domingo, 19 de maio de 2019

AVES - Não pode mexer em ninho de passarinho

A mensagem desta postagem é: não mexa em ninho de passarinho! Não assuste a mãe, não fique se aproximando, não incomode!
Vim contar o que aconteceu.

Havia um ninho de pombinha num arbusto em cima de um muro, com uma porta embaixo. Não importa muito o local pra entender o caso.

Eu já tinha pensado em colocar algo pra cobrir o ninho e proteger mais. De madrugada, frio e chuva, fui lá colocar um plástico um tanto acima que cobria o ninho.

A mãe voou.
Várias vezes em que eu ía olhar (sem mexer), ela voava e voltava rapidinho.
Não me preocupei e voltei pra dentro.

Depois de um bom tempo, acho que horas, me dei um negócio e fui lá ver se estava tudo bem.
A mãe não voltou!

Ainda estava escuro, frio e chuva. Pus a mão lá e senti que havia um filhote e um ovo. Gelados. 

Pus o filhote na mão, corpo todo molenga, geladão, sem nenhum sinal de vida. Já estava considerando morto, mas fiquei com ele na mão para aquecer, para tirar a prova que não estava vivo.

Nuns minutinhos, comecei a sentir bem leves movimentinhos! Fiquei feliz!

Trouxe ele pra dentro, bem pequeninho recém-nascido. Aqueci com secador de cabelo pra subir a temperatura mais rápido. Depois, fiz uma incubadora improvisada com vela.

Tenho uma incubadorinha pequena, seria ótimo, mas não sabia onde estava, lâmpada queimada, ainda madrugada. Ficou na vela mesmo.

Fui cuidar do ovo.
Também, estava geladão.
Aqueci na mão e no calor da vela.
Vi que o filhote estava nascendo, já tinha aquela rachadurinha dele bicando o ovo. Não sentia nenhum sinal de vida.
Decidi abrir. O filhote, realmente, estava em processo de eclosão, porém parou. Gelado. Fiz a mesma coisa, aqueci e ele foi dando pequenos sinais de vida!! Fiquei feliz de novo!

Estabilizei a temperatura dos dois.
Filhotes morrem de frio, porque não têm, ainda, capacidade para manter a temperatura do corpo.

Estavam bem. Estava começando a amanhecer. Esperei clarear e coloquei os 2 no ninho de novo. Quem sabe por ter amanhecido a mãe voltasse.

Pus e fiquei observando sem fazer nenhum barulho ou movimento.
Estava passando mais de meia hora e a mãe não voltava.

Fiquei com dó e pensando que poderiam não resistir muito. Voltei lá e peguei os dois. Já estavam bem gelados de novo, molhados.

Trouxe para casa e coloquei de novo no calor. O mais velho bem espertinho, uma gracinha. O mais novo ainda com parte do ovo (não tirei tudo, para ele seguir o tempo dele), parecia bem. Mais mole pois estava saindo do ovo, mas é normal. Aos poucos vai ganhando força, conseguindo sustentar a cabeça e assim vai.






Nenhum comentário:

Postar um comentário