domingo, 17 de maio de 2015

CÃES - Alternativa para dores ortopédicas

Meu dachshund de 12,5 anos apresenta dores ortopédicas há algum tempo: coluna, patas.
Nos dias de dor crônica (choro, muita dificuldade ou impossibilidade de locomoção - não consegue se movimentar bem), dou medicação prescrita pelo vet.
Porém tenho pensado em alternativas para amenizar as dores decorrentes da idade e evitar as crises, principalmente quando o tempo esfria
Há um tempo atrás, o vet aplicou laserterapia e o resultado foi muito bom. Em poucas sessões, ele estava bem melhor, com pouca ou nenhuma dor.
A técnica é boa também porque não tem efeitos colaterais, não agride o estômago como medicação oral etc. Vale a pena.
Cada sessão feita em domicílio pelo vet teve um custo de R$50,00. Fizemos uma por semana, por período curto.
Ele ficou bem, super ativo, sem dificuldades para levantar, andar e até passou a correr de novo.
Passada essa fase, e como tenho tido muitos outros gastos, iniciei um tratamento por conta sob minha responsabilidade: aplicar raio vermelho daqueles equipamentos humanos para dores.



1a. Aplicação (17/05): ele é bem quietinho e bem bonzinho. Não deu trabalho para ficar quietinho imóvel. Nem precisei segurá-lo. Com uma mão fazia cafuné e com a outra direcionava o aparelho à pata que dói (traseira).
Deixei a luz direcionada, alternando todas as regiões da pata, de 10 a 15 minutos. (Mesma recomendação para humanos). A uma distância de uns 5cm.
Assim que ele se mostrou impaciente e quis levantar, já parei.
O que eu achei: ele sentou e levantou com um pouco menos de dificuldade do que antes. Pareceu ter havido uma discretíssima melhora. Antes, ele não apoiava aquela pata e caía muitas vezes. Achei que apoio com um pouco mais de firmeza e já levantou e saiu andando, ainda manco naturalmente.

2a. Aplicação (18/05): embora tempo frio e chuvoso, consegui fazer a sessão. Ele se mostrou mais confortável durante. Levei até o local e devolvi à caminha no colo, por isso não sei como estava a locomoção imediata. Achei melhor poupar.

Na casinha cobertinho, só com focinho pra fora!

3a. Aplicação (23/05): dia friozinho, dói mais, ele manca bastante. Foi mais complicado tirá-lo da caminha. Mas como era final de semana, fizemos um esforço.

4a. Aplicação (24/05): domingo de sol. A aplicação foi tranquila e ele estava bem confortável, quase dormiu. Saiu andando quase sem mancar. O tempo menos frio deve ter ajudado, mas espero que as aplicações estejam surtindo efeito.

Aguardem próximas sessões!



Nenhum comentário:

Postar um comentário