quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

GALINHAS - Ter ou não ter galo no galinheiro

Quem cria galinhas apenas para postura e consumo de ovos não precisa ter galos no galinheiro.
Isto porque a galinha põe ovos independente do acasalamento com o galo.
Havendo galo, os ovos podem estar fecundados (e nascer pintinho) e sem galo não estão fecundados, ou seja, não nascerá pintinho.

Para quem não quer pintinhos, não há necessidade de possuir galo. Mas há alguma outra importância em se manter galos? Quais os prós e contras em manter galos?

Criadores opiniam sobre.

Galos cantam várias vezes ao dia. Para quem se incomoda com o canto do galo, talvez não haja necessidade se possuir galos.

Vários galos podem brigar e isso não é favorável a uma boa criação. Galos disputam o território e as fêmeas, sendo que alguns mais agressivos podem ferir os concorrentes. Além de que galos briguentos reduzem a porcentagem de ovos galados. Cada vez que um se aproxima da galinha para fecundação, o outro parte para cima para impedir, e no fim nenhum acasals com a galinha.

Se decidir por possuir galos, escolha bons reprodurores. Galos saudáveis, com bom temperamento, proterores das fêmeas e pintinhos, que não bate nas galinhas, que apresente postura dominante, mas cortês com as galinhas. Um que seja capaz de enfrentar pequenos predadores, não seja excessivamente temeroso.
Algumas galinhas que vivem soltas exploram novas áreas mais distantes desde que o galo dominante as conduza.

Continuamos a falar sobre galos numa próxims postagem!
Até breve!




Nenhum comentário:

Postar um comentário