Muitas pessoas buscam animais domésticos que acreditam serem mais adaptáveis para cada tipo de local, casa, apartamento, chácara, condomínio, empresa.
Talvez, a busca por filhote que não cresce seja uma das mais feitas, até porque o número de pessoas que moram em apartamento é bem grande.
Arrumar cachorro que não cresce é a solução?
Primeiramente, não há como garantir o tamanho adulto de um animal ainda filhote. Pode se ter uma noção pelo tamanhos dos pais, mas o filhote pode apresentar tamanho, quando adulto, diferente da dos pais. Acontece!
Evidente que não é indicado ter um cachorro enorme num local pequeno para ele, mas a questão é que qualquer animal precisa de um mínimo de espaço.
Sabemos que muitas pessoas têm animais em apartamento, porém precisam levar o animal passear.
Gatos castrados, principalmente, são mais acomodados, mas, ainda assim, irão brincar, arranhar móveis, utilizam caixa de areia sanitária etc.
Filhotes são ativos, dos cães, a maioria, se não todos. Querem e precisam correr, brincar, gastar energia, como uma criança mesmo.
Digo porque isso tudo deve ser levado em conta quando se procura um cão que não cresce.
Qual o objetivo de se ter um animal pequeno? Supondo que consiga, lembre-se que ele precisa de espaço, fará xixi e cocô (sujeira a limpar), alimentação e cuidados veterinários (gastos), além do seu tempo.
Não pretendo desestimular o convívio entre pessoas e animais, pelo contrário, é das melhores experiências da vida.
Entretanto, criar, cuidar de um bichinho requer responsabilidade, renúncias, eventuais esforços até o fim da vida dele!
Procurar um cachorrinho que não cresça pensando que será um bibelô é um equívoco e trará consequências sérias para a vida do animal e do cuidador.
Falarei mais sobre novamente, mas adotar um animal adulto pode ser uma ótima opção para quem quer um cachorro que não cresce.
Além de já saber o tamanho que ele tem adulto, um filhote exige mais do que um adulto, que não fará toda a bagunça que um filhote faz (ou não, mais provável que não).
Assim sendo, você, que procura um cachorro que não cresce, veja sobre adotar um cão adulto!
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário