terça-feira, 21 de maio de 2019

AVES - Como cuidar filhote passarinho na caixa


Na postagem anterior, contei da experiência de criar uma rolinha sem mãe.

Como escrevi, a rolinha mãe abandonou o ninho. 2 filhotes recém-nascidos. Do tamanho de um tomatinho-cereja.

Primeiro, arrumei um local pra eles. Uma caixa, plástico, balde, algo que possa colocar uma tigelinha.

Arrume uma tigelinha, como de sobremesa. Pote de margarina, qualquer recipiente dessa forma, onde se possa fazer um ninho.

Forre a vasilha com papel toalha, para trocar conforme cocôs. Por cima, alguma palhinha, gravetinho, estopa, algo onde os filhotes poderão se agarrar com as patinhas para se firmarem e crescer corretamente. Patas "abertas" se desenvolvem tortas.

Acima, uma lâmpada amarela. Tem que ser amarela porque produz calor. Branca não.

Filhotes de passarinho devem ser mantidos aquecidos até uns 15 dias, quando estiverem empenadinhos. Eles não nascem com regulagem de temperatura do corpo. Se esfriar, morre. Se aquecer muito, morre também. Por isso, muita atenção com a temperatura.

Você pode controlar a temperatura com termômetro. A temoeratura ideal é uns 37oC. Ou meça com a mão mesmo. Não pode ficar muito quente, nem muito quente.

Se estiver quente para mão, está pra ele. Se morno, está certo pra ele. Pegue-o na mão e sinta se está quentinho ou frio. Vá regulando.

Observe o comportamento dele. Muito quente, ele vai ficar inquieto, como querendo fugir, não pára. Reduza a temperatura.

Se estiver mole, largado, sem sustentação, esfriou muito e reduziu as atividades, energia baixa. Muito mole pode estar morrendo de calor literalmente. Mole frio: aqueça. Mole quente: está muito mal, tente refrescá-lo. Não faça nada abrupto, como colocar embaixo d'água, aí morre de choque térmico. Vá devagar. Retire da lâmpada, dê água para beber, já vai reduzir logo.

Como regular a temperatura da lâmpada?
Afaste ou aproxime a lâmpada do filhote. Quente, erga mais a luz, frio, abaixe mais. Sempre pouco e vá observando o comportamento. Tem que melhorar. 

Tome alguns cuidados.
A temperatura vai variar conforme vários fatores, tamanho e material da vasilha, a lâmpada, a distância da lâmpada dele, o clima, dia/noite. Tudo vai interferir. Não há uma fórmula. Terá que ir testando. Colocar duma forma e ir adaptando, erguer, abaixar, afastar, aproximar etc.

Há alguns recursos que podem ajudar a controlar o calor. À noite, a temperatura tende a cair, aproxime da luz. Não deixe a lâmpada encostar nele! Pode queimar! Coloque seu dedo, se queimar o seu dedo, queima ele também, neste caso deixe de forma que não encoste de jeito nenhum.

Cobrir o filhote com algodão, reduzir ou aumentar a abertura da caixa, isso é usado para controle. Fechar um pouco a caixa aumenta. Abrir diminui. É o óbvio. 

Papel lâminado de cozinha é isolante térmico. Forrar com laminado esquenta rápido e muito, fique perto até estiver estável. Se colocar e deixar, vai esquentar muito e ele morre.

No mais, controle a temperatura adaptando o seu caso.

Não deixe nunca totalmente fechado, o ar tem que circular e manter a umidade. Se fechar tudo, morre.

Uma questão extra importante é sobre  o risco de pegar fogo. Não deve pegar fogo com facilidade, mas atenção em tudo. Luz muito quente em contato com plástico, isopor, derrete! Luz quente encostada em papel, jornal, pode queimar, ficará preto e cheirando fogueira. Analise esses riscos. Trabalhar com fonte de calor requer atenção.

Falamos sobre o local e as condições. Como pode perceber, a temperatura é fatal e quano mais novinho, mais sensível. Oscilações abruptas pode levar a morte rapidamente. Tem que agir logo, sem perder tempo, mas com cuidados.

Como ficou extenso, continuo outra parte nos próximo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário