sábado, 22 de julho de 2023

GALINHAS - Pintinho contorcendo está doente


Pergunta:
Desconhecido comentou em "GALINHAS - Ovo que ficou no ninho"
26 de abr. de 2023
Boa noite, tenho uma dúvida sobre algo que costuma acontecer bastante com pintinhos com hipotermia ou machucados de alguma forma. O último caso foi de um filhote de mais ou menos uma semana, ele estava cansado correndo atrás da galinha e no dia tinha chovido, ele sempre ficava pra trás e seus irmãos seguiam ela normalmente, eu não peguei ele de início porque ela ficou quieta e se aninhou nos filhotes. Mas pouco tempo depois saiu e todos os filhotes foram atrás dela menos o pequeno cansado. Percebi que ele estava com frio e um pouco molhado peguei e esquentei ele, botei uma bolsa de água quente em baixo dele e tava tudo certo, ele estava piando normal, abrindo os olhinhos e comendo, depois que a água foi esfriando eu esquentei novamente e botei ele quietinho lá e ele estava bem super normal. Então ele começou a piar na primeira vez ele parecia estar procurando a mãe já na segundo ele começou a se contorcer, nesse momento ele começou a respirar pela boca, parecia estar com falta de ar. Fiquei com ele até morrer deixei ele quietinho no quente e fiquei segurando a cabecinha pro lado oposto em que se contorcia mas eu já sabia que ele iria morrer. O caso é que todos os filhotes hipotérmico que eu peguei acabam falecendo da mesma forma, e eu não entendo o porquê, pensei em ser uma doença mas se fosse todos os filhotes teriam, não? Além de que foi simplesmente do nada será que é mesmo de alguma doença? Ou será que eu cometi algum erro no manejo?

Resposta:

Olá, bem vindo!

Sim, doença aviária.

O raciocínio é ao contrário, hipotermia pois já estava doente, sem todo cuidado da galinha (ficando para trás) etc. Se fosse apenas hipotermia, após aquecido melhoraria. E não apresentaria essas contorções.

Esses sinais de contorção, movimento de pescoço, tremedeira, perder movimentos, entortar, descadeirar são típicos de doença aviária, pois afetam o sistema neurológico e locomotor.

O fato de outros não apresentarem o mesmo quadro tem a ver com a imunidade de cada um. Embora as doenças aviárias sejam altamente contagiosas entre as galinhas, nem todos que entram em contato se contaminam, como qualquer organismo. Ou ficam portadores assintomáticos.

É muito difícil tratar doenças aviárias. Mas pode tentar antibiótico de amplo espectro que se adquire em avicultura (como Terramicina).

Entretanto a melhor forma de prevenir doenças é a higiene, esterelização do galinheiro frequente, isolamento de aves contaminadas e incinerar a carcaça (não enterrar).

As vacinas, também, são indicadas para prevenir doenças aviárias. São baratas e fáceis se administrar.

Resumo, não houve problema no manejo, os pintinhos foram acometidos por doença!

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário