segunda-feira, 2 de agosto de 2021

CÃES - Vacina importada x vacina nacional


Há muitas discussões sobre vacina para cães (e gatos) importada ou nacional.

As importadas - também chamadas de "éticas" são mais bem recomendadas pelos veterinários como mais seguras.

Por outro lado, as nacionais são menos recomendadas por serem consideradas falhas.

Img http://clipart-library.com/clipart/n810473.htm


O que muda de uma para outra?

Ambas as vacinas são devidamente produzidas e testadas pelos respectivos laboratórios para que produzam os efeitos esperados, sejam laboratórios estrangeiros ou nacionais.

Comenta-se que as nacionais seriam menos eficazes devido uma fiscalização falha, embora não haja estudos ou provas concretas sobre essas alegações.

Vacinas são substâncias que requerem um cuidado bem rígido desde a produção, transporte e armazenamento até chegar onde deverá ser utilizada, como serem mantidas resfriadas (temperaturas baixas).

Qualquer interferência inadequada nessas vacinas podem reduzir ou aniquilar seus efeitos total ou parcial, já que é composta por micro-organismos frágeis.

Por isso, a fiscalização de todo movimento de vacinas deve ser cuidadosamente verificado, de modo a garantir, o máximo possível, sua eficácia.

Sobre as nacionais, há quem defenda que não há uma fiscalização rígida ou adequada da produção, distribuição das vacinas, por isso podem ter sua eficácia reduzida.

Outra questão importante que as diferencia é o valor das vacinas. As importadas são mais caras, o quê pode desestimular o cuidador do animal a escolhê-la.

Qualquer produto mais caro em relação a outros iguais ou semelhantes dificulta o interesse e aquisição pelo consumidor final.

Por fim, quanto às ditas falhas, importante ressaltar que qualquer vacina pode "falhar", não produzir os efeitos esperados.

Além das próprias inadequações da produção até destinação final da vacina, o organismo do animal que recebe a vacina reage de forma bem particular quando recebe qualquer substância externa principalmente.

Cachorro toma vacina e morre?!

Considerando as reações esperadas, mas incertas de cada organismo animal, havendo óbito de um animal por determinada doença para a qual foi previamente vacinado, é preciso investigar o ocorrido, para que se possa atribuir (ou não) a morte à vacina.

Importante registrar todo o histórico do animal dos últimos meses, inclusive antes da vacina, desde alimentação até utilização de medicações. 

Tudo isso vai permitir que se analise todas as possibilidades que teriam levado o animal a óbito, excluindo-se (ou não) a falha da vacina.

Devo vacinar meu cão com qual vacina?

A vacina adequada para cada animal é aquela prescrita e aplicada pelo veterinário.

O vet irá avaliar todas as condicões específicas do animal a ser vacina e, assim, vai indicar qual a melhor opção para uma dada situação.

Inclusive, em razão de o vet estar tecnicamente habilitado a fazer consultas médico-veterinárias do animal e sua saúde, pode ser responsabilizado pelos seus atos profissionais, sujeito ao erro.

Em todo caso, vacinar o animal é sempre necessário.

Muitas doenças puderam ter a ocorrência reduzida e epidemias foram controladas por conta da vacinação.

Vacinar o animal é ter responsabilidade pela vida dele!


Nenhum comentário:

Postar um comentário