quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

CÃES - Sinais corporais de animais doentes

Estou cuidando de um cão gravemente doente.
E, nesses cuidados intensivos, entre fases ruim, muito ruins, melhoras, estabilidade, tenho observado a postura dele e como essa linguagem corporal pode indicar o estado do animal.
Há várias posições de cães que indicam desconfiança, alerta, sociabilidade etc., mas venho falar de casos em que o animal não está bem e como a postura dele me ajuda a saber o que ocorre e o que fazer.

O cão que está bem mal deita de lado, como se estivesse largado mesmo.
Não apresenta reflexos e não se importam muito com o que ocorre à sua volta.
Os olhos ficam semi-abertos, sem brilho no olhar ou olhar vidrado, sem direção.
Ele faz o mínimo de movimentos, ou nenhum, não se importa muito onde deitar ou se alguém toca nele. Geralmente, não gostam do toque, e se dor reclamam. Mas se não há dor ao tocar, não retornam nenhum toque, permanecem inertes.
Não levantam pra fazer xixi ou cocô. Em estado muito grave, fazem onde e do jeito que estão, em cima deles mesmos ou na caminha.

Levantar pra fazer xixi e cocô, beber água, já é um estágio menos grave. Deitar de barriga pra baixo (decúbito dorsal) e sustentar a cabeça também indica alguma melhora.

Não comer sempre é sinal de algo anormal. Logo, voltou a comer, melhorou.
Em caso de febre, o animal fica totalmente largado, não come, geralmente não se interessa por água. Apresenta tremores (não é de frio). Apesar de incomodado, sem posição, apenas se arrasta para pisos mais frios para tentar regular a temperatura. Fica apático, olhos caídos, fundos e tristes.

Língua pra fora é bom sinal, está regulando temperatura, tentando pelo menos.

Casos de estar mal pods causar inquietação, por falta de posição devido dor, mal estar. Mas são movimentos lentos, rastejantes.

Levantou, saiu pra andar, foi cheirar outro animal são sinais de melhora. O olhar também fica menos parado, mais alerta, brilhante.

Querer arrancas catéter, soro, curativos etc. ê sinal de que tem alguma força, não está tão fraco.

Se você disser algo que o interessa muito (passear, papinha, bolinha, ossinho etc.) E não esboçar nenhuma reação significa que não está bem

Esses são algumas posturas que têm me ajudado a avaliar a situação de aninal doente. Conhecer o seu animal é muito importante para desenvolver essas habikidades, além de um "feeling" para tomar atitudes.

Em todo caso, um animal doente deve ter acompanhanento veterinário. A observação e o instinto do cuidador são importantes para informar o direcionar o vet sobre quais medidas tomar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário