domingo, 12 de julho de 2020

GALINHAS - Ovoscopia se ver pintinho está vivo



Pergunta:
A minha galinha morreu no ninho e meu pai disse que deitou ela no dia 20 de junho, fiz ovocospia e dentro está igual a foto aí em cima, mas nao vejo movimento algum, dá pra ver pela ovocospia com quanto tempo está o ovo? Pois nao acredito que ele estejam com 16 dias em GALINHAS - Como saber se ovo choco está podre

Resposta:
Olá, bem vindo!

Pela ovoscopia, dá pra ter noção tempo de incubação. Quanto mais escuro estiver, mas avançada a incubação.

Movimento de embrião mesma coisa. Em fases iniciais, quando há bastante claridade interna, é possível ver movimentos, circulação de sangue, batimento cardíaco. Mas conforme for ficando escuro, não dá pra ver mais.

Assim, em fases avançadas, só se vê movimento se o pintinho mexer mesmo, movimentos involuntários (circulação etc) não dá para ver.

Outra coisa que interfere na visibilidade é a qualidade da ovoscopia. Quanto mais escuro o local e melhor/mais forte a lâmpada, mais possível ver mais detalhes.

Além de que há outros fatores que devem ser considerados, como a porosidade e espessura da casca do ovo, quanto mais grossa, mais difícil ver.

Enfim, com 16 dias, bem próximo da eclosão, o embrião está ocupando quase o ovo todo. A imagem será de um interior todo escuro. 

Se a imagem é essa, há um pintinho bem desenvolvido pois chegou a esse tempo de incubação. Porém difícil ter certeza se está vivo ou morto.

Somente uma pessoa com muita experiência conseguirá saber se está vivo.

Isso dependerá de quanto tempo o ovo ficou sem aquecimento.

Na dúvida, eu colocaria para outra galinha concluir o choco ou, se não tivesse alguma choca disponível, em chocadeira mesmo. E, em último caso, faria uma chocadeira improvisada com lâmpada amarela e uma caixa. Tentar salvar o pintinto mesmo.

No mais, sorte mesmo!!

***

Dúvidas sobre animais? Faça uma busca na caixa de Pesquisa na lateral direita. ➡️

Outras dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários! ⬇️

Pesquisas em geral: Google.

***























Nenhum comentário:

Postar um comentário