sexta-feira, 26 de junho de 2015

AVES - Incubação em chocadeira: escolhendo os ovos

O assunto desta postagem é sobre a escolha dos ovos a serem incubados numa chocadeira artificial caseira de pequeno ou médio porte.

Dum modo geral, os ovos a serem escolhidos para incubação devem ser os botados mais recentemente. Quanto mais novo o embrião, maiores as chances de eclosão.

Escolha ovos com casca de aparência uniforme. Entre aquele ovo com casca desregular, parte mais grossa, parte mais fina, cores diferentes etc e aquele ovo cuja casca é um todo só por igual, prefira esse último.

Escolha os ovos de tamanho médio, nem muito grandes, nem muito pequenos. As chances de sobrevivência de ovos de tamanho padrão são maiores.
Especialmente quanto aos de garnizé, aqueles muito muidinhos até eclodem, mas é dificílimo que um pintinho minúsculo sobreviva.

De preferência, coloque apenas ovos da mesma espécie, cuja temperatura e período de incubação são os mesmos.

Se colocar ovos de aves terrestes e aquáticas, como galinha e pato, podea dar certo?
Pode, porém provavelmente você vai enfrentar dois problemas.
A taxa de umidade para incubação de ovos de aves aquáticas (pato, ganso, cisne) é maior do que a taxa de umidade para ovos de aves terrestres. Assim, pode haver excesso para parte dos ovos ou falta para outra parte.
Segundo problema, o período de choco de galinha é de 21 dias e ds pato 28 dias. Logo, os pintinhos nascerão cerca de uma semana antes dos patinhos. O manuseio, retirada, abre e fecha da chocadeira para retirar os pintinhos e aguardar o nascimento dos patinhos pode gerar oscilações muito grandes aos ovos de pato na fase final e matar o embrião.
Em resumo: ovos com mesma ou temperatura de incubação muito próxima e período idem. A colocação dos ovos e retirada dos pintinhos e ovos não eclodidos deve ocorrer junto.

Lave os ovos cuidadosamente antes de colocá-los para chocar justamente para evitar germes. Como a casca é porosa, não precisa esfregar ou usar qualquer tipo de sabão. Apenas retire excesso de sujeira, barro, fezes, delicadamente.

Fico por aqui. Continuo na próxima.

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem ? Resgatamos os ovos de uma galinha que foi morta por um cachorro, ela estava chocando normalmente, retiramos os ovos e colocamos sob uma iluminação improvisada (um foco de 60W se não me engano), isso foi dia 22/06 pela manhã. De noite o primeiro pintinho nasceu, depois de madrugada nasceram mais 2, de manhã dia 23/06 nasceu mais um e na madrugada do dia 24/06 nasceram mais 2, totalizando 6 nascidos e 7 ovos restando. Pergunto, existe alguma possibilidade de ocorrer mais algum nascimento desses outros 7 ovos ? Eles estão todos juntos, com os pintinhos, em uma caixa com a iluminação citada para aquecimento. É possível realizar a ovoscopia neste momento ? E sobre a diarreia, quando ocorre de vez em quando, é normal ? Noto que algumas vezes um ou outro tem uma leve diarreia, mas é só de vez em quando, e não é forte, noto apenas que as fezes não são tão rígidas como as outras, um pouco mais "molhadas".
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido:
      http://ilcagnolino.blogspot.com.br/2015/06/galinhas-pintinhos-nascinhos-e-ovos.html?m=1

      Excluir
  2. Comprei uma chocadeira, mais eu queria saber se pode misturar ovos de espécies diferentes como pato, marreco, Galinha,Peru, pavão e etc para chocar de uma vez só

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode misturar ovos de espécies com prazos diferenres de incubação, porque vão nascer em dias diferentes e a galinha vai sair do ninho com os primeiros filhotes e abandonar o ninho.

      Excluir
    2. No caso de chocadeira, você vai ter que abrir e fechar muitas vezes e isto desestabiliza a incubação e as chances de os embriões morrerem é grande. Coloque sempre de uma espécie só.

      Excluir