC no máximo.
Importante é manter o mais regular possível, quanto menos oscilações, melhor.
As oscilações são esperadas, por isso se deve colocar um termômetro para ir ajustando.
Fazer a chocadeira artesanal funcionar é na base de tentativa, erro e acerto. Somente usando é que vai perceber as falhas e podendo corrigir. Dificilmente, fica ideal de início, vai sendo adaptada conforme as necessidades.
Boa sorte!

16 comentários:

  1. boa noite,a temperatura da chocadeira não sobe fica estabilizada em 21% tive que tampar os furos, 3 horas depois ela ja esta em 37% amanha cedo vou ver como esta,gostaria de alguma dica pra poder aumentar essa %de umidade, outra coisa como eu tampei os furos gostaria de saber se posso fazer isso e abrir uma ou duas vezes ao dia pra poder fazer a troca do gas carbonico pelo oxigenio na chocadeira?ou tem que deixar sempre aberta,pois como esta na fase inicial não quero prejudicar o desenvolvimento do mesmo,sera que esquenta a agua e coloca dentro um pouco pra aumenta a umidade ajuda ou pode atrabalha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está confuso. Você quer aumentar a temperatura (graus Celsius) ou umidade (% umidade relativa do ar)?

      Excluir
    2. a umidade,ela nao tava subindo estava estacionada no 21% umidade relativa do ar,daew tive q fecha os furos de cima coloquei uma ripa de madeira,daew ela subiu pra 37% depois de 3 horas, daew começo a varias duvidas,tampando os furos prejudico a oxigenaçao,se a umidade nao aumenta tenho q fazer algo,colocar agua quante sera q ajuda na % de umidade sem prejudicar os ovos?ou se a umidade aumentar x eu so preciso abrir a tampa pra q axa a troca dos gases?

      Excluir
    3. José Júnior, construir e fazer funcionar chocadeira caseira é na base de tentativa e erros. Quando eu fiz, enfrentei todos esses problemas e fui tentando ajustar se possível. Porém algumas coisas são inviáveis, há que se remanejar toda a estrutura da chocadeira.
      A minha era bem pequena. Para 3 ovos apenas. E o reservatório de água era insuficiente para manter a umidade. Tinha que recolocar muitas vezes. E abrir e fechar a chocadeira faz oscilar a temperatura interna, o que näo é bom. Além de que a água colocada deveria estar morna, pois fria também alterava a temperatura interna. Resumo, as medidas da chocadeira não eram boas para incubação, pois ela própria dificultava o controle dos fatores essenciais. Vou te passar alguns links de manual de chocadeira. A solução é estudar tudo que se pode e testar até acertar.

      Excluir
    4. ontem fiz uma mortificação utilizei um aquecedor de 5 watts no reservatório de água,e a mesma pulou pra 42%,estou fazendo um aquecedor caseiro mais forte pra poder aumentar ainda mais essa porcentagem, acredito q se eu pinta-se o reservatório de preto antes de utilizar poderia ter me ajudado ainda mais,como vc disse tentando e aprendendo com os erros a gente vai melhorando ate ficar de acordo como a gente qué,estou aprendendo muito com vc, pois esta me ajudando e muito a fazer algo mais complexo do que imaginado,oque parecia fácil se mostrou mais difícil do que parece,mas como sou brasileiro não desisto nunca...,como sou criativo nas dificuldade,eu lhe pergunto e com suas respostas eu corrijo os erros,a gente nasce pra aprender mesmo com os erros a gente acaba aprendendo,hoje o aquecedor q tinha comprado,abrir a tampa dele pra ver como funciona e aprendi muito mais,aprendi a fazer um caseiro hoje fiz os primeiros teste e deu certo, fiquei com medo q com a temperatura interna em contato com a água trinca-se o vidro,mas no final não trincou e deu tudo certo, vou coloca amanha em pratica na chocadeira(claro sempre com circuito de proteção->fusível),mas queria agradecer a vc pela força e dedicação por me ajudar,a esclarecer muita coisa.
      fico grato.

      Excluir
    5. Eu usava papel laminado para controlar temperatura. Colocava ou retirava, conforme a necessidade. Só cuidado para não ficar próximo da lâmpada e fazer fogo.

      Excluir
    6. Boa noite,hoje e o 5 dia da chocadeira,gostaria de disser q andei pesquisando e eu estava certo,quando a chocadeira e robusta o reservadorio de água precisa de um aquecedor,eu tinha feito um caseiro e deu certo so que esquentava muito e elevava a umidade cima na faixa dos 80 pra cima,coloquei um dimer pra regular a tensão e consegui regular o aquecedor pra umidade fica estável em 65 a 67% de umidade.na próxima vez vou ter q fazer umas mortificares pra conservar a temperatura interna,como colocar isopor dentro.
      fiquei com uma duvida,nos primeiros dias na incubadora a umidade variou muito nas primeiras 6 horas a umidade estava em 66% depois pulou pra 21% fico um dia assim sepois consegui subi pra 42% no segundo no 3 dia foi pra 50% sera que perdi os ovos,pois em 21% e muito seco.a rolage começei no segundo dia

      Excluir
    7. Quanto menos oscilar temperatura e umidade, melhor.
      Acho difícil perder ovos por causa de apenas uma oscilação e queda de umidade. Se fosse temperatura seria mais arriscado.
      Você pode fazer ovoscopia para ver o que acontece dentro do ovo, a partir dos 7 dias pode se ver veias e coração batendo. Mas não é bom ficar retirando os ovos, altera tudo.

      Excluir
    8. Vou fazer ovoscopia dos ovos la pelo dia 10 ou 11 pra ter mais certeza,se nao tiver ja retiro os mesmos,com 7 dia esta muito em cima nao tah pra saber oq se passa, esta muito nítido na minha chocadeira precisa de mais proteção de temperatura,vou coloca isopor dentro e fora pra ajudar na temperatura fica mais estável,e umas mortificações pra aumentar a umidade sem precisar ligar o aquecedor a bandeja vou pintar de preto fosco pra ajudar na absorver o calor. por mais q consegui acertar nesses tetalhes tenho q melhorar bastante pra fica boa , lado bom no desenvolvimento da minha chocadeira,foi q fiz um cano que vai ate o reservatorio da agua assim nao preciso abrir o compartimento e adaptei uma garafa pet e um registro no cano pra liberar essa agua.no aquecedor coloquei no mesmo dimer q tah lampada, to fazendo um dimer pra fica separado ,assim posso regular um como outro.

      Excluir
    9. Legal, José Junior!
      Vai contando se está dando certo!
      Boa sorte!

      Excluir
  2. ontem era dia 10 da chocadeira,fui fazer a ovoscopia e perecebi q tinha dois pintinhos dentro do ovo,o restante estava um pouco escuro dentro como e o 10 dia resolvi deixa eles la dentro,sao 1 duzia e meia,como tive varios problemas de começo na chocadeira eu to esperando pelo menos esses dois vivos,nas proximas vou melhorar o sistema, outra coisa ontem tive q troca a agua do reservatorio pois tava começando a cria uma camada de sugeira,deixei uma agua morna pra fazer a troca fui super rapito na troca limpei rapitao e coloquei agua nova morna,como aki e muito frio no inverno a temperatura ocilo um pouco,mas queria saber se com dez dias tah pra ver bem os pintinhos dentro ou agora e melhor esperar ate o dia 18 pra fazer outra ovoscopia?no 5 dia q consegui estabiliza a temperatura e umidade de acordo com meu planejamento, estou fazendo um dimmer pra controla a temperatura do aquecedor.torcem aew pra mim vou colocando os tetalhes como esta indo a minha chocadeira,repedindo chocadeira robusta tem q tem aquecedor na banteja de agua,pois so a temperatura do ambiente la dentro n deixa a umidade chega nos 30% com aquecedor fica facil chega em 80%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 10 dias dá pra ver o embrião, veias e coração batendo. Com 18, aparecerá tudo escuro, pois o pintinho ocupa o ovo todo já!
      Quanto a umidade, manter nos 50° está bom!

      Excluir
  3. No segundo dia de incubação a chocadeira chegou a 61,4 graus levando os ovos a cozinharem. A chocadeira fica em lugar fechado em corrente der. minha cidade tem clima seco e quente e temperatura ambiente de 40graus.A temperatura ambiente pode aumentar a temperatura da chocadeira. chocadeira com 120 ovos de galinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:
      http://ilcagnolino.blogspot.com/2017/10/galinhas-aumento-da-temperatura-da.html

      Excluir
  4. Boa tarde minha chocadeira subiu a temperatura 45⁰ será que perdi todos os ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido:
      https://ilcagnolino.blogspot.com/2023/03/galinhas-temperatura-chocadeira-subiu.html?m=1

      Excluir